65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
JOGO DAS CADEIAS ALIMENTARES: UMA ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM TERESINA PI
Samya de Sousa Silva - Depto. de Licenciatura Plena em Ciências Biólogicas- UESPI
Assis Gualter Azevedo Neto - Depto. de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas- UESPI
Anangela Ravena da Silva Leal - Depto. de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas- UESPI
Érika da Silva Moura - Depto. de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas- UESPI
Francisco das Chagas Morais de Moura - Prof. MSc./ Orientador- Depto- de Ciências Biológicas- UESPI
Elineide Bezerra de Sousa - Profa.Supervisora Bolsista PIBID
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho foi desenvolvido em turmas do 6º Ano da Unidade Escolar Santa Inês, Teresina – PI O ecossistema é a unidade natural que compreende todas as interações dos seres vivos de uma comunidade entre si e com os fatores abióticos do ambiente. Os seres vivos de um ecossistema podem estabelecer entre si e com o meio abiótico um relacionamento que permite, por exemplo: sua sobrevivência; a reprodução das espécies; a preservação dos recursos naturais daqueles ambientes. Diz-se então que o ecossistema está em equilíbrio biológico. Com os seres vivos as relações geram níveis tróficos em uma cadeia alimentar, que é uma sequência na qual o fluxo de alimentação onde o há fluxo de energia e matéria. Assim, nessa cadeia, haverá: os produtores, que são seres autótrofos e produzem seu próprio alimento através de matéria inorgânica do meio e energia do sol; os consumidores, que são heterótrofos e obtém alimentos de produtores e/ou de outros consumidores; e os decompositores, que são heterótrofos obtendo seu alimento de produtores e consumidores, decompondo a matéria e liberando matéria inorgânica para o meio.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Os alunos devem compreender de modo dinâmico como ocorre à transferência de energia; diferenciar teia de cadeia alimentar; entender os conceitos: autótrofo, heterótrofo, produtor, consumidor, decompositor, carnívoro, herbívoro, onívoro, nível trófico e fotossíntese. A prática confere ainda aos alunos o trabalho em grupo, o espirito de liderança e a participação mais ativa na sala de aula.
MÉTODOS:
Para a prática cada turma foi dividida, aleatoriamente, em quatro grupos. Cada grupo recebeu como material, um pequeno texto e gravuras. Em uma parede da sala de aula foi fixado um quadro, incompleto, que possuía na primeira linha os níveis tróficos (primeiro nível trófico, segundo nível trófico e assim sucessivamente) e na primeira coluna quatro ecossistemas (ecossistema um, ecossistema dois, etc.) Os textos que os grupos receberam forneciam a eles informações do ambiente em questão e assim perceberam em que nível trófico cada ser vivo se encontrava. Após a leitura em grupo do texto os alunos colocaram, com uma fita adesiva, os papeis com gravuras dos seres vivos no quadro exposto, respeitando o ecossistema de trabalho e a ordem dos níveis tróficos. Para testar a atenção dos alunos cada grupo recebeu imagens a mais do que o necessário. Ao final, quando todos os grupos concluíram o quadro, cada grupo foi a frente da turma para leitura de seu texto e explicou como estava a organização de seus níveis tróficos. Aproveitaram esse momento para apontar quem eram os produtores, consumidores e decompositores de sua cadeia alimentar, bem como os autótrofos, heterótrofos, carnívoros, herbívoros e onívoros.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A divisão aleatória das turmas permitiu que a montagem de grupos não atendesse o grau de amizade, atingindo um dos objetivos da prática: o trabalho em grupo. Essa organização gerou no inicio perturbações em alguns grupos, que foram resolvidas no desenrolar da prática. Foi perceptível, também, o interesse de muitos na execução, bem como na liderança do grupo para conseguir realizar a prática. Ao final, quando os grupos se apresentaram a frente da turma os demais alunos tiveram atenção, curiosidade e participação durante a apresentação dos colegas, demonstrando também o companheirismo e a solidariedade em uma etapa difícil para eles, se apresentar em público.
CONCLUSÕES:
Através dessa dinâmica didática, os alunos puderam compreender e diferenciar cadeia de teia alimentar e aplicar em sala de aula os conceitos: autótrofo, heterótrofo, produtor, consumidor, decompositor, carnívoro, herbívoro, onívoro, nível trófico. Com isso constatou-se uma melhor interatividade entre os alunos e maior participação, atingido assim os objetivos.
Palavras-chave: Nível Trófico, Escola, Ecossistema.