65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
A LEITURA E O PRAZER DE LER – DESAFIOS E APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO DO ALUNO - LEITOR
Lecir Gasparina Rodrigues Farah - Prof.ª da E.M.E.B. Prof.ª Ana Cristina de Sena/Supervisora PIBID/UNEMAT/Sinop
Fátima Aparecida Da Silva Iocca - Prof.ª Dra./Orientadora e coordenadora PIBID/UNEMAT/Sinop
INTRODUÇÃO:
Este trabalho aborda a importância da leitura na sala de aula do 2º ano do ensino fundamental de 9 anos, na Escola Municipal de Educação Básica (E.M.E.B.)Prof.ª Ana Cristina de Sena, localizada na cidade de Sinop/MT, Escola Parceira do Subprojeto Pedagogia em Foco, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - A infância é o período mais propício para a formação de hábitos e de incorporação de conhecimentos básicos, como professora da turma do segundo ano, percebi a necessidade de inserir uma experiência de leitura relevante para a formação de alunos leitores, sendo mediadora do processo e inserindo mudanças para que os alunos se tornassem leitores ativos e conseguissem compreender diversos tipos de textos escritos. A hora do conto realizada pelos acadêmicos bolsistas do PIBID nesta experiência de leitura em sala de aula contribuiu para que despertasse nos alunos o prazer de ler. Sendo a leitura um assunto complexo houve a necessidade de estudo, pesquisa bibliográfica e planejamento de ações envolvendo professora e acadêmicos do PIBID. Possibilitou aos alunos descobrirem os encantos da literatura, construindo significados através da própria experiência.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do presente trabalho é a formação do aluno-leitor, propiciando a formação de hábitos e de incorporação de conhecimentos básicos onde a criança começa a vivenciar experiências significativas com a leitura. Utilizar a leitura como fonte de prazer e informação, ampliando o repertório dos alunos com diferentes gêneros de textos, autores, ilustradores e recursos da linguagem escrita.
MÉTODOS:
O projeto de leitura que proporcionou aos alunos a experiência de alunos leitores foi realizado na E.M.E.B. Prof.ª Ana Cristina de Sena, no período matutino, na turma do 2º ano A e no período vespertino na turma do 2º ano G, durante o ano letivo de 2011. Foram utilizadas diversas metodologias e estratégias de leitura objetivando um resultado positivo. A pesquisa está pautada no enfoque qualitativo o qual não se preocupa com dados quantitativos, e na metodologia de projetos, numa forma de promover ações compartilhadas incentivando a cooperação de todos os envolvidos no projeto. O desenvolvimento das ações ocorreu na sala de aula, na biblioteca da escola e em outros espaços como o pátio interno da escola, e com a minha participação enquanto professora leitora e mediadora das atividades e dos alunos bolsistas, como contadores de histórias. Para que fosse assegurado um efetivo trabalho com a leitura foi constituído um acervo de livros e de textos que permaneceram na sala de aula para que os alunos tivessem acesso ao mesmo. Foram realizadas atividades como leitura diária, manuseio de livros, revistas, gibis, jornais, teatro de fantoches, teatro, reconto, tirinhas, roda de leitura, leitura individual, em duplas, em grupo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao iniciar o projeto de leitura com os alunos dos 2º anos, o planejamento e a busca de continuidade e sistematização do trabalho com a leitura e literatura foram fundamentais, assim como revelar para as crianças a paixão pela leitura tornou-se fonte de interesse pelas mesmas, percebendo-se isso no decorrer do ano letivo. Aos poucos já escolhiam qual livro iriam ler, se iriam ler em duplas, individualmente ou em grupos. A cada história lida pela professora, dramatizada ou contada pelos acadêmicos bolsistas do PIBID, os alunos interagiam com mais interesse e atenção no momento da leitura ficando claro que através do exemplo, tendo a professora como leitora e a contribuição do grupo PIBID na hora do conto despertou um interesse genuíno pela leitura. Este interesse revelou-se na fala das crianças, quando por algum motivo não podíamos ter a hora do conto ou da leitura. Quando lemos para a criança e com a criança, entramos num ambiente de parceria, compartilhando palavras, ilustrações, encantamentos e decepções, alegrias e tristezas, temores, impressões e descobertas. A criança constrói significados a partir da própria experiência. Ao proporcionarmos este momento para os alunos de contato com a leitura vivemos momentos especiais, de encontros e reencontros com diversos autores.
CONCLUSÕES:
Com o objetivo de incentivar o processo de formação de alunos leitores, onde sentissem o prazer de ler e a leitura tivesse significado para os mesmos, a experiência deste projeto de leitura contribuiu para minha prática pedagógica, fortalecendo a convicção acerca do papel transformador da literatura para as crianças, professora e bolsistas, destacando a importância do professor como modelo de leitor, com quem as crianças tiveram a liberdade de conversar e trocar ideias sobre livros e leituras, mostrando a necessidade de buscar formação continuada para o desenvolvimento das atividades e discussões sobre o assunto para troca de conhecimentos e informações sobre a prática pedagógica. Observar a construção de cada aluno neste processo de formação leitora foi gratificante mesmo tendo dúvidas e limitações devido à complexidade do processo. As crianças tornaram-se participativas não só na hora da leitura e na hora do conto, mas também nas outras atividades de alfabetização, tornando-se alunos ativos e questionadores. Quanto à contribuição dos acadêmicos bolsistas do PIBID, tiveram a oportunidade de se aperfeiçoar na arte de contar e ler histórias, buscando novas metodologias e percebendo os desafios da profissão docente.
Palavras-chave: Metodologia, Alfabetização, Letramento.