65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
PRODUÇÃO TEXTUAL E INTERPRETAÇÃO ARTÍSTICO-LITERÁRIA: O USO DO GÊNERO POEMA COMO INSTRUMENTO DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA DO MEIO SOCIAL
Meirielle Gomes dos Santos - Licenciatura em Letras, UFAL, campus do Sertão
Marta Maria Norberto Pereira - Licenciatura em Letras, UFAL, campus do Sertão
Thiago Trindade Matias - Prof. Ms./Orientador – Licenciatura em Letras, UFAL, Campus do Sertão
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho é resultado do conjunto de atividades do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID – CAPES) do Curso de Letras, Campus Sertão, Universidade Federal de Alagoas. Este projeto, sob orientação do Professor Thiago Trindade Matias, busca tratar de questões importantes à iniciação à docência em Língua Portuguesa e o ensino em Língua Materna, aliando leitura teórica, prática docente, construção de projetos, extensão acadêmica e diálogo com a comunidade escolar. Como é sabido, o ensino de língua portuguesa deve promover um trabalho que contemple escrita e leitura como práticas sociais, obtendo como uns dos resultados a elevação de competência comunicativa dos alunos. Para isso, é preciso voltar a disciplina à aplicação de um programa de ensino que contemple as múltiplas facetas da língua, em seus diversos contextos de uso. Observado estas considerações e baseados na proposta de Letramentos múltiplos de Rojo (2009), Gêneros discursivos de Marcuschi (2008) e Letramento de Soares (2007), analisou-se a produção e o uso do gênero poema como instrumento de expressão artística do meio social.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Pretende-se com esse trabalho apresentar o gênero poema como instrumento incentivador para leitura, escrita e interpretação do contexto socio-histórico dos sujeitos envolvidos no projeto; como também, pretende-se descrever o processo de construção das atividades que culminaram no processo de produção e interpretação artístico-literária das turmas de 1º ano da Escola Estadual Watson.
MÉTODOS:
Após alguns meses de observação das aulas de Língua portuguesa nas turmas de 1ª série do ensino médio da Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva, localizada no município de Delmiro Gouveia, Alagoas, criou-se um projeto didático intitulado ‘Poetizando os sabores do sertão’ com intuito de contemplar os conteúdos que estavam sendo aplicados aos alunos. O projeto foi dividido em momentos, nos quais se realizaram leituras e análises interpretativas de poemas, músicas com a temática do Sertão. A partir daí, buscaram-se, no conhecimento dos alunos, informações sobre o sertão alagoano: política, economia, cultura, gastronomia, arte. As demais atividades incluem sessão de vídeo com o filme Morte e Vida Severina do poeta João Cabral de Melo Neto; análises das características do gênero discursivo “poema” para a produção deste gênero; pintura em tela, da imagem do sertão, recriando a impressão percebida pelos alunos a partir dos poemas, canções e filme. Dessa forma, o projeto contemplou a proposta de Soares (2007) sobre Letramento e de Rojo (2009) sobre Letramentos múltiplos, as quais entendem que o papel principal da escola “é possibilitar que os alunos participem das várias práticas sociais que se utilizam da leitura e da escrita de maneira ética, crítica e democrática”.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As atividades propostas no projeto didático eram fundamentadas em leitura e discussões, junto ao professor orientador, de textos teóricos a respeito do ensino de Língua Materna. Assim, entendendo que o ensino de Língua Materna deve promover um trabalho que contemple escrita e leitura como práticas sociais, o projeto de intervenção intitulado - Poetizando os sabores do Sertão – que resultou neste trabalho, se propôs a desenvolver atividades nas quais fosse “poetizado” o sertão alagoano, elevando, dessa forma, o desempenho nas práticas sociais que envolvem a cultura escrita. Ao longo do projeto, conseguiram-se contemplar as aulas de língua materna com “os multiletramentos ou letramentos múltiplos, os letramentos multissemióticos, os letramentos críticos e protagonistas”, que levou a culminância do momento “Exposição de arte e cultura” no qual apresentaram-se as produções escritas e pinturas dos alunos no Auditório da Escola Estadual Watson Clementino, com a presença do poeta Severino de Souza Neto lido nas aulas.
CONCLUSÕES:
Baseados na proposta de um ensino de língua que contemple escrita e leitura como práticas sociais e considerando os gêneros textuais um meio de atingir tal proposta, verificou-se que através das atividades de produção dos poemas os alunos interagiram significativamente tanto com a leitura quanto com a escrita, de maneira que os alunos puderam expressar artisticamente as suas visões do meio social no qual estão inseridos, ou seja, passaram a conhecer melhor a região deles, como consta nas suas próprias produções textuais, as quais traziam informações sobre fauna, flora, cultura e os dialetos do sertão alagoano. O projeto levou os envolvidos a refletirem sobre a articulação entre leitura, literatura, produção de texto e análise linguística, além de proporcionar ao bolsista experiência da realidade escolar, da prática do ensino de Língua Materna e os desafios que existem na docência.
Palavras-chave: Gêneros Discursivos, Letramento, Ensino.