65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 5. Direito - 13. Direito
Educação e Alteridade: Por uma cultura voltada à paz nos espaços escolares
Lucas Jerônimo Ribeiro da Silva - Universidade Federal de Minas Gerais
Adriana Goulart de Sena Orsini - Universidade Federal de Minas Gerais
Juliana Castro Sander Morais - Universidade Federal de Minas Gerais
Natália de Souza Neves - Universidade Federal de Minas Gerais
Anelice Teixeira da Costa - Universidade Federal de Minas Gerais
Izabel Campos Ferreira - Universidade Federal de Minas Gerais
INTRODUÇÃO:
A violência, aliada ao desrespeito aos direitos humanos e à exclusão social, são realidades que perpassam as sociedades contemporâneas, e que se refletem no ambiente escolar. Observa-se em nosso país um recrudescimento de práticas violentas nas escolas, incitando assim a reflexão por parte dos educadores, da comunidade escolar e da Universidade sobre como modificar esse cenário, de forma que a escola possa reassumir a sua função: educar para garantir a formação cidadã, plena e emancipatória dos alunos.
É nesse contexto que o Projeto “Educação e Alteridade: por uma cultura voltada à paz nos espaços escolares” se insere. Com o escopo de se refletir sobre a cultura da paz, assim como a necessidade do diálogo e da alteridade para a criação de um ambiente escolar equilibrado e sustentável, o Programa RECAJ UFMG e alunos do ensino médio do COLTEC e da Escola Estadual Anita Brina Brandão desenvolveram esse projeto. Para tanto, aliou-se a temática da cultura da paz à possibilidade de os alunos produzirem um projeto científico no qual os obstáculos para a paz social e a violência escolar pudessem ser problematizados, de forma que as suas habilidades de pesquisa científica também fossem desenvolvidas. O Projeto possui como referenciais teóricos Pierre Bordieu, Rosário Ortega e Paulo Freire.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do Projeto consistiu na elaboração de projetos de pesquisa por cada aluno da educação básica participante. Não obstante, o escopo dos projetos perpassava o tema da Cultura da Paz e a compreensão dos conceitos de conflito, alteridade e reconhecimento do outro. Assim, o propósito do Projeto foi integrar a formação de jovens pesquisadores ao estudo dos direitos humanos no ambiente escolar
MÉTODOS:
O projeto “Educação e Alteridade: Por uma cultura voltada à paz nas escolas” iniciou-se em agosto de 2012 e foi concluído em fevereiro de 2013. Nesse período foram realizadas reuniões quinzenais nas quais os monitores, alunos da graduação e da pós-graduação da Faculdade de Direito da UFMG, desenvolveram, sob coordenação da Professora Adjunta Adriana Goulart de Sena Orsini, atividades de pesquisa junto aos alunos do Colegio Técnico da UFMG e da Escola Estadual Anita Brina Brandão. A metodologia adotada consistiu em problematizar com os 3 estudantes bolsistas textos relacionados à cultura da paz, violência nas escolas, alteridade e respeito. Por meio do estudo dos temas, os alunos fizeram um levantamento de materiais audiovisuais relacionados e escrevam aquilo que pensam sobre a realidade adversarial dos dias atuais. Após a fase inicial, os três estudantes escolheram seus respectivos objetos de estudo e os monitores realizaram, junto aos bolsistas, uma análise detalhada acerca de todos os itens básicos que compõem um projeto de pesquisa. Com o embasamento material e o conhecimento formal metodológico, os bolsistas concluíram o trabalho com a apresentação dos projetos de pesquisa, que se mostraram bem sistematizados metodologicamente e também coerentes com o objeto de investigação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante a execução do presente projeto, os três alunos do ensino médio de Belo Horizonte demonstraram um amadurecimento progressivo em relação ao aperfeiçoamento ortográfico-gramatical da escrita, à organização das ideias por meio da elaboração de textos e relatórios, bem como à estruturação de projetos científicos segundo os critérios formais da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Compreendidos os fundamentos textuais e metodológicos envoltos à iniciação científica, os estudantes expressaram em seus objetos de pesquisa diferentes perspectivas acerca da violência escolar e da promoção de direitos humanos e de uma cultura voltada à solidariedade entre crianças e adolescentes.
O processo de construção do conhecimento, consubstanciado por meio da cooperação entre a professora-coordenadora, os orientadores da graduação e da pós e os estudantes do ensino médio, evidenciou a importância do pluralismo acadêmico na Universidade. Ao final, os seguintes projetos foram apresentados: "A influência dos jogos eletrônicos nas manifestações violentas dos jovens na sociedade", “A música enquanto instrumento de emancipação do indivíduo" e “A ilusão da paz na resolução de conflitos por meio da violência: Estudo do caso Casey Heynes (Zangief) e os efeitos do ato violento praticado”.
CONCLUSÕES:
Ao longo do desenvolvimento do Projeto, pode-se confirmar a idea que o originou: a importância de se unir diferentes sujeitos relacionados à educação – alunos do Ensino Médio, Graduação, Pós e professores – para um debate mais profundo e crítico acerca da sustentabilidade do ambiente escolar. Mostrou-se evidente a deficiência das instituições e profissionais, em geral, em abordar este assunto, de tamanha importância nos dias atuais, em contraposição à presença de alunos interessados pelo tema e dispostos a desenvolvê-lo. A qualidade crítica das observações expostas e trabalhadas por eles durante as reuniões, que culminaram na escrita dos projetos de pesquisa individuais, aponta o potencial que este tipo de abordagem pode atingir em um ambiente escolar que esteja aberto a debates.
Ademais, o incentivo ao estudo conjunto sobre os conceitos que embasam a pesquisa científica, desde a originalidade e crítica até a técnica para se delimitar objetivos e escrever textos claros, se mostrou extremamente importante para a formação dos estudantes, tanto das escolas quanto da Universidade. A partir de projetos como este, os alunos são incentivados desde cedo a desenvolverem um olhar metodológico e crítico, que os permite procurar soluções aplicáveis às dificuldades sociais que se apresentam.
Palavras-chave: Educação, Cultura da Paz, Iniciação Científica.