65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 1. Comunicação Digital
MÍDIAS DIGITAIS E ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA: O CASO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL
Raquel Rodrigues da Poça - Pós-graduanda em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável- MAFDS/UFPA
Vinícius Milléo Kuromoto - Relações Públicas- Embrapa Amazônia Oriental
Renata Patrícia Baia De Souza Cruz - Relações Públicas- Embrapa Amazônia Oriental
Vinícius Soares Braga - Jornalista - Embrapa Amazônia Oriental
Pâmela Kaurya de Souza Jaques - Graduanda em Eng. Agronômica, estagiária da Embrapa Amazônia Oriental
INTRODUÇÃO:
A popularização da internet e o crescimento econômico do agronegócio apresentam reflexos no aumento na demanda por produto de informação desse setor (SILVA JR, 2005). Em razão disso, empresas e instituições de pesquisa têm buscado novos canais para divulgar seus resultados e produtos. A participação nas mídias sociais é apontada como uma alternativa para divulgação das pesquisas científicas e aproximação do público em geral com a ciência (FAPESP, 2013).
Em seus 79 anos de pesquisa na Amazônia, a Embrapa Amazônia Oriental, localizada em Belém- PA é o maior e mais antigo centro de pesquisa agroflorestal na região norte. Por sua característica ecorregional, essa unidade da Embrapa atua em diversas linhas de pesquisa, alinhada às principais cadeias produtivas do Estado.
Em 2010 a Embrapa Amazônia Oriental inaugurou seu perfil no Twitter e, no ano seguinte, seu canal no Youtube. A adoção dessas ferramentas demonstra a busca por acompanhar as novas tendências de comunicação e aproximar o público em geral ao universo da pesquisa agropecuária. Nesse contexto, em que o diálogo é a condição indispensável para construção de processos interativos, entender o comportamento desses usuários nesses canais é condição sine qua non para planejar e avaliar ações.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar as estratégias de comunicação e divulgação da ciência empreendida pela Embrapa Amazônia Oriental no período de 2011 e 2012, assim como levantar os critérios de preferência dos usuários que acessaram o perfil no Twitter e o canal do Youtube dessa instituição.
MÉTODOS:
O estudo foi desenvolvido por meio da web análise do canal da Embrapa Amazônia Oriental no Youtube e do perfil no Twitter em 2011 e 2012. Para o primeiro, foram utilizadas ferramentas de análise de métricas disponíveis por esses canais de comunicação (youtube analytcs). Considerando as estatísticas de visitação e análise de comportamento, buscou-se avaliar as preferências de acesso em cada canal e assim realizar a caracterização desses usuários. Já para o perfil no Twitter, foi utilizado o serviço de gestão de marcas em mídias sociais, o “Hootsuite”, que forneceu informações sobre números de seguidores, de postagens ( t weets) e de retweets (repostagens por outros usuários), além da análise da influência do perfil nesse canal.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados revelaram que o canal no youtube obteve 30.525 visualizações em 42 vídeos postados. Nesse período, foram alcançados 57compartilhamentos, sendo 90% via facebook e 10% pelo Orkut. Os vídeos são de linguagem acessível para o público em geral, os mais acessados foram meliponicultura (33%), produção de mel (15%), criação de animais silvestres (8%) e cultivo de açaí (4%). Além do Brasil, as origens dos acessos são de países como Portugal, Estados Unidos, Colômbia e México. Quanto ao perfil, 77% dos usuários são do sexo masculino e 23% do feminino; 36% do total de usuários situam-se na faixa etária de 45 a 54 anos, 20% entre 55 a 64 anos e 17% entre 35 a 44 anos, sendo que 67% acessam de referências do youtube e 20% de dispositivos móveis e 11% de referências fora desse canal. Para os dados do Twitter observou-se um aumento de 63,75% no número de seguidores, 224 foi o número de conteúdos repostados e disseminados por outros usuários (retweets), o índice de influência do perfil na rede obteve um aumento de 76%, além de 36 menções na rede. Somando a essas ações, a instituição também lançou sua primeira campanha de divulgação de um produto no microblog Twitter. Tais iniciativas têm corroborado para o aumento no grau de influência e engajamento desses perfis nas redes sociais.
CONCLUSÕES:
A inserção nas redes sociais, aliada a uma linguagem adequada, conteúdos compatíveis com sistemas operacionais de dispositivos móveis, além de ferramentas que possibilitem conhecer o perfil dos visitantes, demonstra pelos dados apresentados ser uma estratégia eficaz para ampliar a divulgação da ciência para diferentes públicos, uma vez que comprovadamente há o aumento no número de acessos e de seguidores desses perfis.
Palavras-chave: Redes sociais, Canais de comunicação, Perfil de usuário.