65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
LEVANTAMENTO QUANTITATIVO DE TARTARUGAS MARINHAS MORTAS NO LITORAL DO IPOJUCA
Audenise Cavalcante de Albuquerque - Instituto de Ciências Biológicas-UPE/ONG Ecoassociados
Iris Barreto Januário Silva - Instituto de Ciências Biológicas-UPE/ONG Ecoassociados
Arley Cândido da Silva - Presidente da ONG Ecoassociados- Ipojuca, PE
Simone Ferreira Teixeira - Profa. Dra./Orientadora-Lab. de Etnoecologia e Ecologia de Peixes Tropicais-UPE
INTRODUÇÃO:
Tartarugas marinhas são sauropsidas, que migram das áreas de forrageamento para a de acasalamento. No Brasil ocorre 5 das 7 espécies de tartarugas marinhas que existem no mundo, das quais todas estão ameaçadas de extinção, de acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza- IUCN. Uma das principais causas a essa ameaça são as atividades antropogênicas, entre elas destacam-se: pesca artesanal, poluição ambiental, destruição de habitat e iluminação artificial. Espécies de tartarugas marinhas são encontradas encalhadas debilitadas ou mortas, a causa do encalhe pode ser de origem antrópica ou natural.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo levantar a quantidade de tartarugas marinhas encalhadas mortas, no litoral do Ipojuca, na temporada 2012/2013.
MÉTODOS:
Numa extensão de 12km de praia, que abrange Maracaípe, Porto de Galinhas, Merepe, Cupe e Muro Alto, localizadas no litoral sul do Estado de Pernambuco, no Município de Ipojuca, foram feitas coletas durante o monitoramento diário com buggy ou quando a ONG Ecoassociados era acionada pela comunidade local, durante o período de Dezembro de 2012 a Março de 2013. In situ foram coletadas informações como: a praia em que o animal foi encontrado, o estado em que o animal se encontra, dados biométricos (comprimento curvilíneo da carapaça – CCC, e a largura curvilínea da carapaça – LCC) e a data da ocorrência, depois o mesmo foi fotografado e enterrado acima da linha da maré.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No período de 4 meses foi registrado um total de 38 tartarugas encalhadas mortas, sendo 23 Chelonia mydas, 8 Lepidochelys olivacea, 4 Eretmochelys imbricata, 2 Caretta caretta e 1 espécie não identificada. A quantidade de tartarugas encalhadas mortas nesse período foi maior que em anos anteriores, visto que em um período de oito meses, na temporada de 2008/2009, foram registradas 30 espécimens, sendo 10 Chelonia mydas(NEVES, 2009), que foi a que apresentou maior ocorrência de encalhe.
CONCLUSÕES:
Houve um aumento de tartarugas encalhadas mortas com relação a temporadas passadas, permanecendo uma incidência maior da espécie Chelonia mydas. O monitoramento e as atividades de educação ambiental desenvolvidos pela ONG Ecoassociados, são importantes para a conservação das espécies de tartarugas marinhas.
Palavras-chave: Chelonia mydas, mortalidade, impactos ambientais.