65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A UTILIZAÇÃO DO PORTFÓLIO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Paulicéa Alves dos Santos - Acadêmica – Lic. em Ciências Biológicas/ IFAM
Maria Lúcia Tinoco Pacheco - Msc./ Professora – Língua Portuguesa/ IFAM
INTRODUÇÃO:
Os baixos índices encontrados nos rendimentos escolares de muitos alunos de diversas escolas podem apresentar inúmeras causas, porém atemo-nos neste trabalho à forma avaliativa desenvolvida pela maioria dos educadores. No processo de ensino-aprendizagem, o ideal seria que o educando estivesse em constante processo de avaliação para que logo que surgissem as primeiras dúvidas, os primeiros questionamentos, o professor estivesse sempre ali para saná-los, porém não é isto que ocorre na maioria das salas de aula, as quais utilizam recursos avaliativos, como as provas, ou trabalhos, sempre no final dos bimestres, quando todo o conteúdo já foi ministrado, e não há mais tempo para a resolução de problemas, ou esclarecimento de dúvidas. Surge então um questionamento: Como os educadores podem utilizar novos métodos avaliativos na prática do ensino de ciências nas salas de aula fazendo com que o educando, submetido a um processo de constante avaliação, apresente sua evolução no processo de ensino-aprendizagem? Tentando solucionar o questionamento acima, foi elaborada uma metodologia que utiliza o portfólio como recurso diferente de avaliação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho buscou mostrar a necessidade de se utilizar novas formas para trabalhar ou avaliar o conteúdo abordado em sala. Para tal o portfólio foi utilizado como recurso de avaliação final dentro da sala de aula.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública de Manaus. Participaram da pesquisa uma professora e duas turmas de oitavo ano do ensino fundamental. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionários ao longo da pesquisa, análise documental a qual explorou documentos da professora e dos alunos. O portfólio foi elaborado pelos alunos com base em todos os conteúdos de ciências ministrados no segundo semestre, ou seja, durante o terceiro e quarto bimestre, foram trabalhados no portfólio os principais sistemas do corpo humano. Apesar de muitas dúvidas ainda existentes, os alunos se esforçaram para desenvolver seus portfólios, avaliou-se a metodologia aplicada por meio da organização e elaboração dos portfólios, bem como o interesse dos alunos em pesquisar sobre os assuntos tratados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Próximo ao final do quarto bimestre, os portfólios foram recolhidos. A maioria dos alunos desenvolveu a atividade, pouquíssimos deixaram de fazer, e somente alguns deixaram para fazer na última hora, ou seja, não fizeram ao longo do período que deveria ter sido feito, porém estas foram raríssimas exceções. A maior parte dos alunos atendeu aos critérios estabelecidos para a execução e avaliação da atividade proposta, isto é, pôde-se observar características como organização e originalidade nas produções e também verificou-se coerência nas impressões escritas por eles nas suas produções. Os alunos mostraram responsabilidade e organização no cumprimento de metas estabelecidas pelo professor, tornaram-se capazes de desenvolver o hábito de escrever e de registrar dados que eles julgaram ser de relevante importância para eles, desenvolveram uma atitude investigativa e pesquisadora, notada nos registros nos portfólios. Eles foram além do que era ministrado em sala de aula. Mostraram, enfim que o processo de ensino-aprendizagem é possível quando há interesse por parte do professor em utilizar atividades que os desafiem e também por parte dos alunos ao perceberem que são sujeitos responsáveis pela construção do conhecimento.
CONCLUSÕES:
Nos relatos dos alunos, pode-se observar que o portfólio agradou a maioria dos alunos e os mesmos estavam motivados ao desenvolvê-lo. As maiores dificuldades encontradas pelos alunos foram fazer a seleção de seus melhores trabalhos, escolher o que inserir em seus portfólios e, sobretudo, expor sua opinião sobre determinado assunto. Mostrou-se a necessidade da utilização do professor de novas ferramentas para realizar a avaliação dos alunos dentro da sala de aula. O portfólio conferiu aos alunos autonomia suficiente para que os mesmos construíssem, guiados pelo professor, seus próprios conceitos acerca da disciplina Ensino de Ciências.
Palavras-chave: Avaliação, Conhecimento, Novos recursos.