65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
EVAPOTRANSPIRAÇÃO E COEFICIENTES DE CULTURA PARA AS DIFERENTES FASES FENOLÓGICAS DO MELÃO NA REGIÃO DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO
Irai Manuela Santana Santos - Depto. de Tecnologia e Ciências Sociais - UNEB
Adheilton Rogers Pilé de Carvalho - Depto. de Tecnologia e Ciências Sociais - UNEB
Gertrudes Macario de Oliveira - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Tecnologia e Ciências Sociais - UNEB
Regiane de Carvalho Bispo - Depto. de Tecnologia e Ciências Sociais - UNEB
Caio Bernardo de Almeida Lima - Depto. de Tecnologia e Ciências Sociais - UNEB
Filipe de Carvalho dos Santos - Depto. de Tecnologia e Ciências Sociais - UNEB
INTRODUÇÃO:
A cultura do melão (Cucumis melo L.) é uma olerícola visivelmente importante para economia nacional em decorrência da elevada quantidade de produtores que a cultivam. Essa visibilidade é mérito principalmente da região Nordeste, com ênfase para o estado do Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia e Pernambuco (Crisóstomo et al. 2002). No Submédio São Francisco seu cultivo é praticado principalmente por pequenos produtores, com o plantio concentrado entre os meses de fevereiro a abril (Araújo et al. 2008). Devido à região semiárida ser o principal alvo do déficit hídrico ocasionado pelas altas temperaturas, elevados índices de radiação e umidades relativas baixas, o manejo da irrigação tem se tornado como uma das principais alternativas para alcançar produtividades satisfatórias. Estudos indicam que o manejo eficiente deve atender às necessidades fisiológicas da cultura, no momento adequado, aproveitando a potencialidade do método utilizado, pelo uso racional e sustentável da água, energia e mão-de-obra. Uma das formas de otimizar o uso da irrigação é a partir da determinação da evapotranspiração da cultura, ou seja, do seu real consumo, e também através da determinação do coeficiente de cultura, que relata o comportamento fenológico e fisiológico da cultura em questão.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo determinar a evapotranspiração e os coeficientes da cultura do melão (Cucumis melo L.) para suas diferentes fases de desenvolvimento.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado no campo experimental do DTCS/UNEB, em Juazeiro, BA, numa área localizada em frente à estação meteorológica. Utilizou-se o hibrido Gold Mine de melão, o qual foi plantado no espaçamento de 2,00 x 0,30 m, irrigado por gotejamento com 30 cm entre gotejadores. A semeadura foi realizada no dia 16/11/2011, em bandejas contendo substrato comercial, as quais foram colocadas em casa de vegetação coberta com sombrite preto 50%. As plantas foram transplantadas para o campo no dia 02/12/2011. Para determinação do coeficiente de cultura (Kc) foram efetuadas medidas diárias da evapotranspiração da cultura (ETc) em evapotranspirômetros de lençol freático constante, e determinada a evapotranspiração de referência (ETo) pelo método do tanque classe A, através da multiplicação da evaporação do tanque por um coeficiente adimensional (Kp) obtido pela equação proposta por Snyder (1992). A ETo foi determinada também com base no método de Penman-Monteith (P&M) parametrizado pela FAO. O coeficiente de cultura (Kc) foi determinado com base na relação entre a evapotranspiração da cultura e a evapotranspiração de referência.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O ciclo total da cultura foi de 63 dias do transplantio à colheita. A duração dos estádios fenológicos foi de 12, 14, 21 e 16 dias, para os estádios I, II, III e IV, respectivamente, diferindo daquelas encontradas na literatura para a cultura do melão, devido às condições climáticas da região. O consumo hídrico foi de 313,9 mm, correspondendo a um consumo médio de 5,0 mm d-1. O período de máxima demanda de água pelo meloeiro ocorreu no estádio intermediário (III), fase em que a cultura apresentava frutos em desenvolvimento e cobertura total do solo, sendo observados valores máximos de evapotranspiração diária de até 8,8 mm d-1. No que diz respeito aos coeficientes de cultivo encontrados, observou-se para os diferentes estádios de desenvolvimento da cultura, os seguintes coeficientes determinados com base nos métodos TCA e P&M, respectivamente: I – 0,63 e 0,60; II – 0,77 e 0,74; III – 0,85 e 0,82; e IV – 0,83 e 0,79. Verifica-se que os valores determinados pelo método de P&M foram inferiores aos do método do TCA em 4,8%, 3,9%, 3,5%, 4,8% para os estádios I, II, III e IV, respectivamente.
CONCLUSÕES:
A evapotranspiração da cultura apresentou valores crescentes do estágio inicial (I) até a cobertura total da cultura (III), havendo um decréscimo até a fase final. Os valores dos coeficientes de cultura determinados pelo método do tanque classe A foram bem próximos daqueles determinados pelo método de Penman-Monteith. O tanque classe A operado corretamente proporciona estimativas precisas da evapotranspiração de referência e consequentemente, um manejo mais eficiente da irrigação.
Palavras-chave: Cucumis melo L., consumo hídrico, manejo da irrigação.