65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
COMPOSTOS ORGÂNICOS PRODUZIDOS A PARTIR DE MATERIAL DE ORIGEM ANIMAL E VEGETAL DISPONÍVEIS NO IFAM-CMZL.
Francisca Luciana Peres de Castro - Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia –IFAM CMZL
Aildo da Silva Gama - Prof. Dr./ orientador -Coordenação Geral de Produção e Pesquisa -IFAM CMZL
INTRODUÇÃO:
A compostagem é um dos meios mais eficientes para a transformação dos resíduos vegetais e animais em produtos orgânicos utilizáveis na agricultura, constituindo alternativa para obtenção de insumos, reduzindo a utilização de fertilizantes minerais. Os resíduos orgânicos sofrem transformações metabólicas desde que fornecidas as condições de umidade, aeração e microrganismos como bactérias, fungos, actinomicetes, protozoários, algas, além de larvas, insetos etc., que têm na matéria orgânica in natura sua fonte de matéria e energia. Ou seja, esses elementos, antes imobilizados na forma orgânica, tornam-se disponíveis para as plantas num processo conhecido como mineralização (Aquino et al.;2005).Para os agricultores da região amazônica, as práticas de fazer compostagem de resíduos orgânicos gerados nas propriedades rurais são incipientes, apesar da grande extensão da floresta que gera no seu interior uma gama de material orgânico decorrente da decomposição de galhos, folhas, frutos, macro e micro organismos por ação natural favorecida pelo clima da região.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivo geral - Produção de compostos orgânicos com potencial de uso como adubo produzido a partir de material de origem vegetal e animal disponível nas unidades de produção do IFAM-CMZL. Objetivo específicos Reaproveitar resíduos orgânicos disponíveis no ifam - cmzl. Diminuir materiais descartados incorretamente no ifam - cmzl Comprovar a eficácia na produção de composto em pequena escala.
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas, Campus Manaus – Zona Leste. Foram produzidos 03 compostos orgânicos constituídos pelas seguintes composições: C1) aparas de gramíneas + folha de castanheira triturada + esterco de gado; C2) aparas de gramíneas + folha de castanheira triturada + esterco de galinha poedeira; C3) aparas de gramíneas + folha de castanheira triturada + esterco de caprino. O ensaio foi conduzido em delineamento experimental inteiramente casualizados, com três repetições. As pilhas de compostagem foram construídas em local plano e piso de concreto e coberto para não sofrerem ação da chuva ou do sol diretamente. O empilhamento foi por camadas de 25 cm para os resíduos orgânicos de origem vegetal e intercalado por camadas de 10 cm de resíduos orgânicos de origem animal, perfazendo total de duas camadas de aparas de gramíneas, duas de folha de castanheira triturada e três camadas de resíduos orgânico de origem animal, formando altura de 1,30 m, largura de 1,30m e comprimento de 1,30m. A faixa de temperatura no processo de compostagem do material foi de 50º C a 60º C. Após 60 dias, a temperatura diminuiu atingido níveis abaixo de 35º C, indicando o fim da fase de fermentação e o início da fase de mineralização da matéria orgânica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os principais resultados obtidos com esse trabalho foram :
-Diminuição de resíduos orgânicos desperdiçados na lixeira. Fazendo a reciclagem desses resíduos.
-Qualificação de mão-de-obra em nível de graduação e com experiência na produção de fertilizantes orgânicos. Alunos do ifam-cmzl,do técnico e superior, participaram do projeto de forma continua
-Melhor aproveitamento dos resíduos orgânicos nas propriedades rurais.O trabalho da mais uma opção para o pequeno produtor da agricultura familiar que possui pouca ou nenhuma mão de obra.
- Produção de fertilizante orgânicos de alta qualidade, resultado de compostagem de resíduos orgânico.
- O clima tropical da região favorece a decomposição dos resíduos rapidamente. Tendo em vista que o composto ficou pronto com 90 dias, ou seja antes do prazo esperado que era de 120 dias.
- Alta probabilidade em manter o núcleo da pilha aquecida em pilhas de 1,30m
- Pilhas pequenas possibilitam melhor manuseio e conservam a eficiência.
CONCLUSÕES:
Esse trabalho foi concluído de forma satisfatória, os objetivos foram cumpridos e tivemos mais resultados do que o já esperados, foi um desafio trabalhar com pouco material e com pouco ou quase nenhum dado de macro e micro nutrientes, o trabalho teve a visão do pequeno produtor que também sofre com escassez de materiais e Mão de obra.O trabalho pois fim de forma positiva a uma dúvida constante, a de que pequenas pilhas não conseguiriam manter seu núcleo aquecido e prejudicariam a decomposição dos resíduos. O trabalho resultou em 45 sacas com cerca de 50k de composto que se fossem vendidas renderiam ao produtor cerca de R$900,00 ou daria para adubar vários hectares de plantio (dependendo da cultura) além de servir como substrato na produção de mudas.
Palavras-chave: compostagem, nutrientes, fertilidade.