65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 4. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - 1. Aqüicultura
ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE TILÁPIA DO NILO (Oreochromis niloticus) EM SISTEMA INTEGRADO DE MANDALA: ESTUDO DE CASO EM UMA ASSOCIAÇÃO NO MUNICÍPIO DE TOMÉ-AÇU/PA
Luciano Ramos de Medeiros - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará– Campus Castanhal
Alcione Antonia Nascimento de Lima - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará– Campus Castanhal
Mayane de Souza Barbosa - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará– Campus Castanhal
Fabricio Nilo Lima da Silva - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará– Campus Castanhal
Adebaro Alves dos Reis - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará– Campus Castanhal
INTRODUÇÃO:
A aquicultura é uma das atividades zootécnicas que mais se tem expandido nos últimos anos (FAO, 2010). Nessas circunstâncias, a piscicultura se destaca como uma alternativa a ser experimentada na agricultura familiar, pela grande produtividade por área e também por ter como produto final um alimento protéico de alto valor nutricional (BACCARIN et al, 2009). Dentre as espécies de peixes cultivadas no Brasil, a tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) tornou-se uma das mais versáteis por reunir características como: rusticidade, rápido crescimento e adaptação ao cativeiro. Seu hábito alimentar onívoro permite a aceitação de rações artificiais e utiliza com eficiência alimentos de origem vegetal desde a fase de alevinos sem prejuízo ao desempenho (MEURER et al, 2002; BOSCOLO et al, 2001). A Associação dos Produtores e Produtoras Rurais da Agricultura Familiar do Município de Tomé-Açu, possui 23 famílias associadas, que sobrevivem do cultivo de animais e da agricultura familiar. Dentre as principais atividades desenvolvidas na comunidade destaca-se o cultivo de tilápias do Nilo em subsistemas de mandalas,visando a melhor utilização de pequenos espaços para consórcios de espécies vegetais e animais através de métodos ecologicamente corretos e com baixo valor custo benefício.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do presente trabalho foi analisar a atividade produtiva da piscicultura familiar, avaliando o sistema de cultivo da tilápia do Nilo em mandalas, desempenhado na comunidade Santa Luzia de Tomé-Açú/PA, como alternativa de diversificação da produção para os associados da Associação dos Produtores e Produtoras Rurais da Agricultura Familiar do Município de Tomé-Açu (APRAFAMTA).
MÉTODOS:
O estudo realizou-se com os agricultores da APRAFAMTA, localizada na Vila de Santa Luzia em Tomé-Açú/PA, que possui 23 produtores cadastrados. Deste total, foram visitadas aleatoriamente 19 unidades produtivas familiares que possuem cultivo de tilápia do Nilo em mandalas, os quais, responderam a um questionário previamente formulado sobre o cultivo, seguindo de conversas informaisem seus locais de trabalho e observação in loco dos sistemas de criação. Os questionários continham dez perguntas, sendo respostas de múltipla escolha e discursivas-argumentativas. A técnica de realização de entrevistas permite uma informação imediata e corrente sobre os mais diversos assuntos de conhecimento do informante (LUDKE; ANDRÉ, 1986). As entrevistas e visitas locais foram desenvolvidas com base nos trabalhos de grupos formados pelos discentes e pesquisadores dos cursos de Graduação em Aquicultura e Agronomia da Incubadora Tecnológica de Desenvolvimento e Inovação de Cooperativas e Empreendimentos Solidários INCUBITEC/IFPA-Campus Castanhal. As respostas contemplavam as informações do cultivo de espécie cultivado integrado aos demais sistemas de produção e de suas experiências com o cultivo de peixes em mandalas integrando diversos tipos de culturas e espécies de animais em um único sistema.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Quanto ao sistema de produção da tilápia do Nilo, esta atividade ocorre predominantemente em “sistema de produção integrada-mandalas”, que consiste em um sistema de produção, basicamente com espaços nove circulares e ao meio encontra-se um reservatório de água escavado de forma esférica ao solo, abastecido por cisterna, córrego ou açude, e este é utilizado para irrigar os canteiros. Nesse reservatório realiza-se a criação de animais, como patos, marrecos e peixes. Um sistema de tubulações leva a água extraída do tanque por meio de uma bomba, aos canteiros, onde é distribuída por gotejamento ou aspersão. Assim, todos os produtores familiares possuem a criação de tilápias como uma alternativa de subsistência e diversificação das culturas dentro dos lotes agrícolas. A criação desta espécie na comunidade é praticada de forma extensiva, resultando em uma baixa produtividade, a densidade de estocagem não apresentou padronização de peixe por m2. Verificou-se que todas as propriedades adotam o sistema de consórcio no intuito de melhor aproveitar a disponibilidade de água. As principais dificuldades estão relacionadas aos acessos aos órgãos governamentais responsáveis pela assistência técnica gratuita e fomento, além da aquisição de alevinos de qualidade para o cultivo.
CONCLUSÕES:
Conclui-se, portanto, que o sistema de cultivo de tilápias através de mandala é caracterizado como uma alternativa da pequena produção familiar de diversificação da produção local na agricultura familiar e de contribuir para subsistência dos agricultores familiares. Para alavancar esta atividade na comunidade é necessária a adoção de ações governamentais de forma estratégica que viabilizem o acesso ao crédito para ampliação das unidades produtivas integradas em forma de mandalas. Diante disto, o cultivo desta espécie em propriedades familiares na comunidade de Santa Luzia, município de Tomé-Açú/PA se configura como uma possível iniciativa para o fortalecimento da economia local, pois esta é uma atividade rentável, porém apresenta entraves no que diz respeito à profissionalização da atividade, dado que a criação e o manejo são realizados de maneira rudimentar e sem orientação técnica.
Palavras-chave: Aquicultura familiar, Diversificação, Sustentabilidade.