65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 5. Antropologia Urbana
A produção acadêmica da UFPB nos últimos 20 anos: Caso Centro de Educação
Raoni Borges Barbosa - Departamento de Ciências Sociais - UFPB
Mauro Guilherme Pinheiro Koury - Prof. Dr./Orientador - Departamento de Ciências Sociais - UFPB
INTRODUÇÃO:
Esta comunicação apresenta o estado atual do Mapeamento da Produção do Centro de Educação da UFPB I, de 1992-2012, abordando a produção docente e discente que referencia, no título, a cidade de João Pessoa, de modo que as trajetórias metodológicas, teóricas e temáticas que moldaram as diversas imagens sobre a cidade possam ser verificadas e comparadas com as produzidas por outros centros acadêmicos. Este Mapeamento é parte integrante do projeto “Balanço Comparativo da Produção da UFPB campus I sobre a cidade de João Pessoa, PB, 1992-2012”, conduzido pelo GREM - Grupo de Pesquisa em Sociologia e Antropologia das Emoções, sob a coordenação do Prof. Dr. Koury.
A pesquisa almeja imprimir à atividade acadêmica da UFPB I uma racionalidade instrumental ao disponibilizar uma ferramenta de trabalho que possibilite a comunicação entre os saberes e os conhecimentos já produzidos ou em produção, bem como descortinar a simbologia construída nos últimos 20 anos sobre João Pessoa.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Os objetivos são o de avaliar e organizar um Banco de Dados sobre a produção desenvolvida na UFPB campus I que tenha a cidade de João Pessoa como objeto de estudo. O balanço crítico-analítico e o mapeamento da produção acadêmica sobre João Pessoa permitirão uma Política de Trocas e de Visibilidade, bem como a instituição de um Fórum Permanente para a discussão Teórico-Metodológica sobre cidades.
MÉTODOS:
A discussão abarcou temas centrais das Ciências Sociais, tais como Cultura, Patrimônio, Memória, Métodos de Pesquisa, Produção Acadêmica, Políticas Públicas para Pesquisa e Ensino, Ciência como atividade coletiva e outros. Em paralelo, os envolvidos na pesquisa exercitaram as habilidades básicas da vida docente e de pesquisa: ler, fichar, discutir e apresentar textos; coletar e processar dados na forma de tabelas e listagens; produzir atas de reuniões teórico-metodológicas; produzir relatórios e etc. Neste sentido, o projeto “Balanço Comparativo da Produção da UFPB campus I sobre a cidade de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, 1992-2012” já se consolidou como uma das atividades centrais dos que participam do mesmo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A pesquisa se concentrou, até então, na apropriação de várias ferramentas de trabalho (Lattes, DGP, Excel e outros), da formação de um ethos de trabalho que se consolida gradativamente dentro de um grupo cada vez mais unido pela pesquisa, da aprendizagem de conceitos e métodos específicos para a formação acadêmica de cada pesquisador PIBIC (antropologia urbana e das emoções, memória social e institucional, cultura e patrimônio, dimensão política da produção acadêmica, ciência como atividade coletiva, formatos comunicacionais acadêmicos, resumo, catálogo, contexto histórico da produção acadêmica, produtivismo, levantamento, balanço, mapeamento, revisão de literatura e outros), e de uma visão mais apurada e global da UFPB I enquanto espaço de produção de conhecimentos (seus impasses, falhas institucionais, trajetórias político-acadêmicas e etc.
CONCLUSÕES:
A pesquisa logrou uma maior aproximação da dinâmica de produção docente e discente da UFPB I, nos últimos 20 anos, a partir de uma ampla coleta e sistematização de dados sobre o Centro de Educação, de modo que primeiras inferências sobre o desenvolvimento do mesmo podem ser ousadas. Na segunda fase da pesquisa, este subtrato informacional será fundamental para uma análise mais precisa da produção acadêmica do centro, de modo que a organização de um Banco de Dados sobre a produção desenvolvida na UFPB campus I que tenha a cidade de João Pessoa como objeto de estudo estará mais próxima.
Palavras-chave: produção acadêmica, UFPB I, cidade de João Pessoa.