65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
COMPORTAMENTO FENOLÓGICO DE Campomanesia adamantium (Cambess.) O. Berg
Marília Assis dos Santos - Mestranda em Ciências Agrárias - IFGOIANO CAMPUS RO VERDE
Alan Carlos Costa - Prof. Dr./ Orientador - IFGOIANO CAMPUS RO VERDE
Michellia Pereira Soares - Profa. Dra - IFGOIANO CAMPUS RO VERDE
Clarice Aparecida Megguer - Pós-Doutoranda - IFGOIANO CAMPUS RO VERDE
Paula Andrea Nascimento dos Reys Magalhães - Pós-Doutoranda - IFGOIANO CAMPUS RO VERDE
Júliem da Silva Lima - Pós-Doutoranda - IFGOIANO CAMPUS RO VERDE
INTRODUÇÃO:
A região Centro-Oeste, nos últimos 30 anos, se tornou um importante pólo de produção de alimentos no país. Porém, ainda existe déficit na literatura de estudos sobre espécies frutíferas do Cerrado com potencial para comercialização de frutos ou uso medicinal. As espécies pertencentes a família Myrtaceae destacam-se nesse cenário através dos gêneros Eugenia, Myrcia, Psidium e Campomanesia. Campomanesia adamantium, mais conhecida como gabiroba, é uma planta frutífera do cerrado que possui grande potencial econômico para consumo dos frutos na forma in natura ou uso medicinal de suas cascas e folhas, porém há uma carência de estudos que caracterizem o comportamento fenológico dessa espécie no domínio Cerrado. A fenologia permite entender a ocorrência de eventos biológicos repetitivos e avaliar as épocas de produção de flores, frutos e folhas. Este tipo de levantamento facilita a caracterização dos eventos relacionados ao ciclo biológico das plantas e prevê as causas de sua ocorrência em relação às forças seletivas bióticas e abióticas, bem como, da sua inter-relação entre as fases caracterizadas por estes eventos, dentro de uma mesma ou de várias espécies. Desta forma a caracterização fenológica é de extrema importância para a consolidação e exploração racional desta espécie.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a duração das fenofases vegetativas e reprodutivas da espécie Campomanesia adamantium.
MÉTODOS:
Foram escolhidos para este estudo dez indivíduos adultos de gabiroba [Campomanesia adamantium (Cambess.) O. Berg.], oriundos da Fazenda Recanto dos Coqueiros no município de Rio Verde, Goiás 17° 56’ 46’’ S e 51° 11’ 50’’. Os dados fenológicos foram coletados semanalmente de outubro a dezembro de 2012. As fenofases registradas foram vegetativa: brotamento, folha jovem, folhas adulta e senescente; reprodutiva: botão, antese, fruto imaturo e fruto maduro. Para avaliar as fenofases utilizou-se o método de Fournier que consiste numa escala intervalar semi-quantitativa de cinco categorias (0 a 4): 0 = ausência da fenofase; 1 = presença da fenofase com magnitude de 1 a 25%; 2 = presença da fenofase com magnitude de 26 a 50%; 3 = presença da fenofase com magnitude de 51 a 75%; 4 = presença da fenofase com magnitude de 76 a 100%. Os resultados foram expressos em porcentagem semanal de intensidade de cada fenofase (percentual de intensidade de Fournier).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com os dados obtidos foi possível verificar que para Campomanesia adamantium os valores referentes à ocorrência de botão e antese foram mais elevados nas duas primeiras semanas de outubro, período no qual iniciou-se também a formação de frutos imaturos prolongando-se até as duas últimas semanas de dezembro. A presença de brotos também foi mais intensa nas duas primeiras semanas de outubro. Já os frutos maduros foram visíveis na última semana de novembro, fenofase na qual teve pico na 2a semana de dezembro e término na última semana. O maior número de folhas jovens foi constatado no mês de outubro, observando-se decréscimos no decorrer do período de avaliação. Já o comportamento para as folhas adultas foi inverso em relação às folhas jovens, verificando também o início de queda foliar no mês de dezembro. Os valores em questão corroboram com estudos para a espécie Campomanesia xanthocarpa O.Berg, embora sejam espécies diferentes, a frutificação iniciou em outubro e teve o fim apenas em janeiro e a sua floração também foi muito intensa e curta, uma característica da família Myrtaceae, em que a floração é massiva.
CONCLUSÕES:
Os padrões de frutificação e floração para a espécie Campomanesia adamantium foram intensos e ocorreram em um curto período de tempo, entre outubro e dezembro.
Palavras-chave: Gabiroba, Floração, Frutificação.