65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
A GESTÃO AMBIENTAL E AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: O CASO DO IFRN - CÂMPUS PAU DOS FERROS
Tálison Felipe Ferreira de Sena - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Júlia Milena Fernandes Dantas - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Luciano Vieira Dutra - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:
O século XXI trouxe grandes transformações: as empresas cresceram, aumentou-se a produção de mercadorias e a população multiplicou-se. O homem continua consumindo desenfreadamente. Esse consumismo, aliado às desigualdades sociais, estão entre as principais causas dos problemas socioambientais da atualidade. As empresas, por meio da propaganda, influenciam o homem a comprar exageradamente, sem se preocupar com as gerações futuras nem com os recursos naturais finitos. Neste sentido, a Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu, na década de 1980, reunir um grupo de especialistas para melhor avaliar os resultados danosos do desenvolvimento econômico. Disso resultou o relatório Brundtland, primeira publicação a trazer um conceito de desenvolvimento sustentável, como sendo “aquele que responde as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de responder as suas necessidades”. Percebe-se que esse conceito, considerado como uma solução para muitos de nossos problemas, pouco se concretizou. Não é possível que tantos estudantes e universitários não pensem em sustentabilidade até mesmo no local onde estudam. Onde está o desenvolvimento sustentável nas escolas, já que estas prometem não só preparar os alunos para o futuro profissional, mas formar para a vida?
OBJETIVO DO TRABALHO:
Fazer um levantamento das ações de gestão ambiental que foram efetivadas no âmbito do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Pau dos Ferros, desde que este foi inaugurado.
MÉTODOS:
Estudo de caráter descritivo e exploratório, de natureza qualitativa, resultado de uma pesquisa bibliográfica acerca da temática ambiental, por meio de uma consulta a livros e artigos científicos. Além disso, entrevistou-se a diretora do campus a fim de se obter informações no que diz respeito às ações de gestão ambiental implementadas desde a inauguração da instituição. O IFRN, campus Pau dos Ferros, foi inaugurado em 2011, como parte da II Fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, iniciada em 2007. Suas atividades abrangem em torno de 30 municípios diferentes, incluindo alguns dos vizinhos estados do Ceará e Paraíba. Atualmente, a instituição oferta cursos de educação profissional técnica de nível médio integrado nas áreas de Apicultura, Informática e Alimentos, além de graduações e pós-graduações.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Uma das formas de pôr em prática a sustentabilidade e a gestão ambiental seria implantando-as nas instituições de ensino, já que estas lidam com o futuro de muitos jovens e participam não só da sua carreira acadêmica, mas também da ação de qualificar e conscientizar os futuros cidadãos. Em relação às ações ambientais efetivadas pelo IFRN, evidenciaram-se duas práticas simples: a substituição de copos descartáveis pelos não descartáveis, o que contribuiu para uma diminuição de resíduos que anteriormente eram descartados. Além dela, houve um processo de arborização do campus, aumentando de forma considerável a área verde da instituição. Apesar de o campus dispor de recipientes já adequados à coleta seletiva dos resíduos sólidos, essa ação ainda não se efetivou, prática que seria bastante pertinente e que seria o primeiro passo para que houvesse uma efetiva reutilização daquilo que hoje vai para o lixo. Segundo a direção, não há essa prática devido ao fato da inexistência da coleta seletiva no município de Pau dos Ferros, do qual o IFRN faz parte e, de certa forma, depende. A separação do lixo, inclusive, deveria existir em todas as instituições de ensino.
CONCLUSÕES:
Tendo em vista os resultados do presente trabalho, concluiu-se que, até então, poucas foram as atitudes tomadas para o estabelecimento de uma política de sustentabilidade na instituição, ou seja, faz-se necessária a criação de novas ideias e a implementação de mais ações. Todavia, deve-se levar em consideração que a instituição surgiu há pouco tempo, e que possui grande potencial para o desenvolvimento de projetos sustentáveis, uma vez que se encontra em uma área favorável para muitas práticas, como a implantação da energia solar, dado que está em uma região constantemente ensolarada, e da compostagem do solo, pois está cercada por uma rica área arenosa. O IFRN, por se tratar de um amplo espaço acadêmico, o qual capacita alunos para serem futuros profissionais, deve ter um olhar voltado às questões socioambientais, em especial, à sustentabilidade.
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável, Práticas Sustentáveis, Educação.