65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
COMPREENDER COMO É CONCEBIDA A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Ana Paula da Silva - Universidade Federal da Paraiba-UFPB- Campus IV- Graduação em Pedagogia
Gerlane de Oliveira Silva - Universidade Federal da Paraiba-UFPB- Campus IV- Graduação em Pedagogia
Rosineide da Silva Chaves - Universidade Federal da Paraiba-UFPB- Campus IV- Graduação em Pedagogia
Tatiana da Silva - Universidade Federal da Paraiba-UFPB- Campus IV- Graduação em Pedagogia
Melânia Lopes Cornelio - Profa. Dra/Orientadora- Depto. de Educação-UFPB Campus IV
INTRODUÇÃO:
A avaliação educacional de modo geral, é entendida pela maioria dos alunos e por muitos professores, como aplicações de provas e testes. Ocupando assim, uma posição bastante contraditória em relação a uma das principais funções da escola, a promoção de inclusão social. Existem muitas concepções acerca da definição do que seja de fato avaliar, se é ou não medir o conhecimento e se essa medição se estabelece apenas por meio de exames, testes, por classificação, observação ou se a verdadeira essência do termo avaliar seja submeter o educando a busca constante de sua qualificação. Embora seja um processo burocrático necessário que necessita ser traduzido em notas, conceitos ou julgamentos, seu papel acaba tornando-se motivo de aflição para os alunos, ao invés de ser concebida como prática auxiliadora do processo de ensino e aprendizagem.
O processo avaliativo apresenta-se cotidianamente na escola, precisa ser um processo que possibilite a aprendizagem de valores humanos e por isso não pode se resumir em um processo neutro e objetivo, já que claramente entende-se que modelos tradicionais não satisfazem uma avaliação eficaz. Abordar o processo da avaliação junto a professores que atuam com a disciplina de Ciências Naturais é algo bastante relevante. A análise dessa temática nos remete ao conhecimento das diferentes categorias que articulam a prática pedagógica: a concepção de educação, a organização do currículo, o papel realizado pela escola e a aprendizagem.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O Objetivo do trabalho é realizar uma pesquisa acerca das características do processo de avaliação, e também discutir como se desenvolvem as práticas avaliativas no ensino das Ciências Naturais. Avaliando as possíveis abordagens que permitam visualizar novas formas de avaliação, quando se fizerem necessárias, para melhoria na qualidade da mesma.
MÉTODOS:
Nossa pesquisa foi realiza dentro da metodologia da pesquisa qualitativa e quantitativa, desenvolvida por meio da análise bibliográfica e entrevistas realizadas com professores, mediante aplicação de questionários (ALVES, 2002). Com o intuito de verificar como se desenvolvem as práticas avaliativas no ensino das Ciências Naturais nos anos iniciais do ensino fundamental do Vale do Mamanguape-Pb. O questionário foi elaborados estruturado em três partes, não identificados: a primeira sobre a atitude dos professores perante à avalição; a segunda relativa a opinião que mantêm sobre vários aspectos da avalição; e a última a respeito das atividades por eles realizadas durante a avalição. O questionário foi construído como uma escala tipo Likert para medida de atitudes (LANG, 1979; LANG, 1982).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Depois de elaborado e sintetizado, o conceito foi exposto à opinião dos educadores que tem por base a prática de sua atuação nas escolas, a fim de verificar sua importância adequação e dificuldades, além de recolher sugestões sobre avaliação do ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. O universo dos professores pesquisado foi composto por profissionais da rede pública e municipal de ensino público. Os professores entrevistados foram encontrados a partir de visitas a escolas. As entrevistas foram realizadas entre o mês de abril e agosto de 2012. Foram entrevistados 56 professores que possuíam em média quinze anos de experiência de magistério. O primeiro tópico da entrevista dizia respeito o que é avaliar? Esse aspecto foi abordado pelos professores que concordaram que avaliar é principalmente: avaliar é observar; e avaliar é verificar o conhecimento no dia-a-dia dos alunos, e discordaram fortemente que avaliar é aplicar testes. Outra questão abordada foi por que avaliar? Percebemos que os professores concordaram que é para observar se os objetivos foram alcançados; para acompanhar o desenvolvimento do aluno e para ver o que é preciso retomar. Os resultados mostram que a opinião dos professores sobre avaliação no ensino de ciências predominantemente entre os professore pesquisados demonstram está de acordo cm vários pontos de vista moderna sobre os objetivos e papéis da avaliação.
CONCLUSÕES:
Podemos concluir que os vários professores entrevistados apresentaram uma visão moderna, ou seja, como é importante uma avaliação formativa que traz benefício ao aluno, situando seu progresso e seus limites, e destaca os pontos em que necessita maior empenho e dedicação que também é continua, leva em conta as provas, mas baseiam-se em suas lições, suas práticas, seu trabalho em grupo e, sobretudo, na observação de seu desempenho cotidiano. Em breve análise ainda verificou que avalição ainda tem elementos tradicionais de que avaliar é também verificar, medir o desempenho do aluno em um conceito ou nota. Embora tenhamos alguns pontos positivos precisamos trabalhar para que o processo avaliativo no ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental deva predominar o diagnóstico como recurso de acompanhamento e reorientação da aprendizagem.
Palavras-chave: Avaliação, Ciencias Naturais, Ensino Fundamental Anos Iniciais.