65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 4. Matemática Aplicada
PRÉ-OBMEP: Preparando os alunos para as Olimpíadas Matemáticas
João Victor Teixeira de Melo - Discente do curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Federal Ru
Rúbia Araújo Pessoa de Albuquerque - Discente do curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Federal Ru
Renato Teixeira Gomes - Professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernamb
INTRODUÇÃO:
Ao verificar o desempenho dos alunos, da Escola Estadual Joaquim Xavier de Brito, na OBMEP no ano de 2011, foi identificada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/Matemática a necessidade de uma melhor preparação dos alunos para as provas de 2012. Partindo desse fato, os bolsistas do PIBID/Matemática, ao lado dos professores da disciplina e da coordenação pedagógica, deram inicio ao projeto de preparação para as olimpíadas, que recebeu o nome de PRÉ-OBMEP e foi aberto a participação de todos os alunos interessados.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da realização deste preparatório para as provas da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Publicas (OBMEP), com alunos de 6º, 7º e 8º ano da Escola vinculada ao programa do PIBID.
MÉTODOS:
Para a divulgação do PRÉ-OBMEP, foram utilizados cartazes, para despertar maior interesse aos alunos, motivando-os a se inscreverem no preparatório. Os que se inscreveram, receberam um panfleto informativo com o horário das aulas e uma autorização a ser assinada pelos responsáveis para posteriormente ser entregue aos bolsistas do PIBID/Matemática responsáveis pela atividade.
Durante as aulas, que foram realizadas numa sala cedida pela coordenação da escola, foram utilizados quadro branco, pincel para quadro branco e fichas com questões do Banco de Questões 2012, sendo este ultimo fornecido pelo IMPA para as escolas participantes da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Publicas.
A metodologia utilizada na aplicação do projeto, foi a resolução intensiva de questões com o padrão das provas que seriam realizadas pelos alunos de 6º e 7º ano, que competem no Nível 1, e pelos alunos do 8º ano, que competem no Nível 2, na olimpíada.
No inicio das aulas, todos os alunos presentes recebiam uma ficha com 10 questões, retiradas integralmente do Banco de Questões 2012. Num primeiro momento, ficavam livres para tentarem resolver os exercícios sozinhos ou com os colegas de turma. Após certo tempo, os bolsistas do PIBID/Matemática resolviam as questões no quadro branco. Durante as resoluções, os alunos expunham e tiravam suas duvidas. Vale ressaltar que as aulas serem ministradas por dois bolsistas foi um fator determinante para o bom desempenho da turma no PRE-OBMEP.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram observados com a realização do PRE-OBMEP resultados bastante satisfatórios, muito próximos ao que se almejava no inicio projeto. A divulgação, feita através de cartazes (figura 1), resultou numa grande quantidade de inscritos. Esperava-se em torno de 20 alunos, mas no primeiro dia do preparatório para as olimpíadas, 40 alunos compareceram. Com o decorrer das aulas, esse número foi diminuindo, principalmente pelo fato de a atividade ser realizada no horário de contra turno. Desse modo, os alunos que estudavam pela manhã deveriam comparecer a tarde, e os que estudavam a tarde, compareciam pela manhã.
Durante as aulas, foi possível observar que o desenvolvimento da habilidade dos alunos para a resolução de questões, tornando-os mais rápidos e eficientes para resolver as questões das provas da OBMEP.
Além de melhorarem seu desempenho na classe do PRÉ-OBMEP, os alunos participantes intensificaram a interação com os colegas para tirar duvidas e resolverem problemas juntos. Também melhoraram o rendimento nas aulas de matemática, demonstrando mais interesse nos tópicos da disciplina e, conseqüentemente, alcançando maiores notas na disciplina.
CONCLUSÕES:
Após a primeira etapa da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Publicas, foi verificado que as notas dos alunos em 2012 foram superiores as registradas no ano de 2011, resultando numa quantidade maior de aprovados para a segunda fase da competição. Assim, o projeto do PRÉ-OBMEP ganhou força, e é tido como um dos projetos importantes a ser aplicado na Escola Estadual Joaquim Xavier de Brito no ano de 2013.
Palavras-chave: OBMEP, PIBID, Matemática.