65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
O DILEMA DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: Quê CIDADÃOS, QUE CIDADANIA?
Anderson Florêncio da Silva - Discente do Curso de Licenciatura em Química - CAA/UFPE
Andressa Nathaly Rocha Leal - Discente do Curso de Licenciatura em Química - CAA/UFPE
Jeissy Maelly da Silva Monteiro - Discente do Curso de Licenciatura em Química - CAA/UFPE
Nayana Carla Guaraná de Lima - Discente do Curso de Licenciatura em Química - CAA/UFPE
Paloma Lourenço Silveira de Araujo - Discente do Curso de Licenciatura em Química - CAA/UFPE
Jaqueline Barbosa da Silva - Orientadora - Núcleo de Formação Docente - CAA/UFPE
INTRODUÇÃO:
A matriz teórica representada por Saviani (2000) expõe a natureza da educação, iniciando as análises a partir do ensino. Em Brandão (2006) e Gohn (2011) a educação é uma prática social cujo fim é o desenvolvimento da pessoa humana frente as exigências e necessidades sociais. Essas matrizes teóricas têm como foco a reflexão da educação escolar e não escolar. A primeira é baseada na transferência de conhecimento através da aquisição de instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado, a primeira exigência para o acesso a esse tipo de saber é aprender a ler e a escrever. No que se refere, ao segundo elemento, a educação não escolar visa promover a socialização, preocupa-se com as mudanças sociais e proporcionam uma participação descentralizada. É nesse dilema que nos interrogamos sobre a função da educação na sociedade contemporânea. Se os espaços de educação, numa perspectiva generalizada, são múltiplos, a saber: escolas, comunidades educativas, associações, organizações não governamentais, entre outros, por que a escola ainda encontra-se sobrecarregada pela função de educar para a cidadania?
OBJETIVO DO TRABALHO:
Compreender o dilema da educação para a cidadania na sociedade contemporânea.
MÉTODOS:
O presente estudo se filia a abordagem qualitativa, com enfoque no estudo bibliográfico, através do levantamento da literatura da área de educação (BRANDÃO, 2006; SAVIANI, 2000 GOHN, 2011). O levantamento documental e a análise dos espaços que ofertam a educação escolar e não escolar caruaruense contribuiu com a compreensão da função da educação para a cidadania.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O trabalho revelou que a defesa de cidadania apresentada no contexto da educação escolar encontra-se focada pelos princípios do trabalho técnico e com foco no atendimento imediato ao mercado de trabalho, utilizando-se dos métodos individualistas e que, em sua maioria, centra-se na relação professor-estudante, fragmentando o saber através dos conteúdos abordados nas diversas áreas de ensino. Em contrapartida, a educação dos espaços não escolar tem um caráter voluntário, de socialização do saber e de solidariedade. Entre outras, citamos o Centro de Educação Popular Maria Mãe da Misericórdia (CEPMMM), pela oferta de um trabalho social voluntário voltado para (1) a alfabetização de crianças, jovens e adultos; (2) a expressão cultural, representada pela música e esporte; e (3) a inclusão digital. No conjunto dessas ofertas identificamos a capoeira, enquanto arte marcial com musicalidade própria, e as atividades que incluem a aprendizagem da manipulação de instrumentos de corda, no caso específico do violão, bem como o trabalho de socialização, representado pela educação física, e a iniciação ao mundo das tecnologias com a inclusão digital.
CONCLUSÕES:
O estudo evidenciou que não há um único método de promoção para a cidadania. Contudo, o educador tem como uma de suas funções, a mobilização dos saberes dos educandos, potencializando a troca e a socialização dos mesmos, independente do espaço em que o mesmo esteja inserido, seja no espaço escolar ou não escolar. Logo, o ensino enquanto base da natureza da educação não se limita ao âmbito da instituição escolar, mas requer o acesso a conhecimentos, ideias, conceitos, valores, atitudes, hábitos, símbolos, enquanto elementos pertencentes aos indivíduos na sua singularidade e fortalecedores ao trilhar da formação humana cidadã. Por fim, essa compreensão exige mudanças na função da educação escolar, entre outras, a articulação entre os conhecimentos adquiridos pelos educandos no cotidiano e as redes que ofertam educação escolar e não escolar, tornado-as um espaço integrador, criativo e emancipador.
Palavras-chave: Participação Social, Trabalho Voluntário, Redes Associacionistas.