65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 3. Sociologia do Desenvolvimento
BURITIRAMA PARA O OESTE E O OESTE PARA BURITIRAMA: Relação entre o Crescimento Econômico da região Oeste da Bahia e o Desenvolvimento Humano no município de Buritirama/BA.
Fernanda Ellen Lucena dos Santos - Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – ICADS/UFBA
Normando Menezes Santos Junior - Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – ICADS/UFBA
Daniel Sadrak da Silva Dias - Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – ICADS/UFBA
Raiare Campos da Silva - Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – ICADS/UFBA
Elizeu da Silva Souza - Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – ICADS/UFBA
Sandro Augusto Silva Ferreira - Prof. Msc./Orientador – Núcleo de Humanidades – ICADS/UFBA
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa procurou investigar as relações entre o crescimento econômico e o desenvolvimento humano do oeste da Bahia, focando o município de Buritirama/BA. O Oeste possui um produto interno bruto (PIB) que cresce mais que o do Brasil, por isso, é conhecido na Bahia e em todo o território nacional como uma região que se destaca por sua economia ascendente. Essa alta produção interna se faz a partir da exploração agropecuária e agroindustrial do oeste baiano, o que faz com que este seja considerado um dos maiores celeiros agrícolas do país. Em função disso, perpassa por todos os lados o “mito” da prosperidade dessa região e muitos até acreditam que a mesma é tão autossuficiente que pode se desmembrar do estado baiano sem enfrentar muitas dificuldades. O objetivo dessa pesquisa era verificar se realmente há correspondência entre esse crescimento econômico e o desenvolvimento humano da região; averiguar se a riqueza que o Oeste produz está sendo distribuída na forma de desenvolvimento humano em uma das cidades que o compõe ou se o beneficio do crescimento está concentrado em uma pequena e desconhecida parcela. Dessa perspectiva, pretendia-se avaliar os investimentos feitos em Educação, Saúde, Habitação e Saneamento no município de Buritirama.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esta pesquisa procurou avaliar a relação entre o crescimento econômico verificado no oeste baiano a partir do agronegócio e o resultado deste no desenvolvimento humano da cidade de Buritirama/BA, a partir da análise das políticas públicas na área de educação, saúde, saneamento básico e habitação.
MÉTODOS:
A metodologia utilizada partiu de um levantamento de dados estatísticos sobre a cidade, associando com a produção bibliográfica sobre o tema Desenvolvimento Humano. Em um segundo momento, fizemos contato por meio de redes sociais com moradores do município, visando obter informações e opiniões sobre os temas em estudo. Para a etapa seguinte fomos a campo, para, por meio de entrevistas, construir uma visão mais apoiada na realidade local. Uma vez que as questões eram voltadas para os quatro eixos fundamentais (educação, saúde, habitação e saneamento), foram entrevistados gestores públicos que administram as respectivas áreas no município, cruzando essas informações com a opinião da população local. No terceiro momento da pesquisa, analisamos todo o material coletado, pretendendo com isso construir tabelas e gráficos que nos possibilitassem a interpretação das informações contidas no questionário aplicado à população. Articulando todos os dados quantitativos e qualitativos, produzimos textos que avaliavam cada uma das áreas pesquisadas, afim de em um banner apresentar as conclusões a que chegamos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Sobre o primeiro eixo de estudo dessa pesquisa, Educação, verificamos que Buritirama tem o IDEB abaixo da média. Procuramos identificar as causas desta situação e os resultados indicaram que o município ainda é deficiente de bibliotecas escolares, aulas de língua estrangeira e até mesmo de recursos de informática, dificultando um melhor rendimento dos alunos. Além disso, a taxa de evasão escolar tem sido alta segundo os informantes. Sobre a Saúde, não registramos muitas reclamações, mas algumas pessoas declararam insuficiência no sistema emergencial hospitalar. Conforme os entrevistados, o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atende às emergências em alguns casos, no entanto, a maternidade que funciona como um pequeno hospital não tem estrutura para receber pacientes e, dependendo do estado, é necessário que a pessoa seja mandada para a cidade mais próxima, Barra. Quanto à Habitação no município, constatamos que todos os entrevistados moram em casas próprias beneficiadas com energia elétrica, com uma média de cinco residentes. Sobre o Saneamento Básico, notamos que a maioria dos que responderam aos questionários recebem água encanada em suas casas, mas moram em ruas de cascalho, sem tratamento de esgoto, tendo como única opção as fossas sépticas domiciliares.
CONCLUSÕES:
Diante de todos os resultados obtidos na pesquisa, concluímos que o desenvolvimento humano da população buritiramense não corresponde com o que a cidade produz para a região a qual pertence. Constatamos que os investimentos direcionados à Educação e a Saúde são limitados, longe do padrão de excelência, por isso muito ainda deve ser investido e melhorado para que o município progrida e se torne cada vez menos dependente da cidade de Barra, especialmente com relação ao atendimento hospitalar. Quanto a Habitação e o Saneamento Básico, enquanto a situação é boa para àqueles que residem na zona urbana e fazem parte do cartão postal da cidade, a situação dos moradores da zona rural é precária. Desta forma, entendemos que o Oeste para Buritirama atua como referência de “prosperidade mitológica”, pois assim como a região, a cidade causa uma ótima impressão à distancia, porém, os problemas que são propositalmente ocultos para os externos, são visíveis para àqueles que convivem com a realidade local. Por outro lado, aquilo que Buritirama representa para o crescimento econômico do oeste baiano, não se reflete em investimentos voltados para o desenvolvimento humano do município.
Palavras-chave: Crescimento Econômico, Desenvolvimento Humano, Buritirama/BA.