65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
PRESERVAÇÃO DOS MANANCIAIS NO MUNICÍPIO DE ALCOBAÇA-BA
Anilda Souza França - Colégio Estadual Eraldo Tinoco
INTRODUÇÃO:
Vivemos em um momento de grandes transformações tanto ambiental quanto social, nesse sentido pode-se verificar que nem sempre a interferência do homem no meio ambiente tem sido positiva, para tanto se tem feito inúmeras tentativas para a melhoria da condição de vida do ser humano.
Assim surge a necessidade de proporcionar condições de estudo e conhecimento das causas que impulsiona o desmatamento, poluição e mal uso dos recursos hídricos, além de constituir em transmissão de conhecimento e orientações sobre os processos e importância dos elementos fundamentais para uma mudança de comportamento e tomada de atitudes na busca de soluções. Dessa forma esse trabalho contribuirá nas reflexões acerca das questões que envolvem a preservação dos mananciais de Alcobaça.
Tais medidas e atitudes irão proporcionar uma base sólida de conhecimento e comportamento social onde despertará uma consciência crítica de como se encontra o meio ambiente em que o aluno vive e a partir daí provocar mudanças, ações e tomada de atitudes na busca de resoluções ou minimização de problemas ambientais que implica na preservação de espécies do seu espaço de vivência, inclusive o ser humano.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Promover ações que envolva a sociedade e possibilite mudanças de atitudes locais que interferirá nas regionais, nacionais e global. Discutir as possíveis causas da diminuição da água em rios e lagos do município Promover visitas nos locais onde há a diminuição da água. Proporcionar aos alunos momentos de discussão sobre os recursos hídricos do município de Alcobaça - BA
MÉTODOS:
O desenvolvimento do projeto teve as seguintes etapas:
Conversas e discussões sobre a importância da água;
Discussão sobre a importância da não utilização de produtos agrotóxicos nas plantações para não poluir o lençol freático;
Explicação dos malefícios que os agrotóxicos podem causar na saúde do ser humano;
Visita a locais onde há nascentes para observação;
Apresentação de um jornal com o tema água.
Foram utilizado como recursos: Fotografias de nascentes onde os alunos residem; Jornais e revistas; acesso a sites; computador; projetor de mídia; caixa amplificada; máquina fotográfica digital;
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O resultado do trabalho foi além do solicitado, a princípio seria feito uma visita pelos alunos do turno noturno nos locais onde as nascentes e lagoas estão secando. Houve uma coletânea de fotos de vários locais do município, produção de um vídeo feito pelos alunos e depoimentos sobre a importância do trabalho, a criticidade diante realidade e a mudança de atitudes após as apresentações em sala de aula demonstraram a compreensão do assunto estudado sendo alcançado o objetivo proposto.
O jornal apresentado pelos alunos foi resultado de uma atividade complementar do curso de Geografia da Plataforma Freire no Campus X da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, sendo apresentado posteriormente o vídeo e slides produzidos pelos alunos na culminância do projeto.
CONCLUSÕES:
Com base na literatura estudada: (CZAPSKI, 2008, GONÇALVES, 2010, PCN Meio Ambiente e Saúde), foi possível realizar um trabalho significativo com os alunos do turno noturno, do colégio estadual Eraldo Tinoco – anexo São José, considerando o conhecimento da realidade de cada um. Por residirem na zona rural do município de Alcobaça – BA, os depoimentos sobre o assunto despertou interesse de outras turmas da unidade escolar e os resultados dos trabalhos ultrapassaram os limites da escola.
A mudança de atitudes em relação a preservação das nascentes foi outro fato marcante desses alunos. Como resultado dessa atividade em sala há outro projeto sendo discutido na comunidade para preservação das nascentes envolvendo toda comunidade.
Palavras-chave: Água, Preservação, Recursos Hídricos.