65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
RESTAURAÇÃO DE UM FRAGMENTO DE MATA CILIAR ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE NÚCLEOS DE DIVERSIDADE, NA FUNDAÇÃO PISCICULTURA INTEGRADA VALE DO ITAJAÍ – FUNPIVI, TIMBÓ/SC
Alessandra Hodecker - Discente Ciências Biológicas, Integrante Programa de Educação Tutorial FURB
Caroline Linzmeyer - Discente Ciências Biológicas, Integrante Programa de Educação Tutorial FURB
Gustavo Henrique Pereira Gonçalves - Discente Ciências Biológicas, Integrante Programa de Educação Tutorial FURB
Carlos Eduardo Zimmermann - Prof. Msc./Orientador – Depto. Engenharia Florestal, Laboratório de Ecologia
INTRODUÇÃO:
O plantio de mudas de espécies arbóreas é considerado uma das técnicas mais utilizadas na recuperação de áreas degradadas, porém essa prática acaba desconsiderando os processos ecológicos, pois não promove a diversidade, nem o estabelecimento de uma heterogeneidade ambiental (Bechara et. al, 2007). Para tanto atualmente utiliza-se a técnica de nucleação para a recuperação de áreas degradadas. Reis, Tres & Bechara (2006) citam que o processo de nucleação representa a restauração de comunidades naturais, enquanto que o plantio tradicional é um processo de recuperação de ambientes florestais com baixa diversidade. Os autores afirmam que é uma técnica caracterizada por restaurar em núcleos, nunca em área total, a fim de permitir espaços para o ocasional se expressar. Conforme Almeida, (2009) o isolamento da área em muitos casos já pode ser uma medida eficaz para a conservação e a recuperação ecológica de uma área. Segundo Aumond (2003), é necessário fundamentar a técnica de restauração ambiental em um modelo ecológico integrador e baseado na inter-relação e interdependência essencial de todos os componentes. Contudo, foi utilizada a nucleação para recuperar um fragmento de mata ciliar, promovendo as relações interespecíficas dos componentes químicos, físicos e biológicos do ambiente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Dar início ao processo de restauração um fragmento de mata ciliar através de técnicas de núcleos de diversidade, na Fundação Psicultura Integrada Vale do Itajaí – FUNPIVI, Timbó, Santa Catarina, Brasil.
MÉTODOS:
O estudo foi conduzido nas margens de um ribeirão, na Fundação de Piscicultura Integrada do Vale do Itajaí – FUNPIVI, pertencente à bacia do Rio Fortuna (49º 18’22.50”, 26º 46’40.50”), a 70 metros de altitude no município de Timbó-SC. A área foi dividida em dois blocos, margem esquerda (B1) e margem direita (B2), com medidas de 90m x 5m cada. Primeiro método aplicado foi o isolamento da área com uma cerca elétrica. A seguir, foi realizado um levantamento da vegetação florestal da área. Para isso, foram coletados amostras das plantas encontrados na área de estudo, sendo levadas para herborização e identificação no Laboratório de Botânica da Universidade Regional de Blumenau – FURB. Para facilitar o processo de recuperação da área de estudo, utilizou-se o método de nucleação. Foram confeccionados 18 núcleos de diversidade contendo poleiros vivos e secos, sendo 9 no bloco 1 (B1) e 9 no bloco 2 (B2). Os núcleos foram dispostos em uma distância de 10 m entre eles, onde continham 1m2 (1x1) e eram constituídos por uma muda de planta nativa (poleiro vivo) e uma “estrutura” feita com bambu (poleiro seco), para atração dos animais polinizadores. As plantas nativas utilizadas foram dos gêneros Myrsine coriácea, Alchornea triplinervia e Cecropia glaziovii.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Para começar qualquer iniciativa de recuperação em uma vegetação florestal, é importante realizar um levantamento das principais espécies que se encontram no local (Almeida, 2009). No ponto de vista de Werneck (2000), o conhecimento da composição florística e da comunidade vegetal é fundamental para o desenvolvimento de recuperação de área degradada. Com o levantamento de espécies encontradas na área, foram identificadas as 11 famílias: Malvaceae, Cyperaceae, Asteraceae, Blechnaceae, Boraginaceae, Laganiaceae, Lamiaceae, Lyrthaceae, Solanaceae, Poaceae e Urticaceae. Foram coletadas 29 espécies, sendo a família Poaceae a mais representativa, com quatro espécies identificadas e duas morfoespécies. Na família Poaceae não foi possível identificar as espécies em nível de gênero, devido a sua diversidade e dificuldade de identificação taxonômica. A família Asteraceae teve quatro espécies identificadas e uma morfoespécie e a família Cyperaceae apresentou três espécies. Portanto, sendo as três famílias mais abundantes na área da pesquisa. Os núcleos têm papel facilitador na recuperação de áreas degradadas, criando condições para a regeneração natural, permitindo a chegada de espécies de plantas, animais e microrganismos e a formação de uma rede de interações entre eles (São Paulo, 2011).
CONCLUSÕES:
Com este trabalho verificou-se que o isolamento da área foi uma importante ação para o início do processo de restauração ecológica desta mata ciliar. Esta importância se deve ao fato de não permitir a entrada de animais exóticos e domésticos, principalmente de bovinos e ovinos que causam os principais danos à vegetação. Devido ao tempo relativamente curto de implantação dos núcleos, as espécies vegetais utilizadas ainda não atingiram a fase adulta, que possibilitará maior atração de aves dispersoras de sementes. Em relação às cercas de fio elétrico, percebeu-se ainda que a mesma não impede a entrada dos animais silvestres, tais como aves e mamíferos, na área de estudo.
Palavras-chave: Nucleação, Restauração, Mata Ciliar.