65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 3. Genética Humana e Médica
HERANÇA QUANTITATIVA: PESQUISA DO PERFIL DA ESTATURA DOS ESTUDANTES DO IFPA NO ANO DE 2012.
Suellem Sousa Cavalcante Vasconcelos - Acadêmica de Licenciatura em Ciências Biológicas - IFPA
Anderson Protázio - Acadêmico de Licenciatura em Ciências Biológicas -IFPA
Carlos Rocha - Profº. Drº/Orientador - Disciplina Genética e Evolução - IFPA
INTRODUÇÃO:
A meta da genética é a análise do genótipo dos organismos. Mas o genótipo só pode ser identificado por seu efeito fenotípico. Em sua maioria, o estudo da genética nos apresenta substituições alélicas que causam diferenças qualitativas no fenótipo. Porém em geral, nas populações naturais a variação real entre os organismos é quantitativa e não qualitativa.
A altura, o peso, a atividade metabólica, a taxa reprodutiva, e o comportamento são características que variam mais ou menos continuamente em uma faixa (GRIFFITHS et al., 2002).
São exatamente essas variações quantitativas que interessam em nosso trabalho. Herança Quantitativa é também conhecida como herança poligênica ou, simplesmente, poligenia. Nesta interação gênica, pares de genes somam ou acumulam seus efeitos, vale ressaltar que estas características sofrem forte influência do ambiente, alterando o fenótipo.
A aplicação da análise genética mendeliana é extremamente difícil na variação quantitativa, pois as influencias genéticas e ambientais combinadas dificultam o estudo dessas características multifatoriais, sendo então aplicadas técnicas estatísticas, este tipo de variação pode ser quantificado medindo–se a característica, no nosso caso a estatura, em uma amostra de indivíduos da população, que no nosso trabalho é a obtida entre os estudantes do IFPA – Belém, onde usamos uma amostra de 185 indivíduos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo geral deste trabalho é identificar o perfil da estatura dos estudantes do IFPA – Belém no ano de 2012, referente ao caráter quantitativo da estatura. Na busca de nosso objetivo principal, buscamos despertar na população do IFPA – Belém, especialmente nos estudantes, um maior interesse no desenvolvimento de projetos dentro do Instituto.
MÉTODOS:
Antes de tudo iniciamos uma revisão bibliográfica sobre Herança quantitativa, usando para isso, livros de Genética e outras publicações sobre o tema. Após essa revisão, iniciamos a coleta de dados necessários ao desenvolvimento da pesquisa, a medição da estatura da população do Instituto Federal do Pará.
A primeira etapa no estudo de qualquer característica quantitativa é coletar medidas da característica de indivíduos em uma população. Em geral apenas uma pequena fração em todos os indivíduos na população pode ser medida. Chamamos este grupo de amostra (SNUSTAD & SIMMONS, 2001).
Foi exatamente assim que procedemos, para o estudo do nosso trabalho a amostra teve 185 estudantes do Instituto Federal do Pará – IFPA.
As medições foram realizadas em três dias, cada dia em um turno diferente, dia 26 de junho de 2012, foram feitas 64 medições no turno da noite, dia 28 de junho de 2012, 61 medições no turno da manhã e no dia 29 de junho de 2012, 60 medições no turno da tarde.
Com os dados em mãos iniciamos seu tratamento, seguindo critérios estatísticos aplicados ao estudo da Genética.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A amostra foi obtida a partir da medição de altura de 185 estudantes de vários cursos e turnos do IFPA, com idade variando entre 13 e 62 anos, o que nos dá uma média de 21 anos. A estatura teve uma média de 1,652 ± 0,090 m, ao dividirmos a amplitude total 0,49 m pelo números de classes fenotípicas (7), obtivemos o intervalo de classe de 0,49 cm, após o qual pudemos estabelecer o intervalo de cada classe e a sua distribuição de frequência.
Na amostra coletada as médias obtidas foram: Média = 1,652 m, Moda = 1,628 m e Mediana = 1,649 m. A classe modal, ou seja, a de maior frequência foi observada no intervalo de classe (1,56׀ — 1,63 m), as menores frequências ficaram nos extremos cujos intervalos de classe foram (1,42׀ — 1,49) e (1,84׀ — 1,91), respectivamente. O uso de 3 (três) casas decimais nos valores das médias obtidas foi para se manter o mais fiel possível os valores reais, evitando assim aproximações que poderiam alterar dados importantes da tabela, como por exemplo a aproximação da Moda = 1,63 m, haveria uma modicação da classe modal da classe C (valor real) para a classe D (obtido por aproximação).
A curva de distribuição obtida com amostra e a curva de distribuição normal (curva hipotética usando as classes fenotípicas e o total de indivíduos da amostra), de acordo com a proporção fenotípica: 1 : 6 : 15 : 20 : 15 : 6 : 1 foram sobrepostas para que fossem comparadas.
CONCLUSÕES:
Houve diferença entre as duas curvas de distribuição, três fatores específicos acarretam este tipo de modificação: número de fenótipos, norma de reação (fatores ambientais) e o tamanho da amostra.
Para fins didáticos foi utilizado, fenótipo = 2n + 1, onde n é o número de pares de genes, consideramos para nosso trabalho como a altura sendo regulada por 3 pares de genes, onde chegamos ao número de 7 classes fenotípicas, porém este número é apenas uma suposição.
Qualquer separação em classes fenotípicas que se queira estabelecer será arbitrária, porque a variação desses caracteres é feita segundo uma escala contínua. (...) (BEIGUELMAN, 2008).
O ambiente tem uma grande influência nas características quantitativas e essa influência é representada pela norma de reação.
O terceiro fator que interferiu para que a curva de distribuição da amostra não fosse igual à curva de distribuição normal foi o tamanho da amostra utilizada.
Apesar de apenas as variáveis contínuas poderem ter distribuição normal, as propriedades dessa distribuição são aplicáveis indistintamente aos caracteres contínuos e aos merísticos que se distribuem de modo aproximadamente normal. Isso acontece porque, na prática, nem os próprios caracteres contínuos mostram uma distribuição contínua, pois no mundo real lidamos com amostras de populações ou com populações finitas.(...)(BEIGUELMAN, 2008).
Palavras-chave: Herança Quantitativa, Estatura, Estudantes do IFPA/2012.