65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
CONTEÚDO E MÉTODO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO TRATO COM A GINÁSTICA.
Ana Rita Lorenzini - Depto. Ciências Humanas – ETHNÓS/ESEF/UPE
Celi Nelza Zülke Taffarel - Profª Dra. / Orientadora – Departamento de Ciências Humanas – LEPEL/FACED/UFBA
INTRODUÇÃO:
Investigou-se o trato com o conhecimento no currículo escolar, em especial, o conteúdo da ginástica nas aulas de Educação Física, delimitado pelo par dialético conteúdo e método. A literatura evidenciou que o trato com o conhecimento define a direção epistemológica e informa os requisitos para selecionar, organizar e sistematizar os conteúdos de ensino e, que, a organização de categorias na forma de pares dialéticos emergiu com a proposição da organização do trabalho pedagógico da escola, constituído por pares dialéticos destacando a categoria objetivo e avaliação como definidora da função social da escola e a categoria conteúdo e método, a qual interage com a função social da escola visando produzir o trato com o conhecimento, o processo de ensino e a gestão escolar. O conteúdo e forma da escola estão aprisionados pelos objetivos, ou seja, o trabalho pedagógico está na dependência de seus objetivos. A relevância da pesquisa está na negação/apropriação do conhecimento na escola em prol da emancipação humana. Nisto, a ginástica é um bem cultural: criada e desenvolvida a partir das necessidades humanas; historicamente acumulada em condições sociais contraditórias, constituindo-se num conhecimento ensinado na escola e, praticado por todos interessados em diferentes espaços sociais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo consistiu em demonstrar, através do trato com o conhecimento da ginástica em aulas de Educação Física, que o par dialético conteúdo e método é modulador para a elevação do pensamento teórico dos estudantes quando fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica e na Metodologia Crítico Superadora.
MÉTODOS:
Fundamentada no materialismo histórico e dialético, a pesquisa utilizou o método da ascensão do abstrato ao concreto, do geral ao singular, da parte para o todo, em movimento constante. O método necessitou: da revisão da literatura que buscou entender a evolução, os conflitos, as contradições e as características dos fenômenos investigados, a partir de problemáticas referentes à práxis pedagógica tratando da ginástica na cultura corporal; do balanço das produções prático-teóricas acerca da ginástica, de grupos de pesquisa da UNICAMP, UFBA e UPE; de um banco de dados, com 120 horas/aula, sobre o trato da ginástica nas aulas de Educação Física. O banco de dados já havia sido trabalhado em três escolas envolvendo três professores e quatro turmas de estudantes, em dois anos, mais especificamente em duas unidades didáticas, no momento do trato com a ginástica nas aulas de educação física escolar. Foram utilizados documentos oficiais e as referências teóricas mais discutidas na formação continuada dos professores, nas últimas duas décadas do século XX e, nas três escolas investigadas foram utilizados documentos como o Projeto Político Pedagógico de cada escola e o banco de dados previamente coletados, referentes ao trato com a ginástica nas aulas de educação física escolar.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A teoria pedagógica é uma reflexão essencial do fazer pedagógico por categorias e conceitos articuladores da prática pedagógica em geral e das disciplinas que tratam de conteúdos específicos, orientando o processo de ensino-aprendizagem, num movimento específico condicionado pelo projeto histórico que, orienta a teoria educacional na formulação da concepção de educação discutindo as relações entre educação e sociedade em seu desenvolvimento e recorre às disciplinas que mantêm estreita relação com o fenômeno educacional. Subjacente ao projeto histórico está uma teoria do conhecimento, orientando-o na direção dos interesses pela manutenção do status quo da sociedade capitalista ou buscando superá-la forjando possibilidades de concretização da proposta de ação, mesmo encontrando condicionantes que dificultam sua força de atuação na materialização do trabalho pedagógico. Todo este aporte teórico orienta a teoria da Educação Física na Cultura Corporal. Nas teorias e metodologias críticas está o par dialético conteúdo e método modulando o processo de ensino-aprendizagem elevando o pensamento teórico dos aprendizes ao direcionar o trato com o conhecimento em sua particularidade epistemológica e ontológica e, nisto a ginástica é a exercitação centrada na ação gímnica, um conteúdo da Educação Física.
CONCLUSÕES:
Concluiu-se que, o projeto histórico direciona as teorias e que, sem teoria do conhecimento, educacional, pedagógica não tem como avançar na teoria da educação física. A teoria pedagógica é construída por categorias da prática existindo nela elementos moduladores para as transformações das aulas sendo um deles o par dialético conteúdo e método. Este materializa a função social da escola que deve garantir o conhecimento a todos. O trato com o conhecimento necessita que o currículo tenha como objeto a reflexão pedagógica que eleva a capacidade teórica dos estudantes mediante o trabalho pedagógico direcionado à emancipação humana. A investigação gerou uma proposição de trato com a ginástica produzindo uma nova síntese em prol da Teoria Pedagógica em construção no campo da Cultura Corporal. Nesta, a ginástica é um fenômeno cultural, um conteúdo específico, cuja singularidade é a ação gímnica e, o seu trato requer a práxis na organização do trabalho pedagógico na escola. Este requer as leis da dialética que regem o movimento do real compreendendo suas contradições e elencando formas de superação gerando uma nova síntese ao mobilizar categorias e o movimento de conceitos aprofundando o objeto da investigação.
Palavras-chave: Teoria pedagógica., Conteúdo e método., Trato com a Ginástica..