65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 7. Meteorologia
AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS PARA ESTIMATIVA DA TEMPERATURA MÉDIA DO AR NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO-BA
Adheilton Rogers Pilé de Carvalho - Depto. de Tecnologia e Ciências Sociais - UNEB
Irai Manuela Santana Santos - Depto. de Tecnologia e Ciências Sociais - UNEB
Gertrudes Macario de Oliveira - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Tecnologia e Ciências Sociais - UNEB
Mário de Miranda Vilas Boas Ramos Leitão - Depto. de Engenharia Agrícola e Ambiental - UNIVASF
Emanuele Peixoto Cordeiro - Depto. de Tecnologia e Ciências Sociais - UNEB
Pedro Pereira Santos Júnior - Depto. de Tecnologia e Ciências Sociais - UNEB
INTRODUÇÃO:
A temperatura do ar, dentre os elementos climáticos, é o promotor dos maiores efeitos diretos e significativos sobre muitos processos fisiológicos que ocorrem em plantas e animais; seu conhecimento é fundamental em estudos de planejamento agrícola e em análises de adaptação de culturas a determinadas regiões com características distintas (Valeriano & Picini, 2000). Segundo Gadioli (2000), o conhecimento das exigências térmicas, desde a emergência ao ponto de maturidade fisiológica, é fundamental para a previsão da duração do ciclo da cultura em função do ambiente. Essas informações, associadas ao conhecimento da fenologia da cultura, podem ser utilizadas no planejamento para definição da época de semeadura ou utilização de insumos. Assim, é constatado que a agropecuária torna-se a principal interessada na obtenção da temperatura do ar de determinada região, resultando em maior eficiência dos planos agrícolas desenvolvidos. Tal afirmação é embasada por Jerszurki & Souza (2010), ressaltando que a verificação da confiabilidade de métodos utilizados para estimar a temperatura média do ar é importante, de forma que, esses valores são frequentemente utilizados para avaliar efeitos positivos ou negativos em atividades agrícolas como irrigação, estudos de mudança climática, entre outras.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo avaliar metodologias para estimativa da temperatura média do ar no município de Juazeiro-BA.
MÉTODOS:
Os dados utilizados neste estudo foram obtidos na estação meteorológica automática da Universidade do Estado da Bahia no município de Juazeiro, no período de janeiro a dezembro de 2012. O clima da região segundo a classificação de Köppen é BSwh’, semiárido. Para o período de estudo, o total de precipitação pluviométrica foi de 173,7 mm e a temperatura média do ar entre 23,8 °C e 28,4 °C. Para estimativa da temperatura média diária do ar foram utilizadas equações: determinada com base na média da temperatura de 24 horas; proposta pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que considera as temperaturas máxima, mínima, 09:00 e 21:00h; proposta pelo Serviço Meteorológico do Estado de São Paulo (SMESP), que considera temperaturas horárias das 07:00, 14:00 e 21:00h; e determinada com base nas médias das temperaturas máxima e mínima do dia (FAO). A análise de desempenho foi realizada comparando os valores de temperatura média diária do ar padrão e os demais métodos utilizados, através da metodologia do erro padrão de estimativa, descrito por (ALMEIDA et al., 2010); do índice “d” de concordância, descrito em (ARAÚJO et al., 2011); do coeficiente de correlação (r) descrito em (SILVA et al., 2010); e do índice de confiança “c”, proposto por Camargo & Sentelhas (1997).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O erro padrão de estimativa (EPE) foi o primeiro índice avaliado. Observou-se que os maiores valores foram encontrados para as equações recomendada pela FAO e aquela determinada com base na média da temperatura de 24 horas, com EPE igual a 1,27 e 1,26 ºC, respectivamente. A metodologia proposta pelo SMESP obteve o menor valor de EPE, 0,83 ºC. Em termos de coeficiente de determinação (R2), os seguintes valores foram encontrados para os métodos SMESP, FAO e média de 24 horas, respectivamente: 0,97; 0,75 e 0,87. Verificou-se para o índice de concordância que a metodologia proposta pelo SMESP apresentou o maior valor, com “d” igual a 0,96, ficando muito próximo ao encontrado por Medeiros et al. (2012) para os municípios de Parnaíba e Gilbués, no Piauí. Para os demais métodos o índice “d” foi de 0,91. Em relação ao coeficiente de desempenho, o método do SMESP destacou-se com o maior valor, com “c” igual a 0,94, sendo classificado como Ótimo. Ledo et al. (2011) utilizando o mesmo método, encontraram para a região de Barbalha-CE, valor de “c” de 0,93. A metodologia recomendada pela FAO e a média das 24 horas apresentaram coeficientes de desempenho “c” de 0,78 e 0,84, respectivamente, classificados como “Muito Bom”.
CONCLUSÕES:
As metodologias empregadas, quando comparadas ao método padrão (INMET) podem ser utilizadas no cálculo da temperatura média diária do ar para o município de Juazeiro-BA, visto que, apresentaram classificação “Muito bom” para o método da FAO e média das 24 horas e “Ótimo” para a metodologia da SMESP.
Palavras-chave: análise de desempenho, variáveis climáticas, atividades agricolas.