65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE FUNGOS EM GRÃOS DE SOJA ARMAZENADOS NO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT
LUCAS MILLER OLIVEIRA SANTOS - Aluno do 3 ano do ensino médio integrado ao Téc. em Agropecuária – IFMT Cáceres
RITA DE CASSIA PEREIRA BORGES - Profa. Dra./Orientadora - IFMT Campus Cáceres
JOSÉ RICARDO CASTRILLON FERNANDEZ - Prof. Dr./Coorientador - IFMT Campus Cáceres
INTRODUÇÃO:
As técnicas de armazenamento de grãos são usadas para conservação de suas propriedades físicas e químicas. Para isso, devem ser consideradas a variação de temperatura e umidade; a prevenção do ataque de roedores, insetos, e em especial, de fungos. Apesar de não existirem estimativas das perdas econômicas associadas a fungos de armazenamento no Brasil, é sabido que sua ação pode ocasionar a perda do valor nutricional e a produção de micotoxinas nos grãos, que por sua vez, além de prejuízos econômicos, podem causar danos irreversíveis à saúde de quem consuma produtos contaminados ou seus derivados. A situação dos grãos de soja produzidos e armazenados no município de Cáceres-MT, quanto à contaminação por fungos e a presença de micotoxinas é desconhecida, não existindo, portanto, informações aos consumidores de soja, produtores agropecuários, sobre o produto fornecido aos seus animais, que são destinados ao consumo humano.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desse trabalho foi coletar amostras e realizar testes de detecção de fungos em grãos de soja produzidos e armazenados em uma Fazenda localizada no município de Cáceres, MT.
MÉTODOS:
As amostras foram coletadas, em propriedade rural do município, que produz e estoca soja, com grãos da safra de 2012 (colhidos em março), seguindo a Instrução Normativa n.13 de 10 de fevereiro de 2004, tomados cuidados assépticos, e colocados em sacos plásticos esterilizados em solução de hipoclorito de sódio 3%, de modo que garantissem uma porção representativa da qualidade real do lote de grãos.
Para detecção de fungos foram usados 400 grãos esterilizados superficialmente em solução de hipoclorito de sódio a 1% por 3 minutos e foram considerados os métodos sugeridos pelo Manual de Analise Sanitária de Sementes, método de Incubação em meio de cultura Agar Salino. Os grãos foram distribuídos sobre o meio de cultura em placas de Petri, ambos autoclavados sob capela de fluxo laminar. Os grãos foram incubados em câmara de incubação tipo BOD, sob regime de alternância luminosa de 12 horas, a temperatura entre 18 e 22 graus Celsius pelo período de 8 dias.
O procedimento de identificação se deu por meio da observação das estruturas físicas dos fungos em Estereomicroscópio binocular (lupa) com aumento de 40X e em Microscópio Óptico, segundo o Manual de Analise Sanitária de Sementes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dos grãos estudados, 95%, estavam infectados por fungos, o que corresponde a um alto nível de infestação. Existe a possibilidade de que 82% desses grãos estivessem infectados pelo fungo do gênero Penicillium, havendo necessidade de confirmação por analises mais criteriosas, a ser realizadas. Sabe-se que os principais fatores que favorecem o desenvolvimento de fungos durante o armazenamento são: umidade, temperatura, período de armazenamento, nível inicial de contaminação, impurezas, insetos, condições físicas e sanitárias dos grãos (LAZZARI, 1997). De modo a minimizar a contaminação por fungos é imprescindível que toda a estrutura do armazém esteja preparada para oferecer as condições ideais de armazenamento, contrarias as condições de desenvolvimentos de fungos. As micotoxinas produzidas pelos fungos são metabólitos secundários altamente tóxicos, como a OCRATOXINA (OTA) (produzida por diversos fungos do gênero Penicillium), que age principalmente nos rins, mas também atua no fígado, dificultando a coagulação do sangue (imunossupressora) em muitos animais (FOOD INGREDIENTS BRASIL - FiB, 2009). No estado de Mato Grosso condições como temperatura e umidade são favoráveis ao desenvolvimento de fungos na maior parte do ano e requerendo cuidado durante o armazenamento.
CONCLUSÕES:
Foi identificado alto nível de infestação por fungos, com a possibilidade de que sejam produtores de micotoxinas prejudiciais à saúde animal. É evidente que mais cuidados devem ser adotados durante o armazenamento desses grãos, sendo necessárias também novas pesquisas que identifiquem o nível de contaminação inicial destes grãos assim que são colhidos, de modo que o produtor tenha medidas eficazes de controle.
Palavras-chave: Tecnologia de armazenamento, Avaliação de sanidade de grãos de soja, Micotoxinas.