65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 16. Orientação e Aconselhamento
A CONEXÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A JUVENTUDE DE ORIGEM POPULAR: A TROCA DE SABERES NA FORMAÇÃO DE PROTAGONISTAS JUVENIS.
Thaís Pimenta Pimentel - Pedagogia, UFPa
Alexandre Jorge Pimenta - Direito, UFPa
Jesus de Nazaré Lima da Costa - Filosofia, UFPa
Larissa Medeiros Bragança Santos - Pedagogia, UFPa
Maria José Aviz do Rosário - Prof° Dra/Orientadora,ICED - UFPa
INTRODUÇÃO:
O Projeto PET-Conexões de Saberes (PCS) vinculado à UFPA/PROEX/MEC/SESU/SECAD/FNDE desenvolve pesquisas e discussões a respeito das temáticas: Juventude e Educação e Ações Afirmativas, procurando entender os processos existentes relativos às temáticas com as comunidades populares e fomentando o diálogo e aproximando os Jovens com a Universidade Pública. No período 2011-2012 as atividades foram desenvolvidas na EEEFM Dr. Celso Malcher, Terra Firme, Belém-PA. O trabalho denominado Rodas de diálogos e o Protagonismo Juvenil, teve como publico alvo os jovens, entendidos como uma categoria social GROPPO (2000). Tal definição faz da juventude algo mais do que uma faixa etária ou uma ‘classe de idade’, no sentido de limites etários restritos. São jovens que podem influenciar os rumos de suas existências. Outro eixo abordado é Ações afirmativas, com base em PIOVESAN (2004) ações afirmativas são políticas que visam ampliar o acesso de grupos historicamente discriminados a todos os setores sociais. Dessa forma imprimimos um debate baseado no diálogo juventude-educação-ações afirmativas por acreditar que os jovens são uma força positiva e têm enorme potencial para contribuir para o desenvolvimento e progresso social.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Possibilitar uma conexão entre a Universidade e os Jovens do Ensino Médio da Escola Pública através de rodas de diálogos, ajudar na orientação das temáticas propostas, com o intuito de fazer que esse jovem se sinta protagonista nesse processo e almeje fazer parte da Universidade não apenas como um discente da graduação, mas como um multiplicador para outros estudantes de origem popular.
MÉTODOS:
O trabalho foi desenvolvido no período 2011 a 2012 com os alunos do terceiro ano do ensino médio que estudavam no turno da manhã e tarde. A pesquisa foi realizada numa perspectiva qualitativa que segundo MINAYO e SANCHES (1993, p. 245) “O material primordial da investigação qualitativa é a palavra que expressa à fala cotidiana, seja nas relações afetivas e técnicas, seja nos discursos intelectuais, burocráticos e políticos”. Os bolsistas do programa tiveram formações em GT’s e minicursos com professores especializados nas temáticas de Direitos Humanos, Ações Afirmativas, Juventude e Educação, etc. Na escola foram desenvolvidas oficinas e rodas de diálogos e orientação sobre os temas: Sexualidade e Educação; Educação Ambiental; Ações Afirmativas e o Sistema de Cotas, Acesso e Permanência no Ensino Superior Público, tendo os bolsistas como facilitadores desse processo. O aporte teórico para o desenvolvimento das atividades se pauta na Coleção Grandes Temas do Programa Conexões de Saberes e autores referências nesses temas como: PIOVESAN, MEDEIROS, SILVA e outros. Durante as atividades foram utilizados recursos de multimídia como: vídeos documentários e câmera fotográfica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir do desenvolvimento do trabalho notou-se que a maioria dos jovens compreenderam e dispuseram-se às perspectivas almejadas. Percebeu-se a participação interativa, a qual possibilitou o desenvolvimento do processo educativo, os jovens passaram adquirir e ampliar seus conhecimentos aumentando assim sua capacidade de interferir de forma ativa e construtiva em seu contexto escolar e sócio-comunitário COSTA (1999). Dentro dessa análise, destaca-se um dos objetivos do Plano Nacional da Juventude (PNJ): “Abrir espaços aos jovens para que os mesmos possam participar da formação de políticas que concernem à juventude, estimulando-se o chamado ‘protagonismo juvenil’.” De acordo com PNJ, faz-se necessário criar mecanismos de discussões que contemplem as diversas necessidades da população jovem e dessa forma estaremos contribuindo para a formação de um sujeito crítico que almeje mudanças sociais. Nesse sentido destaca-se um dos principais resultados do trabalho que foi o ingresso de oito estudantes – que participaram do projeto: Rodas de diálogos e o Protagonismo Juvenil – na UFPa e que se tornaram-se bolsistas do PCS e estão atuando como multiplicadores na comunidade de origem.
CONCLUSÕES:
Com a execução do projeto percebeu-se que muitos jovens desconheciam a temática de ações afirmativas e alguns eram contra o sistema de cotas por acreditarem que era uma forma de discriminação com a população carente. Verificou-se como ponto positivo a atuação dos estudantes nas diversas atividades em especial as que tratavam de sexualidade. Já no que tange ao protagonismo juvenil, os estudantes se mostraram pouco atuantes em relação às discussões políticas educacionais que envolviam a comunidade. Foi obtido bons frutos do trabalho, como o ingresso de três estudantes na UFPa no ano de 2011, nos cursos de Matemática, Filosofia e Geografia, sendo que os mesmo se tornaram multiplicadores atuando na escola e demostrando aos demais alunos a importância de participarem, não só do projeto proposto pelo PCS, mas também dos processos políticos em seu entorno, não como coadjuvantes e sim como protagonistas da sua realidade. Sendo que no ano de 2012 mostrou-se maior participação da comunidade estudantil nos eixos temáticos supracitados, viu-se também o ingresso de cinco estudantes nos cursos de Dança, Biblioteconomia, Farmácia, Letras e Engenharia Civil da UFPa. Assim, este trabalho contribuiu significativamente para escola, comunidade e para nossa formação acadêmica e pessoal.
Palavras-chave: Extensão, Estudantes de Escola Pública, Rodas de Diálogos.