65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A PERCEPÇÃO DA SOCIEDADE DE CAXIAS EM RELAÇÃO À SEGURANÇA PÚBLICA ATUALMENTE
Jakeline Elem Marques Muniz - Curso de Pedagogia, Centro de Estudos Superiores de Caxias / UEMA
Andreia Vasconcelos Torres - Curso de Pedagogia, Centro de Estudos Superiores de Caxias / UEMA
Helderlane dos Santos Oliveira - Curso de Pedagogia, Centro de Estudos Superiores de Caxias / UEMA
Roldão Ribeiro Barbosa - Prof. Me. (orientador). Dep. CSF - Centro de Estudos Superiores de Caxias / UEMA
INTRODUÇÃO:
Em Caxias é notável o aumento da criminalidade e há um crescimento considerável da sensação de insegurança nas pessoas e nas empresas, quanto à preservação de sua integridade. De acordo com a ONU, uma cidade deve ter um policial para cada grupo de 350 pessoas, mas Caxias dispõe apenas de 170 policiais para atender 155 mil habitantes, isto é, um policial par cada grupo de 912 habitantes. A Segurança Pública relaciona-se aos Direitos Humanos, tem dois aspectos: o formal, da imposição da ordem em um sistema legal, que atinge diretamente o direito de liberdade da pessoa humana, daí então o cuidado do poder público para não serem violados os direitos dos indivíduos; e o educacional, da criação de uma consciência dos direitos e garantias previstos na Carta Magma nacional, bem como do combate à crescente onda de violência, que talvez tenha origem na educação de base e na infância, pois é neste período que se modela uma personalidade e se da formação do caráter.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar a relação entre insegurança da população e empenho do poder público, desestruturação familiar, urbanização desordenada e falta de emprego. Objetivos específicos: a) levantamento das causas do crescimento da insegurança da população na cidade de Caxias; b) colher da população opiniões e propostas para o combate à insegurança; c) estabelecer uma relação entre a segurança e o poder político.
MÉTODOS:
Com uma pesquisa revisão fez-se fundamentação teórica para servir de base para a análise e interpretação dos dados de campo. Estes dados foram colhidos no bairro Tamarineiro (Caxias – MA) numa amostra composta de 102 domicílios, aplicando-se um questionário a uma pessoa de cada casa, considerando fatores tais como gênero, renda e escolaridade. Também foram entrevistadas três pessoas representativas da sociedade: o presidente da associação do bairro, um agente da igreja do bairro e o delegado de polícia do município. Os dados do questionário receberam tratamento estatístico e analisados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os dados de campo colhidos evidenciaram que três fatores influenciam no estado de insegurança das pessoas: a freqüente ocorrência de atos de violência e crimes contra as pessoas, a pouca estrutura das polícias civil e militar, a educação de não muito boa qualidade e o crescimento desordenado da cidade de Caxias nos últimos tempos, tal como revelam os dados estatísticos: cerca de 32,35% da população acredita que o aumento da violência deve-se a ausência de policiamento; 83,33% não se sentem seguras; 69,61% sabe a quem se cobra a segurança na cidade; 84,31% nunca requisitou os serviços policias porque não acreditam na eficiência da mesma; 66,67% acham que as leis são ineficientes para punir de maneira correta; 83,33% apontam a urbanização como um dos pilares do avança da insegurança em Caxias.
CONCLUSÕES:
Estudos diversos atestam que o acentuado estado de insegurança vivida pela população é provocado pela falta de atuação firme dos aparatos policiais contra os autores de violência e crime na sociedade. Dentre os fatores apontados para o alto índice de violência e criminalidade aponta-se a baixa escolaridade, a falta de expectativas de vida digna e a desigualdade social. Em Caxias, a população sente no seu cotidiano o medo e a insegurança nas ruas, praças, no lazer e até na própria residência inibindo a liberdade de ir e vir com segurança sem a possibilidade de se tornar vítima de um assalto ou homicídio. Entretanto, a população acredita em transformações baseada no poder político e consciente da própria sociedade, com políticas preventivas.
Palavras-chave: Segurança pública., Violência., Urbanização..