65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 9. Educação Permanente
Pedagogia Empresarial: A Práxis do Pedagogo na Gestão de Pessoas.
Rosilene Ferreira Gonçalves Silva - Profª. MSc./Depto. de Educação Geral - UEPA
Maira Cardoso da Silva Cravo - Pedagoga - UEPA
INTRODUÇÃO:
A pesquisa investigou as práticas de trabalho desenvolvidas pelos pedagogos no ambiente organizacional, mas especificamente no departamento de Gestão de Pessoas de uma empresa de economia mista no estado do Pará. O intuito da investigação foi revelar à academia e a sociedade as práticas adotadas pelo pedagogo empresarial na empresa e as formas e contribuições de sua inserção nesse novo ambiente de trabalho
OBJETIVO DO TRABALHO:
Os objetivos propostos neste trabalho foram três, quais sejam: a) compreender como é atuação do pedagogo empresarial em uma empresa de economia mista; b) entender de que forma esse profissional se planeja, organiza e realiza o seu trabalho na empresa e, c) identificar qual a relevância desse profissional na empresa.
MÉTODOS:
A presente pesquisa foi caracterizada como qualitativa, mais precisamente, um estudo de caso. A opção pela pesquisa qualitativa se deu em função de que esta possui uma maior flexibilidade em sua metodologia não precisando ter regras preestabelecidas e rígidas, podendo ser aplicada a uma grande quantidade de situações. O trabalho do pedagogo na empresa pôde ser investigado através desse método, uma vez que se buscou fazer um apanhado amplo da vida cotidiana desse profissional em seu ambiente de trabalho, levando-se em consideração a particularidade contextualizada da realidade do objeto pesquisado. Enfatiza-se, que o enfoque da pesquisa apresentou características fenomenológicas, pois se estudou a relação do objeto com o mundo. Os sujeitos da pesquisa foram os pedagogos atuantes na área de Gestão de Pessoas na empresa. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados, a observação participante e a realização de entrevistas semiestruturadas. A análise de dados foi construída através das anotações feitas no diário de campo no decurso das observações, das interpretações das entrevistas e sua interlocução com o referencial teórico fundamentado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O trabalho do pedagogo na área de Gestão de Pessoas é organizado de acordo com as demandas existentes e por número de atividades requeridas na construção dos cursos de treinamento e de pós-graduação feitas pela Coordenadoria de Desenvolvimento e Treinamento (CDT) da empresa de economia mista. Observou-se que o pedagogo consegue por em prática todos os conhecimentos adquiridos em sua graduação por meio de procedimentos didáticos e metodológicos desenvolvidos na educação corporativa. A relevância em se ter um pedagogo empresarial atuando dentro de uma organização, ocorre devido, este profissional possuir uma visão ampla de diversas áreas do conhecimento, proporcionando a empresa a reorganização da própria área de gestão de pessoas e das ações de educação permanente junto aos colaboradores, com contribuições significativas para o alcance dos grandes desafios e metas organizacionais.
CONCLUSÕES:
O pedagogo empresarial atuante na empresa consegue desenvolver seus trabalhos em parceria com a equipe multiprofissional. Por ser uma profissional da área de ciências humanas consegue humanizar o setor de gestão de pessoas e estabelecer ações parceiras e significativas para o desenvolvimento do capital intelectual da empresa. Ressalta-se, todavia, que ainda falta conhecimento dos trabalhos realizados por este profissional no ambiente da organização. Muito ainda se tem a avançar no âmbito da compreensão da importância desse ramo da pedagogia na empresa, visto que o pedagogo ainda tem a sua presença muito recente no ambiente organizacional, cuja identidade e atribuições ainda estão em processo de formação.
Palavras-chave: Pedagogia Empresarial, Gestão de Pessoas, Educação Permanente.