65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Quelli Larissa Oliveira de Santana - Estudante do curso de Licenciatura em Química do IF Baiano - Campus Catu
Driane Anne Silva de Santana - Estudante do curso de Licenciatura em Química do IF Baiano - Campus Catu
Mirna Ribeiro Lima da Silva - Profa. Mestre em Educação / Orientadora - Instituto Federal Baiano - Campus Catu
INTRODUÇÃO:
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação básica que recebe jovens e adultos que não conseguiram concluir os estudos na idade esperada. Com a Constituição Federal de 1988 a EJA passou a ser considerada um direito de todos, quando se estendeu a garantia do ensino fundamental para todos aqueles que a ele não tinham acesso. A Lei n° 9.394/1996, das Diretrizes e Bases da Educação (LDB) a reconheceu como uma modalidade da Educação Básica. Hoje, a EJA possui uma grande visibilidade e permite que jovens e adultos de todas as idades possam usufruir do direito de receber educação escolar. A EJA também revela desafios a serem enfrentados pelas instituições, visto que, este público que retorna aos estudos possui motivos que os fez abandonar a escola no passado e também possui motivos que os fez a ela retornar. Julgamos então que seria pertinente ouvir esse público, a suas trajetórias e expectativas, visto que, muitas vezes, as políticas educacionais tendem a desconsiderar as demandas que este público necessita, nas instituições de ensino que os recebem.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho teve como objetivos identificar os motivos que levaram estudantes do IF Baiano campus Catu a retornarem aos estudos e os problemas que os fizeram abandonar a escola no passado.
MÉTODOS:
Primeiramente, buscamos na literatura acadêmica analisar o que dizem os estudiosos sobre a EJA, como ela se deu no Brasil e como funciona. A partir daí tivemos fundamentos para realizar a pesquisa sobre a EJA no IF Baiano com alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA).
Foi realizada uma pesquisa empírica, com aplicação de questionários abertos, junto a 30 estudantes do 1º ano do ensino médio do PROEJA, dos sexos masculino e feminino, com idades entre 19 e 58 anos, residentes nas cidades de Catu e Pojuca, no estado da Bahia, a fim de verificar os motivos da desistência e os objetivos com a volta aos estudos.
Os discentes responderam às perguntas: Quais motivos levaram ao abandono dos estudos no passado? Quais os objetivos que você pretende alcançar com a retomada dos estudos? Há desafios em retomar aos estudos? Se sim, quais?
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através das respostas ao questionário aplicado aos estudantes, constatou-se que, entre os motivos que os levaram ao abandono dos estudos no passado, estão: problemas familiares (36%), trabalho (17%), gravidez (7%) e distância à escola (7%), sendo que, destes, 33% já haviam concluído o ensino médio e retornaram à escola pelo conteúdo profissionalizante do curso.
Quanto ao retorno à escola, foram indicados como motivos: obter uma profissão (47%), obter mais conhecimentos (37%), concluir o ensino médio (13%) e para conseguir uma formação técnica (3%).
Para os estudantes consultados, são considerados obstáculos à permanência na escola: conciliar o trabalho com os estudos (27%), família (13%), distância à escola (7%) e dificuldade de aprendizagem (7%), enquanto 40% disseram que não possuem nada que os impeça de estudar.
Sendo assim, conforme os resultados obtidos, obter uma profissão e novos conhecimentos são os maiores motivos que fazem os estudantes da EJA retomarem aos estudos. Assim como, os problemas familiares e conciliar o trabalho com a escola são motivos que os fazem desistir de estudar, condições importantes na vida dos sujeitos que interferem na continuidade da formação escolar e cidadã.
CONCLUSÕES:
A educação, independente da faixa etária, permite ao sujeito alcançar uma nova visão de mundo, podendo torná-lo mais analítico e crítico em suas escolhas.
Esta pesquisa proporcionou um conhecimento mais amplo sobre os estudantes da EJA e do Programa PROEJA no IF Baiano, ao indicar os motivos que os levaram ao abandono da escola no passado, bem como os motivos que os fizeram a ela retornar.
Estes dados podem contribuir para tomadas de decisões, como a formulação de políticas para este público, que possui suas particularidades e histórias de vida. Além disso, pode colaborar para a orientação e reorientação dos professores do PROEJA do IF Baiano campus Catu quanto a processos formativos do programa e a melhorias nas metodologias de ensino.
Palavras-chave: PROEJA, Evasão escolar, Permanência escolar.