65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
ESTUDO DO COENTRO (“Coriandrum Sativum L.”) EM CULTIVO ORGÂNICO COM DIFERENTES ESPAÇAMENTOS NO MICROCLIMA SERTÃO DO MACIÇO DE BATURITÉ
José Danisio Silva Vieira - Agronomia - UNILAB
Valdécio dos Santos Rodrigues - Agronomia - UNILAB
Stallone Soares da Costa - Agronomia - UNILAB
Luís Antonio da Silva - Prof. Dr./Orientador - Instituto de desenvolvimento rural - UNILAB/CNPq/Funcap
INTRODUÇÃO:
O coentro (“Coriandrum Sativum L.”) é uma hortaliça herbácea pertence a família apiaceae, nativa da bacia do Mar Mediterrâneo (Joly, 2002), é uma das hortaliças mais populares do norte e nordeste existente no dia-a-dia de todas as famílias do Brasil consumida como condimento. Seu cultivo é viável principalmente para região nordeste por ser uma cultura predominante de clima quente, por possuir um baixo custo econômico e por ser uma planta pouco exigente em fertilidade, grande tolerância a acidez e por ter um ciclo curto. Possui grande importância principalmente para pequenos agricultores que utilizam do cultivo para poder obter uma renda extra para o sustento de suas famílias.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a densidade populacional de coentro (“Coriandrum Sativum L”.), cv. Verdão, nas condições de sertão do maciço de Baturité.
MÉTODOS:
O presente experimento foi realizado na Horta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- UNILAB em Redenção (CE) no período de 28 de Agosto a 05 de Outubro de 2012. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com quatro tratamentos: (T1) 10 cm entre linhas; (T2) 15 cm entre linhas; (T3) 20 cm entre linhas; (T4) 25 cm entre linhas, com parcelas subdivididas em linha continua (LC) e desbaste com três cm de espaçamento entre plantas e quatro repetições. O experimento foi conduzido em canteiros com um metro de largura e doze metros de comprimento. A adubação foi completamente orgânica feita com esterco bovino e composto e o manejo foi realizado manualmente. Após 38 dias da condução do experimento foram avaliadas as variáveis diâmetro do caule em LC e com três cm entre plantas, altura da planta em LC e com três cm entre plantas (cm), tamanho da raiz em LC e com três cm entre plantas (cm). As medições foram realizadas com o auxilio de um paquímetro digital, régua e uma fita métrica. Os dados foram analisados estatisticamente e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Não houve diferença significativa entre tratamentos para as variáveis altura da planta com desbaste de 3 cm entre plantas e em LC que teve como média geral 35, 20 cm e 38, 86 respectivamente, o diâmetro do caule (mm) planta com desbaste de 3 cm entre plantas e em LC teve média geral 4,04 e 3,84, tamanho da raiz (cm) planta com desbaste de 3 cm entre plantas e em LC teve 12,82 e 11,92 respectivamente. Isso mostra que não foram afetadas pelos tratamentos.
CONCLUSÕES:
Com estes resultados pode-se afirmar que o cultivo de coentro da cultivar Verdão é viável para produção tanto em espaçamento entre 10, 15, 20, 25 cm entre linhas, em linha continua (LC) e com desbaste de 3 cm entre plantas.
Palavras-chave: “Coriandrum sativum L”., Hortaliças, Sustentabilidade.