65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
POTÁSSIO NO ESTADO NUTRICIONAL E NA QUALIDADE TECNOLÓGICA DA PRIMEIRA SOQUEIRA DE CANA-DE-AÇÚCAR CULTIVADA EM UM ARGISSOLO VERMELHO AMARELO
Patrícia Ferreira da Silva - Depto. Irrigação e Drenagem- UFCG
Valéria Santos Cavalcante - Depto.de Solos e Adubos–UNESP
Hilário Junior de Almeida - Depto.de Solos e Adubos–UNESP
Ricardo de Lima Vasconcelos - Depto.de Solos e Adubos–UNESP
Renato de Mello Prado - Prof. Livre Docente/Orientador-Depto.de Solos e Adubos–UNESP
INTRODUÇÃO:
O sistema de colheita da cana-de-açúcar sem despalha a fogo está sendo empregado em todo país, neste sistema a matéria seca que permanece na área varia de 10 a 20 t ha-1 com alta relação C:N (TRIVELIN et al., 1995; CANTARELLA, 1998 citados por VITTI et al., 2008). Em solos pobres em potássio, a cana-de-açúcar responde de forma muito expressiva à aplicação do fertilizante potássico, especialmente a cana-soca se comparada com a cana-planta (KORNDÖRFER; OLIVEIRA, 2005). Em vários experimentos desenvolvidos no estado de São Paulo (ALVAREZ; FREIRE, 1962), Paraná (WEBER et al., 2001; TEIXEIRA, 2005), Mato Grosso do Sul (MAEDA, 2009), Roraima (UCHÔA et al., 2009) e no Nordeste (SANTOS et al., 1979; SILVA et al., 2009) mostraram resposta de soqueiras com o uso de fertilizante potássico em sistemas de colheita com uso de despalha à fogo. Porém, são bastante incipientes os estudos em cana-de-açúcar voltados à resposta da soqueira em função da aplicação de potássio em sistema de colheita sem despalha a fogo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar o efeito do potássio no estado nutricional e na qualidade tecnológica da primeira soqueira de cana-de-açúcar cultivada em um Argissolo Vermelho-Amarelo
MÉTODOS:
O experimento foi desenvolvido na Fazenda Santa Ofélia V, no município de Taiúva-SP, após o corte da cana-planta a variedade utilizada foi a RB 85-5453, cultivada em um Argissolo Vermelho-Amarelo eutrófico de textura média. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com cinco tratamentos e cinco repetições. As doses de potássio foram: 32,5; 65; 130; 195 kg de K2O ha-1, e um tratamento controle. Como fonte de potássio, foi utilizado o KCl, aplicado ao lado da linha de soqueira da cana-de-açúcar, sem incorporação (Spironello et al., 1997). Para os demais nutrientes, foi feita a adubação, conforme as indicações de Spironello et al. (1997). Cada parcela foi composta por cinco linhas de 10 m de comprimento (espaçamento 1,5 m entre linhas), sendo as três linhas centrais consideradas úteis. A avaliação do estado nutricional das plantas foi realizada aos 240 dias após a brotação da soqueira na Folha+1. Aos 360 dias foi realizada a análise tecnológica através do Pol% cana, fibra, pureza, concentração de sólidos solúveis, ATR e açúcares redutores, determinados conforme Consecana (2006). Os resultados, cujas médias apresentarem diferenças significativas, foram submetidos à análise de regressão polinomial, utilizando-se o software ESTAT (BARBOSA; MALDONADO JÚNIOR, 2009).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A aplicação de potássio no solo na primeira soqueira de cana-de-açúcar proporcionou incremento linear no teor do potássio na Folha +1, não influenciando nos demais macro e micronutrientes avaliados, resultado semelhante foi encontrado por SILVA (2010). O teor de K na Folha +1 (14,8 g kg-1) determinado com a maior dose do adubo potássico é considerado adequados segundo RAIJ; CANTARELLA (1997) que determinaram como teor foliar de potássio adequado em cana-de-açúcar os encontrados na faixa de 10 a 16 g kg-1, este resultado também está de acordo com ORLANDO FILHO et al. (1993) que obtiveram o valor de 12 g kg-1 de K. Apesar do efeito da adubação potássica no estado nutricional em K, o mesmo não foi observado na qualidade tecnológica, nenhuma das características avaliadas apresentaram diferença estatística, da mesma forma MAEDA (2009) não observou efeito da adubação potássica em soqueira de cana, variedade RB 83-5486.
CONCLUSÕES:
A aplicação de potássio no solo proporcionou efeito no estado nutricional em K na primeira soqueira de cana-de-açúcar. A adubação potássica não influenciou na qualidade tecnológica da primeira soqueira de cana-de-açúcar.
Palavras-chave: Nutrição de plantas, Adubação potássica, Cana soca.