65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
AVALIAÇÃO DE AULAS TEÓRICO - PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO MÉDIO.
Janael Barbosa Costa - Discente de Licenciatura Plena em Ciências Naturais – Biologia – UEPA
Aline Wanessa Pinheiro da Silva - Discente de Licenciatura Plena em Ciências Naturais – Biologia – UEPA
Gilvana Kelly Barros Pimentel - Discente de Licenciatura Plena em Ciências Naturais – Biologia – UEPA
Taiane Novaes do Carmo - Discente de Licenciatura Plena em Ciências Naturais – Biologia – UEPA
Emilyn Costa Conceição - Docente de Licenciatura Plena em Ciências Naturais – Biologia – UEPA
INTRODUÇÃO:
Ao discutir sobre aulas de Biologia associa-se, quase que de imediato, uma grande quantidade de nomes e teorias que a princípio parece complicado. Porém, essas nomenclaturas são de extrema importância para o estudo e compreensão dessa Ciência. Contudo, às vezes, esse excesso de conceitos não é suficiente para mostrar a importância desta para o aluno. Tradicionalmente o ensino de Biologia trabalha de forma superficial, não atribuindo significância na vida do aluno, os conceitos científicos. Santos (2005) destaca que toda vida humana está cercada pela química, física e biologia, assim, podemos ensinar ciências tomando como base o cotidiano. Desta forma a prática no ensino se torna de grande valia, visto que ampliar a curiosidade do aluno é uma operação difícil, mas não impossível. A utilização de aulas práticas no ensino de Biologia em espaços formais de ensino-aprendizado propõe-se ao correlacionamento de conceitos e teorias às vivências dos alunos de forma a compreender os fenômenos ocorrentes em sua volta e os impactos na sociedade a partir de um olhar crítico-científico. Todavia, a utilização de tal metodologia não tem sido aplicada às turmas de Ensino Médio uma vez que vencer o currículo voltado às exigências dos vestibulares configura-se como um desafio.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho objetivou avaliar a eficácia de aulas interativas e práticas como propostas para o ensino de Biologia no Ensino Médio; fomentar a reflexão dos alunos acerca de problemáticas e resoluções de problemas reais para a sociedade; explorar a apropriação de problemáticas do cotidiano relacionadas à ciência; aproximar os conceitos teóricos científicos às práticas diárias dos alunos.
MÉTODOS:
Participaram do estudo 20 alunos do 2° ano do Ensino Médio da escola Escola Estadual Vera Simplício, Belém-Pa. Foram realizadas palestras nos dias 30 e 31 de maio de 2012 baseadas em modelos de aulas alternativas abordando-se os seguintes temas: genética (prática: extração de DNA de frutas); técnicas de conservação de alimentos (prática: teste do efeito de conservantes no crescimento de micro-organismos); desmatamento (discussão dos impactos e efeitos do desmatamento na preservação da vegetação, solo e água) e sistemas do corpo humano (prática: construção de modelos biológicos a partir de material reciclável). Em cada dia houve divisões em dois períodos: manhã e tarde, sendo que cada dos períodos foi dividido em três momentos: teoria (aplicação de questionário semi-estruturado para avaliação de concepções prévias dos alunos e exposição dos temas de forma participativa), prática (baseado em modelos, os próprios alunos confeccionaram suas ferramentas de trabalho) e socialização do conhecimento construído. Ao final houve a aplicação de um segundo questionário. Os questionários aplicados foram analisados comparativamente, classificados em: satisfatório (acerto entre oito a 10 questões), moderadamente satisfatório (acerto entre 6 a 8) e não satisfatório (acertos abaixo de 6).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir da análise comparativa observou-se que no primeiro questionário compreensão de conceitos e aplicação dos mesmos 60% dos alunos se enquadraram não corresponderam satisfatoriamente aos questionários, 20% foram moderadamente satisfatórios e 20% foram satisfatórios. Entretanto, após os dias de palestras participativas e aulas práticas acerca dos temas abordados houve uma considerável melhora dentre os resultados: 70% foram satisfatórios, 30% moderadamente satisfatórios. O grupo de não satisfatórios foi ausente. Ressalta-se que os alunos já haviam estudado tais conteúdos anteriormente. A partir dos dados avaliados compreende-se a importância de utilização de metodologias diferenciadas no ensino de ciências e biologia. Desta forma, tal processo passa a ser prazeroso e a construção do conhecimento torna-se prático, havendo, assim, a aproximação da ciência ao cotidiano dos alunos. Neste modelo, os conceitos compreendidos corretamente passam a esclarecer situações e soluções de problemas conduzindo aos alunos a aprendizagem significativa.
CONCLUSÕES:
Considerando que os alunos do ensino médio possuem um currículo direcionado ao estudo de vestibular e, por isso, as aulas são dispostas em sua grande maioria apenas linearmente através de aulas expositivas, o presente trabalho configurou-se como um desafio na interrupção (autorizada) por dois dias consecutivos nas atividades normais da escola.
Observou-se que apesar dos alunos já tivessem tido anteriormente aulas acerca dos assuntos apresentados, houve um elevado índice (60%) de respostas não satisfatórias no primeiro momento. Após a realização das aulas alternativas utilizando a aplicação prática do conhecimento, os alunos apresentaram uma considerável melhoria (70% demonstrou respostas satisfatórias). Tal estudo demonstra a importância da utilização de tais recursos até mesmo no Ensino Médio, proporcionando aos alunos um aprendizado eficaz que irá ser expresso diretamente em seu desempenho no vestibular, como em sua compreensão do cotidiano e mundo em sua volta. O ensino de Biologia através práticas permite ao professor criar várias condições para o aluno desenvolver um conhecimento científico, todavia, requer iniciativas docentes para que isto aconteça.
Palavras-chave: Ensino de Biologia, Aulas práticas, Ensino Médio.