65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A UTILIZAÇÃO DO KIT ATOMLIG NAS AULAS DE QUÍMICA
Emannuel Sousa Elizeu Osório - Curso de Licenciatura em Química - IFPI
Roberval Soares das Neves - Curso de Licenciatura em Química - IFPI
Fabrícia Costa do Nascimento - Curso de Licenciatura em Química - IFPI
Gilvan Moreira da Paz - Prof. M. Sc. / Orientador - Licenciatura em Química - IFPI
INTRODUÇÃO:
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa que se propõe reforçar a formação inicial dos futuros professores, e que busca a valorização do magistério, inserindo discentes das licenciaturas nas escolas, para que eles se familiarizem com o ambiente escolar e, futuramente, esses profissionais formados possam atuar na educação básica. O curso de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPI) faz parte do programa, e umas das escolas públicas de Teresina atendidas é a Unidade Escolar Benjamin Baptista. O bolsista do PIBID deve buscar um maior dinamismo para as aulas, procurando estratégias inovadoras e trazendo recursos diferenciados para a sala de aula, na tentativa de despertar o interesse do aluno; logo, o PIBID forma mais do que professores para a educação básica, forma futuros professores-pesquisadores em ensino de ciências.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem por objetivo propor uma forma dinâmica de construir moléculas utilizando o kit ATOMLIG, e dessa forma fazer com que o aluno possa ter outro olhar sobre o conteúdo, facilitando assim a sua aprendizagem.
MÉTODOS:
O presente trabalho foi desenvolvido com 40 alunos de uma turma de 3º ano, turno manhã, da Unidade Escolar Benjamin Baptista, escola da rede pública estadual da cidade de Teresina, Piauí. A atividade foi realizada em três momentos: no primeiro momento, procedeu-se uma exposição dos conceitos a serem trabalhados durante a aula sobre hidrocarbonetos; o segundo momento da atividade foi a divisão da sala em grupos, e a entrega de um kit ATOMLIG para cada grupo, para que eles fizessem a montagem das estruturas que estavam propostas no roteiro da atividade, e depois cada grupo expôs as suas moléculas montadas; o terceiro momento consistiu na aplicação de um questionário com os alunos, com o intuito de se fazer uma verificação de aprendizagem dos conteúdos que foram trabalhados com os alunos, além de se ver a aceitação da atividade por parte dos estudantes. O questionário aplicado consistia de cinco perguntas, sendo que quatro delas eram sobre a parte conceitual do conteúdo, e uma quinta pergunta, na qual o próprio aluno era instigado a fazer uma avaliação da atividade como um todo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados das aulas com o uso do ATOMLIG corresponderam às expectativas, pois houve boa aceitação da atividade, e isso pode ser verificado pelos questionamentos realizados pelos mesmos a respeito do conteúdo abordado, no decorrer da aula, mostrando assim o quanto os alunos se interessaram pelo assunto, e quantos conceitos eles haviam aprendido durante a prática. Após a análise dos questionários, constatou-se que a maior parte dos alunos conseguiu absorver o conteúdo trabalhado durante a aula, e que os mesmos avaliaram positivamente as atividades propostas. Percebeu-se com esta prática o quanto é positivo e proveitoso para o aluno quando o conteúdo trabalhado em sala de aula é dinamizado, utilizando-se de novos recursos. Atividades como essa são importantes para a formação de futuros docentes, pois levam os mesmos a buscar metodologias novas e inovadoras, trazendo assim uma nova visão sobre o ensino de Química nas escolas, propiciando aos mesmos uma maior autonomia.
CONCLUSÕES:
A atividade proposta permitiu uma maior dinamização da aula e um novo olhar sobre o conteúdo abordado, o que facilitou uma maior aprendizagem dos alunos, atendendo assim as propostas do PIBID.
Palavras-chave: Formação inicial, Futuros docentes, Metodologias novas.