65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROJETO PEDAGÓGICO
Evellyn Kennya Pereira Machado - Licenciatura em Letras - UFAL
Dayanne Amaral Lopes - Licenciatura em Letras - UFAL
Rafael Albuquerque Muniz Falcão - Licenciatura em Letras - UFAL
Sandra Regina Paz da Silva - Profa. Dra./Orientadora - Universidade Federal de Alagoas
INTRODUÇÃO:
Sabe-se que o Projeto Político Pedagógico é um documento de suma importância para qualquer curso de graduação, pois é nele que, tanto docente quanto discente, obtêm várias das informações importantes e necessárias para o bom andamento de seus respectivos cursos. A última edição do Projeto Pedagógico do curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas foi elaborada no ano de 2007 e cada uma das quatro habilitações (Português, Espanhol, Inglês e Francês) possui seu próprio Projeto Pedagógico. Na atualidade, muito tem se comentado sobre o perfil do professor que possui melhor adequação ao momento em que a educação brasileira está passando, por isto é de suma importância que ao construir o PPP de qualquer curso, seja ele de licenciatura ou não, um dos pontos mais importantes a ser pensado é o perfil do profissional ao qual o referido curso formará, assim como também é de suma importância a atenção que tem que ser delegada a maneira com a qual os docentes, formadores do curso, trabalham, pois muitas vezes são eles os exemplos a serem seguidos pelos discentes no momento em que começam a atuar em seu futuro campo profissional.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do presente trabalho é verificar, dentre os diversos tipos de professores existentes (pragmático, pesquisador, intelectual, reflexivo, entre outros), qual o tipo de professor que o curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas pretende formar, utilizando como principal fonte de dados o Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas.
MÉTODOS:
A presente pesquisa foi iniciada na disciplina denominada Projetos Integradores, obrigatória na grade curricular do curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas, entre os meses de novembro de 2012 à março de 2013. Para o desenvolvimento deste estudo de natureza qualitativa, foram utilizadas noções teóricas contidas em trabalhos de Ilma Veiga, Moacyr Gadotti e Paulo Freire para a construção da nossa base teórica sobre o conceito de um bom Projeto Pedagógico, sua importância, construção e utilização. Em seguida foram utilizados, também, como fontes de pesquisa os órgãos de apoio presentes no curso de Letras, tais como PIBID, PET e PIBIC, além de entrevista com professores atuais do curso de Letras e que fizeram parte da elaboração do Projeto em 2007. E, para finalizar, foi analisado o Projeto Pedagógico de cada uma das habilitações do curso de Letras com a finalidade de analisar qual o tipo de professor tal documento visa formar entre os diversos tipos de professores existentes, tais como professor pragmático, professor pesquisador, professor intelectual, professor reflexivo, entre outros. Por fim, foi feita uma análise das entrevistas para a construção dos resultados obtidos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com Miranda (2006) “[...] o professor pesquisador centra-se na consideração da prática, que passa a ser meio, fundamento e destinação dos saberes que suscita, desde que esses possam ser orientados e apropriados pela ação reflexiva do professor”. A partir da análise dos dados e de questionários respondidos por professores e por alunos selecionados de maneira aleatória e de uma criteriosa análise do Projeto Pedagógico, percebe-se que vários trechos do citado documento são voltados para o desenvolvimento de um tipo de professor pesquisador. Ao contrario do que muitos pensam, este profissional não é obrigado a trabalhar com o mesmo rigor que se trabalha com pesquisas acadêmicas, mas é necessário que, na sua formação, ele conheça os passos básicos de uma pesquisa científica como a observação, reflexão, experimentação, análise, entre outros. Na grade curricular do curso de Letras da UFAL vemos estes pontos em algumas disciplinas como Pesquisa Educacional, Leitura e Produção de Texto em Língua Portuguesa, Organização do Trabalho Acadêmico e Projetos Integradores, em que temos que fazer um trabalho de pesquisa interdisciplinar durante toda a graduação.
CONCLUSÕES:
O Projeto Político Pedagógico está em processo de reflexão e mudança constante. É sempre um projeto inconcluso e devem ser analisados tanto por docentes quanto discentes para, assim sendo, contribuírem para uma melhoria significativa às suas respectivas práticas-pedagógicas. Em entrevista a um dos professores que ajudou na construção do Projeto Pedagógico de Letras da UFAL, foi dito que “No momento da construção do documento não se foi pensado qual o perfil do professor que seria formado a partir das ideias daquele documento, o que foi pensado naquele momento foi o perfil do aluno que entra no curso”. Acreditamos que é de suma importância que um dos primeiros pontos a serem discutidos no inicio da construção de um Projeto Pedagógico de qualquer curso seja o perfil de profissional que aquela instituição deseja formar, pois esta é uma das principais incumbências de qualquer faculdade: formar um profissional apto e capaz, então este ponto tem que estar sempre em pauta. Este estudo buscou reconhecer que a formação inicial de professores constitui como ponto principal uma melhor definição do tipo de profissional que se pretende formar, a partir do qual é possível identifica-lo no Projeto Pedagógico, órgãos de apoio do curso, entre outros.
Palavras-chave: Análise documental, Ensino superior, Perfil do egresso.