65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ATIVIDADES RECREATIVAS E INTEGRATIVAS COM IDOSOS DO LAR SANTA CLARA - UMA PROPOSTA PARA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Bianca Müller - Discente de Ciências Biológicas.Bolsista do Programa de Educação Tutorial – FURB
Deizi Naiara Sais - Discente de Ciências Biológicas.Bolsista do Programa de Educação Tutorial – FURB
Jéssica Grabner - Discente de Ciências Biológicas.Bolsista do Programa de Educação Tutorial – FURB
Michele Francine Muniz Andrade - Discente de Ciências Biológicas.Bolsista do Programa de Educação Tutorial – FURB
Stella Bruna de Oliveira Guerra - Discente de Ciências Biológicas.Bolsista do Programa de Educação Tutorial – FURB
Zelinda Maria Braga Hirano - Profª Dra./Orientadora - Departamento de Ciências Exatas e Naturais - FURB
INTRODUÇÃO:
O Programa de Educação Tutorial Biologia FURB possui inúmeras atividades inseridas na tríade Pesquisa, Ensino e Extensão, uma delas é a “Atividade Assistencial”, que objetiva promover a socialização e integração dos bolsistas com diferentes realidades e vivências levando à formação do cidadão. Frente a isso, optou-se por trabalhar com idosos realizando atividades que proporcionassem uma melhoria na qualidade de vida dos mesmos e também diversificasse as atividades desenvolvidas pelo grupo. Para a realização deste projeto, promoveram-se atividades culturais, integrativas e educacionais, baseando-se em diversos estudos, no Estatuto do Idoso, além do apoio da psicóloga da instituição asilar onde as atividades foram desenvolvidas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve por objetivo desenvolver atividades de socialização, educação e lazer para os residentes do asilo, a fim de permitir a troca de experiências e vivências entre idosos e petianos, melhorando assim as aptidões e a qualidade de vida dos mesmos.
MÉTODOS:
O projeto iniciou-se com a pesquisa sobre os asilos da cidade de Blumenau. Decidiu-se pelo Lar Santa Clara, que aceitou a proposta de atividades do Grupo PET por intermédio da psicóloga do local. As atividades realizadas foram: Natal, com entrega de presentes; Carnaval, em que os petianos confeccionaram máscaras e as distribuíram para os idosos; Dia de Jogos, em que houve partidas de xadrez, dominó, cartas e damas; Páscoa, onde foram entregues máscaras de coelhos e presentes; Dia das Mães, que contou com entrega de presentes e homenagem promovida pelos alunos; Festa Junina, com decoração temática do asilo e um desfile a caráter; Dia dos Pais, em que foi organizado um teatro para homenageá-los. Em outubro, na oficina de hortas mostrou-se aos idosos o uso de garrafas pet para o plantio de mudas de verduras. No mês seguinte, foi apresentada a peça teatral “De casamento, namoros e flertes”, pelo grupo de teatro da FURB e realizou-se a festa da Oktoberfest para integração. No Natal, presentes foram entregues aos asilados e apresentou-se o vídeo gravado ao longo do ano com depoimentos dos mesmos sobre as atividades desenvolvidas. A avaliação ocorreu pelo método de amostragem contando a participação dos idosos nos primeiros 10 minutos de atividade e nos 10 minutos finais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao longo de um ano realizaram-se 10 atividades, que contaram com uma média de participação entre 8 e 33 idosos ao longo do ano. No carnaval houve uma média de participação de 23 idosos; no dia dos jogos a média de participação foi de 15 idosos, na Páscoa houve a participação em média de 16 idosos; no dia das mães a média foi de 17 idosos; na festa junina a média foi de 30 idosos; no dia dos pais a média de participação foi de 28 idosos, na oficina de hortas tivemos a participação em média de 8 idosos; na peça de teatro tivemos uma média de 33 idosos, sendo que neste dia só não participaram os idosos acamados sem condições de saírem do quarto. Na festa de Oktoberfest, a média foi de 25 idosos e na festa de Natal a média foi de 30 idosos participantes. As atividades com maior média de participação foram o teatro, a festa junina, Oktoberfest e Natal, e as que apresentaram menor participação foram a atividade da horta e as datas comemorativas ligadas à família.
CONCLUSÕES:
Diante dos resultados apresentados, pode-se concluir que ao longo do ano os idosos foram mais participativos nas atividades coletivas que promoveram a integração, devido ao fato das mesmas serem voltadas para a cultura regional fazendo com que eles revivessem estes momentos que por anos fizeram parte de seu dia-a-dia. Observou-se que muitos dos idosos internados não recebem visitas diárias de seus familiares, o que justifica a maior participação dos mesmos em atividades que possibilitaram o encontro de gerações. Também concluímos que em visitas voltadas a datas familiares, obteve-se um número menor de idosos na atividade, pois muitos deles estavam nos quartos com seus familiares. Outro ponto importante foram as atividades educativas, demonstrando que os idosos se cansavam com facilidade e acabavam não participando das mesmas.
Palavras-chave: Ação Social, Cidadania, Formação do Cidadão.