65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
ATIVIDADE AMILOLITICA DE FUNGOS ENDOFÍTICOS ISOLADOS DE Mentha spicata L.
José Michael Morais Correia - Depto. Ciências Biológicas -FAFIRE
Raoní Oliveira Neves - Depto. Ciências Biológicas - FAFIRE
Mariana da Rosa Fraccannabia - Depto. Ciências Biológicas -FAFIRE
Ingrid Ayslane Torres de Araujo Ribeiro - Depto. de Micologia -UFPE
Irailton Prazeres dos Santos - Depto. de Bioquímica e Fisiologia - UFPE
Marilene da Silva Cavalcanti - Prof° Dra. /Orientadora - Depto. Micologia - UFPE
INTRODUÇÃO:
A interação entre fungos e plantas vem sendo estudado há bastante tempo, no decorrer desses estudos essas interações tem se demostrando benéfica, destacando entre elas a simbiose. Os fungos endofíticos são microrganismos que durante seu ciclo de vida invadem os tecidos vegetais sem causar nenhuma patologia, atuando como agentes controladores de microrganismos fitopatogenos, além de funcionar no controle de insetos e até protegendo as plantas de herbívoros. Microganismos endofiticos produzem enzimas hodroliticas extracelulares que desempenha resistência contra invasores microbianos e/ou para obter nutrientes. Mentha spicata L. conhecida como hortelã, hortelã-das-hortas, hortelã-das-cozinhas, hortelã-dos-temperos ou hortelã, contem essências aromáticas presentes em toda a planta, principalmente nas folhas, é bastante utilizada como tempero em muitas culinárias, aromatizante em alguns produtos alimentares, extração do seu óleo essencial para perfumaria, sendo sua maior utilidade como planta medicinal, estando inscrita nas farmacopéias de muitos países
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho objetivou analisar a atividade amilolitica de fungos endofítica isoladas das folhas de Mentha spicata L.
MÉTODOS:
Foram utilizados quarente e sete linhagens fúngicas isoladas das folhas de Mentha spicata L. Cada microrganismo foi cultivado em meio Batata-DextroseÁgar (BDA) suplementado com o antibiótico cloranfenicol (50 mg L-1) e incubados a temperatura ambiente (28±2ºC). Após 7 dias de crescimento, com o auxilio de um vazador estéril, foram feito blocos de gelose de aproximadamente 5 mm de diâmetro e transferidos para uma placa de petri contendo meio específico para cada teste e incubados em temperatura ambiente (28±2ºC) durante 7 dias. Para a análise da atividade enzimática aminolitica foi utilizado o meio mínimo M9 acrescido de 0,5% de Extrato de levedura (v/v) e 1% de amido solúvel (v/v), e incubados a temperatura ambiente (28 ± 2°C) durante 8 dias, para observação da formação de halo de degradação. Para a verificação da degradação do amido aplicou-se um revelador, sobre o meio na placa de Petri durante 10 minutos, composto por solução lugol sobre a superfície do meio de cultura. Após 10 minutos, a solução lugol foi descartada e a atividade amilolítica detectada pela formação de halo amarelado circundando zona azulada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após o tempo de incubação dos fungos no meio de amido, durante 08 dias e com o uso do revelador, houve a diminuição da área de clareamento do halo de crescimento indicando que amido presente no meio havia sido degradado, enquanto que a intensificação no clareamento do halo indicou a ocorrência de amilase verdadeira. Pode verificar-se que todos os fungos endofíticos isolados apresentaram atividade amilolítica sendo eles: Colletotrichum, Drechslera, Fusárium, Guignardia, Nigrospora, Ophiaparodia e Xilária sp. O cálculo do Índice Enzimático (IE), realizado após 08 dias de incubação, os microrganismos que mais tiveram atividade Colletotricum, Guignardia , Drechslera, Ophiaparodia e Xilária spp. onde o maior Índice Enzimático foi obtido para a espécie Guignardia bidwellii em que seu IE teve o valor de 2,78 enquanto que o menor foi verificado na espécie Xilária spp apresentando IE de 1,28. Esses dados corroboram com o estudo realizado com pintanga onde 60% dos fungos analisados demostraram atividade amilolitica, diferentemente de estudos realizados com pinha onde não não foi verificado nenhuma atividade amilolitica.
CONCLUSÕES:
Os experimentos permitiram o isolamento de fungos pertencentes a dois grupos diferente, o Filo Ascomycota e os fungos anamórficos, sendo de acordo com a literatura, predominando a micobiota do grupo dos anemórficos. Dos 47 isolados de fungos endofíticos 24 apresentaram atividade amilolítica, neste ouve prevalência do gênero Nigrospora, onde o de maior índice enzimático foi à espécie Guignardia bidwellii. Novas perspectivas, em relação ao potencial biotecnológico foram formadas a partir da identificação da ação amilolítica.
Palavras-chave: Hortelã, Amilase, Guignordia bidwelli.