65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional
DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS DA UECE: FONTES PARA A CONSTITUIÇÃO DE UMA PESQUISA AVALIATIVA.
Renata Samapaio de Hollanda - Universidade Estadual do Ceará - UECE
Antonio Germano Magalhães Junior - Prof. Dr./Orientador - Universidade Estadual do Ceará - UECE
Camila Mesquita Félix - Universidade Estadual do Ceará - UECE
Maria de Lourdes da Silva Neta - Universidade Estadual do Ceará - UECE
Francisca Raquel Felipe da Silva - Universidade Estadual do Ceará - UECE
INTRODUÇÃO:
A autoavaliação institucional é constituída pelo processo de avaliar a cultura organizacional da Universidade. Tendo como importância a compreensão das práticas acadêmicas e administrativas da instituição em função de um aperfeiçoamento em seu desenvolvimento. A Universidade Estadual do Ceará - UECE, através de seus gestores, vem adotando a prática na elaboração de documentos com informações sobre a instituição, desde o ano 2000, os quais possibilitam a autoavaliação da instituição.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Descrever a autoavaliação realizada na UECE na perspectiva de compreender o processo de formação dos cursos de licenciatura. Elencar os documentos da UECE sobre os cursos de licenciatura e docentes para serem disponibilizados como fonte de informação no site da instituição para possíveis consultas.
MÉTODOS:
A metodologia de pesquisa é de cunho bibliográfico e documental recorrendo-se aos documentos UECE em números, Relatório de atividades da Universidade Estadual do Ceará, Plano Diretor, Administração Ciência e Cultura UECE, UECE PROPLAN, Relatório de Avaliação Interna, Relatório Geral, entre outros materiais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os documentos referentes à Universidade Estadual do Ceará, contém lacunas nas datas, dificultando a análise das informações e são de difícil obtenção em função da política de “não arquivar” documentos. Devemos ressaltar que as coletas de dados da cultura organizacional apresentada pelos documentos, possibilitam expor a constituição de um contexto histórico na Universidade Estadual do Ceará – UECE, fundada em 1975 para atender as necessidades do desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado, com a efetivação da formação de profissionais qualificados para atender as demandas sociais e profissionais.
CONCLUSÕES:
Com base na pesquisa realizada, apresentamos o advento da Universidade Estadual do Ceará, assim como, a instauração de sua autoavaliação, esta com o intuito de proporcionar um processo continuo de melhoria da qualidade das ações empreendidas na instituição. Fizemos uma apreciação dos documentos que dissertam sobre a Universidade Estadual do Ceará, em especial, o UECE em Números. Apresentando dados sobre o número de discentes matriculados nos cursos de licenciaturas e o número de docentes efetivos por titulação nos anos de 2001 à 2011, no intuito de mostrar as oscilações e o desenvolvimento da Universidade em números nos anos citados. Ao elaborar alguns comentários acerca dos gráficos, a partir dos dados fornecidos pelos documentos, concluímos que houve oscilações no crescimento dos discentes matriculados nos cursos de licenciatura. Quanto aos docentes houve um aumento no número de doutores efetivos na UECE, o qual pressupõe que as necessidades dos cursos não só de licenciatura como todas as outras graduações da instituição,serão melhor atendidas devido a formação dos profissionais. A investigação é constituída por um recorte de uma pesquisa maior, que se encontra em andamento. Todavia a UECE não possui uma política interna de manutenção e arquivamento de documentos que discorram sobre a Universidade, dificultando assim, os processos avaliativos na Instituição.
Palavras-chave: Autoavaliação, UECE, Pesquisa Avaliativa.