65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
UMA LEITURA ESPACIAL NOS CONTOS DE "TUTAMÉIA", OBRA DE JOÃO GUIMARÃES ROSA
Letícia Santana Stacciarini - Depto.de Letras - UFG
Maria Imaculada Cavalcante - Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Letras – UFG
INTRODUÇÃO:
O autor João Guimarães Rosa, com grande maestria, se destaca pelo seu trabalho com a espacialidade do sertão. Suas obras explicam-se pelo entendimento do espaço, bem como pela contribuição que o mesmo proporciona na formação de histórias muito bem tramadas. Dessa forma, nos contos de Rosa, a pluralidade espacial contorna seus enredos e, por isso, nota-se a riqueza do elemento espaço na construção e profundidade de seus escritos.
Frente ao exposto, vale dizer que o estudo em questão é parte integrante do projeto de pesquisa “A representação do espaço geográfico na literatura regional”, tendo como plano de trabalho “Uma Leitura Espacial nos Contos de ‘Tutaméia’, obra de João Guimarães Rosa”. Nesse sentido, foram observadas questões que marcaram a relação homem versus espaço entendendo, dessa forma, a pluralidade de leituras espaciais que abrangem as narrativas Rosa.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Como objetivo principal, pretendeu-se analisar o espaço vivenciado pelas personagens no sentido de compreender o espaço ficcional em contos selecionados de Tutaméia, sendo eles: “Antiperipléia”, “Arroio-das-Antas”, “Barra da Vaca”, “Desenredo” e “Esses Lopes”. Assim, procurou-se ilustrar a destreza do escritor em retratar o espaço na formação dos enredos e na formação da conduta das personagens.
MÉTODOS:
Os estudos críticos afirmam que Tutaméia foi responsável por exercer uma posição altamente representativa na história da literatura brasileira da segunda metade do século XX, trazendo aos leitores lições de existências que marcaram a relação homem versus espaço. Sendo assim, vale ressaltar que a principal abordagem metodológica para este estudo centrou-se na pesquisa teórica, ou seja, fora tomado como base um referencial bibliográfico relacionado a Guimarães Rosa e, em especial, a coletânea de contos Tutaméia.
Além disso, procurou-se levantar também um referencial bibliográfico sobre o espaço, tanto no que se refere ao espaço geográfico quanto no que se refere ao espaço ficcional e, ainda, a partir de obras da teoria da literatura que tratam de questões relacionadas à narrativa ficcional.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através de uma série de apresentações em Simpósios e publicações de resumos/artigos, foi possível perceber que nas obras de Guimarães o sentimento de apego a terra, a utilização da linguagem, os costumes, a religião, as relações de trabalho, a relação de família também são preocupações recorrentes que chamam a atenção do autor de "Tutaméia". O fato é que tais tópicos só podem ser observados a partir da relação que criam no espaço em que se inserem.
Por tudo isso, os contos selecionados como subsídios de estudos só têm a resguardar, ainda mais, a característica de Guimarães Rosa em trazer o espaço sempre evidenciado dentro de seus escritos, uma vez que mesmo em um texto com difícil constatação de elementos espaciais, é perceptível a existência deles, ainda que de forma resguardada e bastante subjetiva.
CONCLUSÕES:
Por fim, conclui-se que o espaço na literatura Roseana é apresentado pela visão do homem do sertão. Rosa parte de sua experiência pessoal para inserir seus personagens nesse sertão rico em imagens e costumes. A obra Tutaméia foi lançada poucos meses antes do falecimento de João Guimarães Rosa e, assim como todo o trabalho desse consagrado autor, apresenta o que de mais rico pode ser compreendido em contos considerados sumariamente curtos.
Todavia, como foi possível perceber, frisa-se que apesar de curtos os contos são ricos em imagens, trazendo uma vasta abordagem às tradições folclóricas e representam extenso material para a realização de leituras do ponto de vista espacial. Assim sendo, a escolha dos cinco contos específicos justifica-se pela presença marcante de aspectos espaciais que determinam o sertão e o sertanejo brasileiro.
Palavras-chave: Literatura, Espaço, Guimarães Rosa.