65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 4. Farmacologia
SÍNTESE, ELUCIDAÇÃO ESTRUTURAL DERIVADOS TIAZOLIDÍNICO DE DERIVADOS TIAZOLIDÍNICOS
TALITHA SANTOS LIMA - Departamento de Antibióticos- UFPE
TIAGO BENTO DE OLIVEIRA - Departamento de Antibióticos- UFPE
JAMERSON FERREIRA DE OLIVEIRA - Departamento de Antibióticos- UFPE
FRANCISCO JAIME BEZERRA MENDONÇA JUNIOR - Departamento de Antibióticos- UFPE
MARIA DO CARMO ALVES DE LIMA - Profa. Dra./Orientadora -Departamento de Antibióticos- UFPE
IVAN DA ROCHA PITTA - Prof. Dr./Orientador- Departamento de Antibióticos- UFPE
INTRODUÇÃO:
Uma das principais ferramentas para introdução na clínica médica de novos agentes terapêuticos, potencialmente ativos e menos tóxicos, é o planejamento racional de fármacos. Com isso, sintetizou-se uma série de tiazolidinas, que segundo a literatura, são moléculas que apresentam o anel tiazol e que apresentam várias atividades, dentre as quais: antiinflamatória, antitumoral, dentre outras. Lima, em 1998 discute aspectos importantes da química da tiazolidinadiona, abordando principalmente os métodos de obtenção e as propriedades físico-químicas e biológicas de tiazolidinadionas dissubstituídas que apresentam grupamentos carbonílicos nas posições 2, 4 e 2, 5. A expressiva reatividade química apresentada pelo núcleo tiazolidínico possibilita a introdução de inúmeros substituintes e, desta forma, a obtenção de compostos sintetizados por diferentes vias. Os compostos tiveram suas estruturas devidamente comprovadas por RMN 1H e outras técnicas espectroscópicas. Os compostos foram sintetizados com altos rendimentos e altos graus de pureza, indicando a validade da rota de síntese.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Sintetize e caracterização de novos derivados tiazolidinicos.
MÉTODOS:
A síntese do composto foi realizada em duas etapas. Primeiramente ocorreu uma reação de N-alquilação entre o haleto de arila de escolha e o anel tiazolidínico, sendo que primeiro ocorre a formação o sal da tiazolidina por meio da ação do catalizador (KOH). O mecanismo é concertado trata-se de uma reação de substituição nucleofilica de segunda ordem. No segundo momento temos a reação entre o produto da primeira etapa e um éster de Cope. Nessa etapa observa-se a formação de um carbânion na posição 5 da tiazolidina-2,4-diona N-alquilada, seguido de um ataque ao carbono beta do éster cianocinâmico através de uma reação de adição de Michael, conduzindo aos derivados 5-arilideno-3-benzil-tiazolidina-2,4-diona que foram os compostos alvo deste trabalho. Os compostos foram elucidados por RMN 1H, IV e MS. Com relação à atividade biológica foi apenas utilizado o LPSF/GQ-89, pois apresenta o radical metilsulfonil que segundo a literatura é importante para a atividade antiinflamatória. Foram realizados ensaios para a avaliação da atividade antiinflamatória nas fases aguda da inflamação por meio do modelo de peritonite induzida por carragenina (agente fluogístico).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Toda a rota sintética dos compostos Tiazolidínicos LPSF/GQ mostrou-se eficiente e eficaz, pois os compostos sintetizados (LPSF/GQ-73, LPSF/GQ-77 e LPSF/GQ- 89) foram obtidos em razoáveis rendimentos (28-55%) e sem a necessidade de purificação por cromatografia em coluna, sendo apenas necessárias etapas de lavagens e recristalização.
CONCLUSÕES:
Os compostos foram obtidos com razoáveis rendimentos. Com isso comprova-se a validade das rotas sintéticas utilizadas. Todos os compostos foram caracterizados com total êxito por meio das técnicas espectroscópicas e espectrométricas.
Palavras-chave: tiazolidinas, rota de síntese, antiinflamatória.