65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
CARACTERIZAÇÃO DO LAZER DA POPULAÇÃO LOCAL DE ALTAMIRA (AMAZÔNIA – PARÁ – BRASIL)
Luiz Fernando Roscoche - Prof. Me./Orientador - Universidade Federal do Pará - FACGEO- Campus de Altamira
Patrícia Barbosa Nunes - Universidade Federal do Pará - Faculdade de Geografia- Licenciatura em Geografia
Angélica Azevedo de Matos - Universidade Federal do Pará - Faculdade de Geografia- Licenciatura em Geografi
Lucilma Braga Castro - Universidade Federal do Pará - Faculdade de Geografia- Licenciatura em Geografia
Thaís Costa da Silva Oliveira - Universidade Federal do Pará - Faculdade de Geografia- Licenciatura em Geografia
Eunice Pessoa de Sousa França - Universidade Federal do Pará - Faculdade de Geografia- Licenciatura em Geografia
INTRODUÇÃO:
Considerado um dos maiores município em extensão territorial do mundo, a cidade encravada no meio da floresta Amazônia, localizado a margem do Rio Xingu na Mesorregião Sudoeste paraense. Altamira tem sua gênese ligada aos povos indígenas, passando pela influencia dos Jesuítas na segunda metade do Séc. XVIII e depois pelo ciclo da borracha. Na década de 70 a região vive a experiência da construção da Rodovia Transamazônica e atualmente da Construção da Hidrelétrica de Belo Monte. Em todo esses tempo os rios sempre apresentaram e ainda apresentam grande importância para a população da Amazônia. A história da cidade de Altamira está ligada ao Rio Xingu desde o inicio da sua colonização e atendendo a usos múltiplos da população local, seja para transporte de pessoas ou mercadorias, subsistência através da pesca e do consumo da água e até mesmo para o lazer e o turismo. Atualmente o Rio Xingu é alvo de megaprojetos, oriundos de politicas públicas do Governo Federal que visam produzir energia elétrica através da hidroeletricidade, todavia, esse uso conflita inevitavelmente com os interesses da população local, sendo que o lazer é uma dessas faces de conflito uma vez que a construção do lago da Usina extinguirá com as ilhas e praias utilizadas pela população local, para suas práticas de lazer.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem como objetivo caracterizar o lazer praticado pela população local de Altamira (PA).
MÉTODOS:
Em função da escassez de material bibliográfico sobre o lazer na região, realizou-se uma pesquisa exploratória, por amostragem, levantando dados primários através da aplicação de 167 questionários (com 44 questões fechadas e 4 questões abertas), aplicados em 12 setores censitários urbanos do município de Altamira (PA). Em cada setor censitário foram aplicados 14 questionários, os quais formam distribuídos de maneira equitativa dentro do espaço geográfico dos setores censitários. A aplicação do instrumento de pesquisa foi realizada entre os meses de outubro a dezembro de 2011. A pesquisa contou ainda com 12 alunos do curso de geografia da Faculdade de Geografia Campus de Altamira.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A pesquisa demonstrou que grande parte dos entrevistados era do sexo feminino, casados e que residem em média 25 anos no município. A idade média dos entrevistados era de aproximadamente 40 anos de idade. Geralmente essa população é motivada pelo descanso (24%); diversão (13%) e religião com (12%). Em relação ao tempo de estadia dos entrevistados nos balneários, 37% dos entrevistados passam ao menos um dia por semana nos balneários. As principais atividades de lazer realizadas durante a estadia nos balneários, estão: nadar (16%), conversar com os amigos (13%); comer (13%); beber (8%); escutar música (8%). Verificou-se que o lazer nos balneários é uma atividade tipicamente familiar, pois, 67% se deslocavam aos balneários acompanhados de filhos, conjugue e outros familiares. Por outro lado, 30% diz ir acompanhado dos amigos. Diante da eminente inundação das praias e ilhas próximas ao município em função do lago da usina hidrelétrica foi questionado que outra atividade fariam. O maior percentual (23%) disse que ficaria em casa; não soube responder (11%); iriam a sítios ou casa de amigos ou parentes (17%). Sobre os problemas ligados ao lazer em Altamira, a falta de segurança e violência (37%) foi o principal problema. Lixo, poluição, falta de conservação e de infraestrutura foram citados por 39% dos entrevistados. Quando questionados sobre qual a importância que o lazer tem em suas vidas, 69% diz que o lazer tem muitíssima ou muita importância.
CONCLUSÕES:
É possível verificar que o lazer possui uma grande importância para a população local de Altamira e que a Construção da Hidrelétrica de Belo Monte e a o consequente alagamento permanente das praias, conforme prevê o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental, trará mudanças drásticas em toda a organização social de Altamira e região, afetando com isso os hábitos de lazer.
De modo mais pragmático, os dados da pesquisa demonstram que a extinção do lazer voltado aos balneários trata um impacto negativo a economia do município, pois muitas pessoas deixaram de utilizar transporte, comprar mantimentos e equipamentos para este tipo de lazer. Mesmo com todos os problemas citados pelos entrevistados como a violência e a falta de infraestrutura, o lazer figura como uma grande importância na vida das pessoas. A pouca e quase inexistente infraestrutura voltada ao lazer é disputada entre migrantes e a população tradicional certamente se intensificará no momento em que grande parte dos locais de lazer a até mesmo da infraestrutura urbana estiver submersa pelo lago da barragem. Já começam a surgir novos espaços privados de lazer para atender a atual demanda e muitas pessoas se dirigem aos municípios vizinhos em busca dos balneários. Inegavelmente, essa novas modalidades de lazer certamente afetarão as novas praticas de lazer e conseqüentemente as relações sociais hoje estabelecidas.
Palavras-chave: Amazônia, Região do Xingu, Balneários.