65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
O ESTUDO DO AÇAÍ COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM E INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA TENENTE REGO BARROS EM BELÉM, PARÁ.
Rosiane Ferreira Gonçalves - Profa. Dra. - Sociologia - ETRB
Rosemildo Santos Lima - Prof. Mestrando - Geografia - ETRB
Vanda do Socorro Furtado Amin - Profa. Mestranda - Língua Portuguesa - ETRB
Heloisa Maria Paes de Sousa - Profa. MSc. - História - ETRB
Adrine Motley Santana - Profa. Mestranda - Pedagogia - ETRB
Riane dos Santos Rocha - Profa. Esp. Pedagogia - ETRB
INTRODUÇÃO:
Durante o ano de 2012, com o objetivo de unir a pesquisa científica no processo ensino e aprendizagem, realizou-se o Projeto pedagógico de natureza interdisciplinar “Açaí: identidade e sustentabilidade paraense”, na Escola Tenente Rêgo Barros (ETRB), vinculada ao Primeiro Comando da Aeronáutica, em Belém, Pará.
A escolha do tema “açaí” se deve ao fato deste ser parte da identidade e cultura do paraense. É um fruto nativo da região e desde outrora faz parte da alimentação de populações indígenas e ribeirinhas. O açaí é cultura material e, ao mesmo tempo, cultura imaterial por meio de mitos, narrativas e lendas. É um elemento formador de identidade, entendida antropologicamente como o “reconhecimento de si mesmo” em contraposição a alteridade, que se refere ao “reconhecimento do outro”.
A ideia de realizar um projeto desse naipe na ETRB surgiu com a criação do Museu do Açaí, em 2011, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). O convite foi feito no mesmo ano e sua execução ocorreu em 2012. A proposta foi capitaneada pela disciplina Sociologia e, posteriormente, estendeu-se as demais disciplinas do Ensino Médio.
Ademais, o trabalho com o açaí enquanto recurso e tema de pesquisa e ensino-aprendizagem se fez necessário diante da realidade vivenciada pelos professores e alunos da ETRB, os quais precisavam respectivamente, no seu fazer docente e vida discente, de experiências que os envolvessem numa formação profissional e cidadã, alicerçada na pesquisa científica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Realizar pesquisa interdisciplinar do açaí, abordando seus aspectos históricos, geográficos, sociais, culturais, econômicos, biológicos, químicos, físicos, artísticos, linguísticos e sua importância para construção e consolidação da identidade e sustentabilidade paraense; inserir a temática do açaí de maneira transversal nas disciplinas do Ensino Médio, como facilitador do ensino e aprendizagem.
MÉTODOS:
O projeto foi desenvolvido durante todo o ano letivo de 2012 e teve por público 30 professores e 175 alunos do primeiro ano do Ensino Médio da ETRB. A temática do açaí foi, inicialmente, abordada com os alunos por meio de atividades de pesquisa bibliográfica e documental pelos professores de Sociologia. Posteriormente, realizaram-se seminários com objetivo de familiarizar os alunos com as possibilidades temáticas de se pesquisar o Açaí.
Para fortalecer o Projeto, foi criado um grupo de pesquisa com adesão de professores das disciplinas de Sociologia, História, Geografia, Filosofia, Língua Portuguesa, Biologia, Química, Física, Educação Física, Pedagogia e Artes, intitulado Grupo de estudos em educação, meio ambiente e sustentabilidade na Amazônia, com reuniões quinzenais, tendo por linha de pesquisa “Açaí: identidade e sustentabilidade paraense”.
Num segundo momento, foi realizada pesquisa de campo sobre o açaí nas Ilhas do Combu e Murutucu, em Belém, Pará. A excursão ocorreu em dois dias, e os professores e alunos utilizaram como técnica de coleta de dados entrevistas e conversas informais com os ribeirinhos e os apanhadores de açaí.
Após os trabalhos de campo, os alunos foram organizados em equipes. Cada equipe ficou sob a orientação de uma disciplina e três a quatro professores, que procederam à análise dos dados e informações. Os resultados dos trabalhos foram apresentados em formato de feira de exposição no final do ano letivo de 2012.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O projeto, dada a sua natureza interdisciplinar e a proposta de casar o ensino com a pesquisa científica, trouxe resultados positivos tanto para os alunos quanto para os professores, que passaram a compreender melhor a realidade do açaí no contexto paraense, amazônico, nacional e internacional e em seus desdobramentos disciplinares. A escolha do tema açaí também foi importante, pois houve identificação do público envolvido e, comprovou-se, a partir dos estudos, ser realmente um elemento definidor da identidade do paraense.
No âmbito do trabalho de campo, realizado nas Ilhas do Combu e Murutucu, professores e alunos tiveram contato com a realidade da extração do açaí, o cotidiano dos coletores da fruta, a influência deste para a sustentabilidade das comunidades ribeirinhas das ilhas e, também, o conhecimento do processo de escoamento e comercialização do açaí das ilhas para Belém. O trabalho in loco reforçou, ainda, o entendimento da dimensão sociocultural do açaí na construção da identidade nas comunidades ribeirinhas nos diversos municípios do Pará.
O processo de iniciação científica permeou todo o processo e culminou com a apresentação das pesquisas dos alunos e professores na “Expo Açaí: identidade e sustentabilidade paraense”, no dia 26 de outubro de 2012, no hall da ETRB. Ao todo foram apresentados resultados de 30 trabalhos distribuídos em 10 temas, por disciplina.
CONCLUSÕES:
A experiência de realizar um projeto pedagógico interdisciplinar sobre o açaí possibilitou uma realidade nova sobre a prática de ensino e aprendizagem na ETRB. Professores e alunos viram, também, nessa proposta novas possibilidades para os anos seguintes, pois perceberam que um trabalho interdisciplinar trás resultados mais profícuos, sobretudo, se alicerçado na pesquisa científica. Esta passou a ser uma realidade na vida dos professores e alunos que passaram a apresentar os resultados de suas pesquisas em eventos científicos locais.
O Grupo de pesquisa Educação, meio ambiente e sustentabilidade na Amazônia, criado em decorrência do Projeto Açaí, para incentivar a pesquisa científica entre os professores na ETRB, foi ampliado e dois professores deram continuidade em suas pesquisas sobre o açaí em nível de mestrado. Um Seminário intitulado “O açaí sob o enfoque de múltiplos olhares” foi organizado pelos professores do projeto, na UFPA, e é parte da atual programação do dia internacional dos museus, 18 de maio, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
Palavras-chave: Identidade, Sustentabilidade, Comunidades amazônicas.