65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 7. Gestão Pública
Habitar não é só morar é também gestar - poder local da favela – caso Jdim Vale das Flores /Taboão da Serra- SP.
Terezinha de Oliveira Gonzaga - Profra. Dra. Orientadora Curso de Arquitetura e Urbanismo - Unifev - Votuporanga
INTRODUÇÃO:
Introdução
Apresenta-se a análise do impacto na vida da população de uma experiência de inserção de uma favela no tecido urbano num município da área metropolitana de São Paulo.A grande questão tratada é gestão participativa e o impacto no cotidiano destas e destes moradorases com ênfase nas relações sociais de gênero. O fórum denominado Poder Local que discutia as políticas públicas da região. O eixo um Projeto de Reurbanização de uma Favela de 2005 a 2011. A mesma localizada numa encosta de propriedade municipal e numa centralidade onde possui unidades básicas de saúde, complexo educacional, comércio e transporte. As ações foram a implantação do Programa de Regularização Fundiária e Reurbanização, que se compunha com obras de melhoria da qualidade de vida do local, educação ambiental e de cidadania, entrega dos títulos de posse da terra. O principal foco a inserção da área no tecido urbano se deu em dois momentos. Um com a revisão do Plano Diretor que incorporou a favela como bairro e como ZEIS – Zona Especial de Interesse Social uma diretriz do Estatuto da Cidade, as obras e o trabalho social. O segundo com a inserção no tecido social local. A proposta cunhada no processo de reurbanização da área da favela com os as moradorases, em parceria com a Prefeitura. Esta ação empoderou a população principalmente quem compunha a comissão de moradoras/es, fundação de uma Associação de Moradores, volta a escola inclusive indo para a Universidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Os objetivos do Trabalho Avaliar juntamente com a população a importância do processo desenvolvido e quais as contribuições para a melhoria da qualidade de vida e registrar a experiência de avaliação com participação.
MÉTODOS:
Métodos
A pesquisa foi desenvolvida pela TEMA – Planejamento e Projetos Urbanos, Arquitetônicos e Sociais que utilizou a seguinte metodologia.Aconteceu na própria favela com reuniões na casa das moradoras e moradores. Aos domingos uma vez que o dia em que a maioria das pessoas estão em casa.
Depoimento de moradoras e moradores era feito aos domingos pela manhã. Atingimos 40 pessoas sendo 10 hoemns e 30 mulheres.O Grupo focal de reflexão no caso era a Comissão de Moradorases a reunião feita mensalmente com portanto um grupo fixo, domingo a tarde. Os ensinamentos de moreneana como os mapas de relações e o auto conhecimento foram as técncias utilizadas.
O registro foram depoimentos que neste trabalho não serão publicados, pois,o volume é muito grande, assim como as anotações das reuniões.Mas sim o resultado das análises e as conclusões.
Bibliografia: Gonzaga, T. O. - A Cidade e Arquitetura também mulher:conceituação do Planejamento Urbano e Projeto Arquitetônico do ponto de vista de gênero, pós fácio – Annablume - 2011.
Moreno,J.L.Psicodrama,São Paulo,Cultura,1975
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Resultados e Discussão
Durante as reuniões de avaliação a maioria da população deu ênfase que a grande mudança na qualidade de vida da população foi o titulo de posse que deu segurança na posse e, as e os liberou para investir na melhoria da habitação. Podiam, por exemplo, contrair empréstimos para a melhoria da moradia sem medo de serem despejadasos.A segunda ênfase foi a implantação da rede elétrica, pois, com as ligações clandestinas, os gatos, os aparelhos eletrônicos viviam queimando e em terceiro lugar foi a implantação da rede de iluminação pública. As mulheres mães enfatizaram que passaram a sair durante a noite com mais frequência e perderam o medo das e dos filhas e filhos estudarem a noite. Em relação a experiência do fórum do Poder Local a discussão foi realizada com o grupo focal que reunia mensalmente com participantes da Comissão de Moradoras que compunham a diretoria da Associação de Moradorases. A avaliação é de que esta iniciativa da favela ser o sujeito que puxava as reuniões fez com que destruísse o muro invisível de discriminação daquele espaço ilegal, tanto na legislação urbanística como não reconhecido como um bairro como outro do entorno. E de repente a favela agora Jardim Vale das Flores com iluminação pública, melhorias das habitações e uma série de outros planos de fixação no local, estava chamando as pessoas de outros bairros, o padre, o pastor , os comerciantes, as associações de bairro, as diretoras de escola para discutirem os problemas comun
CONCLUSÕES:
Conclusões
O impacto e o empoderamento desta população se deu como resultado de uma política pública de inserção física e social no tecido urbano. E a mudança qualitativa na vida cotidiana das participantes da Comissão de Moradorases e o movimento de voltarem para escola, duas para o ensino médio, duas terminaram o ensino médio e fizeram a Universidade, duas ensino fundamental. Duas mulheres vítimas de violência doméstica romperam com este ciclo vem provar que a política de participação popular deve ser o canal para o empoderamento e autonomia da população moradora das favelas.
Palavras chaves: ,
Palavras-chave: inserção, poder local, participação, habitar,, morar, gestar.