65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS NO LITORAL DE TRAIRI, CEARÁ
Rafael Alves Moreira Nascimento - Centro de Ciências e Tecnologia, Geografia Bacharelado – UECE
Tiago da Silva Castro - Centro de Ciências e Tecnologia, Geografia Bacharelado – UECE
Bárbara da Silva Castro - Instituto Federal do Ceará - Curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental
Luzia Neide Menezes Teixeira Coriolano - Profª. Drª./Orient.–Centro de Ciências e Tecnologia, Geografia Bacharelado/UECE
INTRODUÇÃO:
A prática social do turismo surge como forma elitizada de lazer, garantia de reprodução da força de trabalho, mercantilização do lazer e solução das crises do capitalismo industrial, colocando os serviços em vanguarda. A fuga de trabalhadores em busca de lugares com presença de natureza e representações culturais longe do lugar de residência constitui o turismo, havendo para isto a exploração mercantilizada dos recursos naturais e da cultura, causando inúmeros impactos ao meio ambiente e a sociedade. Em Guajiru, distrito de Trairi/CE, esta degradação tem gerado cobranças pela adoção de medidas de responsabilidade socioambiental nas empresas e pela promoção do desenvolvimento com base na conservação da natureza e do patrimônio cultural dos residentes, e são comunidades que mais tem realizado esse acompanhamento. Sabe-se que as empresas turísticas visam acumulação do capital, embora prestem bons serviços e ofereçam mercadorias de alto valor. A tendência atual é de se cobrar políticas públicas e privadas de adoção de ações de responsabilidade socioambiental, considerando a omissão governamental, e partem das comunidades as cobranças por melhorias e conservação do meio ambiente nos locais turísticos, pois muitas empresas apenas utilizam tais ações como marketing verde.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar práticas de responsabilidade socioambiental por parte dos empreendedores turísticos na comunidade de Guajiru, a exemplos de ações realizadas em outros espaços litorâneos.
MÉTODOS:
Durante os estudos realizou-se revisão bibliografia, e em seguida pesquisa institucional, de campo e on line em Prefeituras e Ministério do Meio Ambiente. Á luz de conceitos e parâmetros para o turismo e responsabilidade socioambiental, verificou-se como ocorre no cotidiano a cobrança das comunidades e as ações empresariais de sustentabilidade. A literatura científica aplicada à realidade ajudou na interpretação dos fatos, das políticas e dos conflitos e contradições que perpassam essas relações. O método da geografia critica que se baseia na dialética e em fundamentos do materialismo histórico levou a entender o processo como realidade histórica e produzida em jogo de interesses.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Como resultados constatou-se que parte dos empreendimentos turísticos na comunidade de Guajiru adota práticas voltadas à responsabilidade socioambiental, seguindo a postura de preservação da natureza adotada pela comunidade. Constatou-se que 80% dos estabelecimentos consultados utilizam mão de obra local, fornecendo treinamento e capacitação os funcionários. As empresas turísticas de Guajiru empregam também moradores das comunidades vizinhas tais como Mundaú, Emboaca e Flecheiras. Há pousadas que realizam pequena coleta seletiva dos resíduos, que alguns específicos moradores locais vendem para reciclagem. Há também um estabelecimento que fornece óleo para moradoras e pescadores locais que o utilizam para fazer sabão e na pesca, respectivamente. Assim, comunidades passam a ser incluídas de alguma forma no crescimento econômico, com o cuidado na manutenção dos recursos naturais e culturais. Visto que o turismo na comunidade de Guajiru é incipiente, não há assim grandes impactos.
CONCLUSÕES:
Na comunidade do Guajiru (Trairi/CE), apesar do turismo incipiente, os empreendimentos turísticos seguem a tendência global da responsabilidade socioambiental, visando garantir a continuidade da prática social do turismo e a preservação do patrimônio natural e cultural do local. Estas ações demonstram a preocupação dos empresários em relação à comunidade e aos atrativos naturais e culturais bem preservados. Em muitos lugares do litoral essas cobranças de responsabilidade socioambiental surgem em momentos em que aspectos socioambientais estão em avançado estado de descaracterização, visando assim suprimir ou garantir a resiliência do ambiente natural dos locais afetados, o que não é o caso da comunidade do Guajiru. Ressalta-se também que os empresários fixados no Guajiru já adotam práticas do turismo sustentável, mesmo o local ainda não sendo considerado um polo turístico desenvolvido. A própria comunidade tem cultura ambiental e preserva o ambiente natural local. Assim há relações de parceria entre os empreendimentos e a comunidade local.
Palavras-chave: Turismo, Litoral, Responsabilidade socioambiental.