65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
ANALISE DA CONCENTRAÇÃO DO BIOGÁS NO LIXÃO MUNICIPAL DE CRATO-CE
Yanna Camila Vieira Roque - Depto. de Engenharia Ambiental - IFCE
Érika Romana Gomes - Depto. de Engenharia Ambiental - IFCE
Jéssica Bezerra de Sousa - Depto. de Engenharia Ambiental - IFCE
José Cássio Ferreira de Sales - Depto. de Engenharia Ambiental - IFCE
Francisco Gleson dos Santos Moreira - Depto. de Engenharia Ambiental - IFCE
Perboyre Barbosa Alcântara - Prof.Dr./Orientador - Depto.de Engenharia Ambiental – IFCE
INTRODUÇÃO:
A tecnologia atualmente empregada nos países em desenvolvimento para o tratamento e disposição final de resíduos sólidos urbanos (RSU) é o aterro sanitário ou aterro controlado. No Brasil essa técnica tem sido bastante empregada, entretanto, em muitos municípios, especialmente da região nordeste, a destinação final de resíduos sólidos ainda é feita em lixões ou vazadouros a céu aberto a exemplo do que ocorre no município de Crato (CE). Um dos problemas da disposição final dos RSU em lixões é a geração e emissão de biogás para a atmosfera, uma vez que em lixões não existem sistemas de tratamento de gases. O estudo da geração e da composição do biogás realiza - se principalmente em aterros sanitários ou em aterros controlados, entretanto são poucas as informações sobre as suas concentrações em lixões, especialmente em áreas do semi-árido brasileiro.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem como objetivo determinar a concentração dos principais componentes do biogás metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2) no lixão municipal do Crato (CE), contribuindo assim para uma melhor compreensão do processo de biodegradação do lixo urbano depositado inadequadamente sobre o solo e para uma melhor avaliação do potencial de emissão de gases de efeito estufa.
MÉTODOS:
O trabalho realizou - se no período entre maio de 2012 a julho de 2012 no lixão Municipal de Crato – CE, visando observar a concentração do biogás contida na massa de lixo. Inicialmente fez - se um levantamento na área de pesquisa para a identificação dos pontos para medição das concentrações de biogás. Foram definidos, conforme as características e a dinâmica de operação do vazadouro, dois pontos de medição (P1 e P2). Em cada ponto foi feito um furo na camada de cobertura de solo até atingir a massa de lixo, sobre a qual se instalou um recipiente cilíndrico de PVC (diâmetro de 150 mm e altura de 70 mm) com abertura voltada para baixo e protegida por uma tela e uma camada de brita para evitar a obstrução da mesma. A parte superior do recipiente contém um orifício ao qual se conectou um tubo flexível para a drenagem dos gases. A análise das concentrações de metano e de dióxido de carbono fez - se por meio de um detector de gases (Eagle Series Portable Multi-Gas Detector), dotado de um sistema de sucção acionado automaticamente. As leituras realizaram – se em intervalos de sete dias, sendo os valores expressos em porcentagem de volume ou em partes por milhão (ppm) para baixas concentrações.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No lixão municipal de Crato-CE, os valores de CH4 variaram bastante com o tempo, mesmo considerando as leituras de um mesmo ponto, e ficaram na faixa de 1% a 19,4,%. Enquanto que, os valores de dióxido de carbono obtidos em um mesmo ponto apresentaram uma menor variação: Crato (P1 – 1% a 2 %; P2 – 7% a 18%). A produção de CO2 e CH4 e a proporção entre eles depende do equilíbrio dinâmico entre os diversos grupos microbianos que atuam na degradação dos resíduos e de diversos parâmetros físicos e químicos. Os valores obtidos sugerem que o processo de biodegradação é bastante instável devido, possivelmente, as alterações nas condições climáticas (períodos secos, períodos úmidos) e, especialmente, à falta de planejamento e controle do manejo dos resíduos no vazadouro o que provoca problemas como a queima do lixo. Outro aspecto que deve influenciar na variação das leituras é o percentual da área do vazadouro que possui cobertura com solo, que variam muito ao longo do tempo. Isso contribui para alterações bruscas no fluxo dos gases e para mudanças frequentes na evolução do processo de biodegradação que pode alternar entre digestão aeróbia, semi-anaeróbias e anaeróbia.
CONCLUSÕES:
Os resultados apresentados no estudo revelaram que o biogás produzido no lixão, variou de acordo com sua composição, para o metano foi identificado uma variação maior na sua concentração se comparado com o dióxido de carbono. Importante salientar que, durante alguns períodos faz - se a cobertura do lixo com solo em algumas áreas, porém, sem a instalação de drenos de gás, o que aumenta os riscos de deslizamento da massa de lixo pela formação de bolsões de gás e também de pequenas explosões considerando que são freqüentes os focos de incêndio, aumentando, assim, os riscos de acidentes com os catadores que atuam no local. Finalmente, os dados da pesquisa sugerem que as condições climáticas que prevalecem durante a estação seca (baixa precipitação, baixa umidade do ar e elevados valores de evaporação) inibem o processo anaeróbio de biodegradação do lixo.
Palavras-chave: Lixão, Resíduos Sólidos, Geração de Biogás.