65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
CIRCUNFERÊNCIA DO PESCOÇO E INDICADORES DE ADIPOSIDADE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SOBREPESO E OBESIDADE
Rayanna Wanessa Guimaraes Coelho - UEPB, Departamento de Enfermagem
Aline Silva Santos Sena - UEPB, PPGSP
Anajás da Silva Cardoso - UEPB, PPGSP
Nathália Costa Gonzaga - UEPB, PPGSP
Danielle Franklin de Carvalho - UEPB, PPGSP
Carla Campos Muniz Medeiros - Orientadora, UEPB, PPGSP
INTRODUÇÃO:
O sobrepeso e a obesidade infantil é comumente identificada usando o Índice de Massa Corporal (IMC), porém este índice não descreve adequadamente a adiposidade e outros índices de gordura corporal estão sendo explorados. Dentre as medida antropométricas, a circunferência do pescoço é citado como um indicador capaz de prever o risco de obesidade e está positivamente associado com a apnéia obstrutiva do sono, diabetes e hipertensão arterial em adultos. Porém, o possível papel desta medida no rastreamento de IMC elevado em crianças não está bem caracterizado.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Verificar a associação entre a circunferência de pescoço e os indicadores de adiposidade em crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade.
MÉTODOS:
Pesquisa transversal, realizada de Junho a Novembro de 2011, no Centro de Obesidade Infantil – COI, localizado no Instituto de Saúde Elpídeo de Almeida – ISEA, em Campina Grande/PB. A amostra foi composta por 92 sujeitos de ambos os sexos, com idade de 05 a 19 anos, com sobrepeso e obesidade. Foram realizados antropometria, aferição da pressão arterial, questionário sóciodemográfico e sobre os hábitos do sono, além de exames laboratoriais. A circunferência do pescoço foi medida em centímetros, ao nível da articulação cricoaritenoide, utilizando-se uma fita métrica. Os dados foram analisados pelo SPSS versão 17, sendo adotado um nível de significância de 5%. A pesquisa foi submetida ao comitê de ética em pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A média de idade na amostra foi de 12,88 (±3,40; 5,0 – 19,0) e houve maior prevalência de adolescentes, do sexo masculino e de sobrepeso. A circunferência abdominal estava aumentada em 71,7% da amostra, bem como alguns indicadores de adiposidade que estavam elevados na maioria da amostra, como o Colesterol Total (CT) que estava alterado em 58,7% e o HDL- colesterol em 85,9%. Quanto a Proteína C Reativa (PCR), 31,5% da amostra apresentou níveis elevados. A média da circunferência do pescoço na amostra foi de 34,63 cm (±;3,55; 24,1 – 40,0) e esteve associada a maiores médias de idade (p= 0,002), circunferência abdominal (p= 0,000), IMC (p= 0,000), pressão arterial sistólica (p= 0,000) e leptina (p= 0,000). A circunferência do pescoço elevada apresentou associação significativa com a adolescência (p= 0,000), com o sexo feminino (p=0,043), com a circunferência abdominal elevada (p= 0,009) e com uma maior um maior relação entre a circunferência abdominal e a estatura (CA/E) (p= 0,044). A prevalência da curta duração do sono foi de 34,8% e a prevalência de ronco relatado foi de 55,4%, porém não foi identificada associação significativa entre a circunferência do pescoço e o relato de ronco.
CONCLUSÕES:
A obesidade superior é um importante problema de saúde pública e está relacionada a doenças cardiovasculares e distúrbios metabólicos. A circunferência do pescoço é uma técnica simples que tem boa concordância interobservador e poderia ser usada para triagem de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes. A circunferência do pescoço esteve significativamente relacionada com índices de adiposidade e pode identificar crianças e adolescentes com IMC elevado.
Palavras-chave: Síndrome Metabólica, Obesidade, Distúrbios do sono.