65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal
CARACTERÍSTICAS DE MAMOEIRO (Carica papaya L.) EM SISTEMA AGROFLORESTAL NO MUNICÍPIO DE MANAUS – AM
Mariane Sousa Chaves - Discente de Agroecologia – IFAM
Francisco de Matos Dantas - Discente de Agroecologia – IFAM
Luzia Corrêa Dunnemann - Profa. MSc./ Coorientadora – IFAM
Valdely Ferreira Kinupp - Prof. Dr./ Orientador – IFAM
INTRODUÇÃO:
No Brasil, a maior parte da produção de mamão (Carica papaya L) é destinada ao mercado interno, sendo cerca de 98% da produção nacional é comercializada internamente. A estrutura de comercialização ainda é considerada inadequada e às vezes não atende as necessidades de manuseio e de qualidade, exigidas pelos consumidores. Na região de Manaus o plantio comercial ainda é incipiente e por questões geográficas o custo do fruto é elevado. O plantio do mamoeiro associado com culturas agrícolas e florestais apresenta uma excelente alternativa econômica para os produtores da região, redução do valor para os consumidores locais e manutenção do solo coberto.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Mensurar o desenvolvimento vegetativo do mamoeiro Carica papaya L. em sistema agroflorestal - SAF em estádio inicial nas condições climáticas de Manaus-AM.
MÉTODOS:
O local onde será implantado o SAF possui clima tropical, temperatura mediana de 26 ⁰C. O solo está classificado em Latossolo Amarelo, com textura variável muito argilosa. O relevo varia de plano a suavemente ondulado. Este sistema foi implantado em dezembro de 2012, com um total de 36 plantas de (mamoeiro), disposta em quatro fileiras com nove plantas cada. Os mamoeiros estão dispostos em 1,5 x 1 m, consorciado com abacaxizeiro (bromeliáceas) e feijão caupi (Vigna unguiculata L.) Walp.) ocupando uma área de 12 x 3 m. Para avaliação do SAF, foram coletadas as variáveis: número de folhas ativas por planta, diâmetro da base do caule e altura da planta. Foram consideradas folhas ativas aquelas totalmente sadias. A mensuração do diâmetro da base do caule foi realizada a partir de 5 cm acima do nível solo, utilizando-se paquímetro. A altura total das plantas (m) foi medida com auxilio de uma fita métrica, onde mediu-se do nível do solo até a inserção da folha mais nova totalmente aberta. As variáveis mensuradas foram submetidas à análise de variância e, a significância ao teste F. As médias foram comparadas pelo teste de Tukey, ao nível de 5% de probabilidade para dados com distribuição normal; e o teste de Kruskal-Wallis nos dados sem distribuição normal.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Para todas as variáveis biométricas estudadas a análise de variância sem distribuição normal mostrou diferença altamente significativa para a variável número de folha das plantas internas. Podemos atribuir esse comportamento aos dados, devido a expressão dos efeitos do microclima serem mais perceptíveis nas plantas internas, em relação a aquelas da bordadura do SAF. Em vista dos resultados do teste de Kruskal-Wallis, verifica-se que não houve diferença entre as médias das características diâmetro da base e altura da planta em relação às plantas internas e bordaduras.
CONCLUSÕES:
A disposição do SAF com relação às plantas de mamoeiro afetou características biométricas que são um indicativo do seu vigor, onde plantas mais vigorosas foram observadas na parte interna do sistema, comparada com aquelas na bordadura. Fato que não impede o plantio da cultura neste sistema para as condições climáticas de Manaus-AM.
Palavras-chave: Biometria, Mamão, Microclima.