65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 7. Gestão Pública
A GESTÃO DOS MERCADOS MUNICIPAIS DE BAIRROS E SUAS FEIRAS: ANÁLISE AMBIENTAL DA FEIRA LIVRE DO BAIRRO DA PEDREIRA NO MUNICÍPIO DE BELÉM DO PARÁ, EM 2012.
Edivaldo dos Santos Guimarães - Faculdade Ideal – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
Endiciane Gaia de Moraes - Faculdade Ideal – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
Márcia Cristina Lobato dos Santos - Faculdade Ideal – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
Efraim Melo Benoliel - Faculdade Ideal – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
Luiz de Jesus Dias da Silva - Prof./Mestre/Orientador– CST em Gestão Ambiental – Faculdade Ideal
Paulo Roberto Barros Barbosa - Faculdade Ideal – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
INTRODUÇÃO:
Os docentes e discentes do Curso Superior Tecnológico em Gestão Ambiental da Faculdade Ideal desde o ano de 2010 desenvolvem pesquisas relacionadas a problemas ambientais da Região Metropolitana de Belém. De 2012 ao presente ano delimita-se às pesquisas voltadas para as questões de saneamento básico e ambiental dos municípios de Belém e Ananindeua. Na oportunidade apresenta o estudo realizado em uma feira de suma importância, pois representa uma alternativa para os sustentos familiares, para o desenvolvimento da cidade e para a geração de emprego e renda. A Feira da Pedreira e o Mercado Municipal, objetos deste estudo, situam-se no bairro de mesmo nome, e apresentam vários problemas ocasionados pela inadequação de infraestrutura do espaço e saneamento básico, levando-se em consideração a deficiência de gestão pública, principalmente relacionada a informações e implantações de ações para melhoria do saneamento do local. Partindo destas questões faz-se necessário uma análise, na qual constata-se que a feira livre do bairro da Pedreira é muito importante, pois faz parte do dia-dia de uma comunidade e a relação com o espaço torna-se o ambiente de vivência e diversidade dependendo dos diferentes objetivos que levam as pessoas até lá.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A pesquisa objetiva descrever e analisar o modelo de gestão de feiras e mercados municipais a partir de um caso em particular, a feira e o mercado municipal do bairro da Pedreira para avaliar as suas condições ambientais e infraestruturais.
MÉTODOS:
Esse trabalho é de natureza explicativa e descritiva, cuja abordagem metodológica refere-se a um estudo de caso. Constituído de levantamento bibliográfico, documental e de campo, aplicação de questionário com perguntas estruturadas, entrevistas, observação direta e tomada de imagens para registros e análises. Trata-se de uma metodologia aplicada para avaliar ou descrever situações dinâmicas em que o elemento humano está presente. Para Goode e Hatt (1999, apud LAZZARINI 1995, p.17), a técnica é “um modo de organizar os dados em termos de uma determinada unidade escolhida”. Em nível de levantamento bibliográfico, conseguimos as informações sobre o aspecto geográfico, história do bairro da Pedreira e histórias de como surgiram às feiras livres em Belém. Em nível de visitas in loco, observou-se que a Feira da Pedreira encontra-se com lixo espalhado, animais abandonados e jogados nos corredores. Através dos questionários e entrevistas, vimos que realmente há insatisfação dos feirantes em exercer suas atividades neste local, pois apresentam no decorrer de suas extensões problemas ambientais e de infraestrutura, isso faz com que os feirantes tenham dificuldades para exercer suas atividades.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante a pesquisa foram entrevistados feirantes, os quais responderam a questionário relacionado às questões ligadas ao saneamento ambiental, dentre as questões destacam-se: Qual sua opinião sobre a feira? Como você avalia o seu estado de conservação? A coleta de lixo é realizada regularmente? O poder público é atuante? Qual seu nível de satisfação?. Há necessidade de analisar o espaço das feiras livres no contexto de estruturação do espaço da cidade se dá pelo fato de que a compreensão da relação entre sociedade e espaço ocorre a partir da espacialidade das relações socais construídas historicamente. Segundo Carlos (2007, p. 90), o que nos chama a atenção é o poder de atração que a feira apresenta para uma cidade. Nelas circulam centenas de pessoas, de todas as classes sociais e de vários outros lugares da cidade, em busca de melhores preços. Afinal a feira funciona como um verdadeiro ponto de encontro de pessoas e de atividades, das mais diversas possíveis. A cidade de Belém conta com trinta e quatro feiras livres legais, e sete feiras ilegais (SECON, 2009) espalhadas pelos vários bairros e distritos municipais. O objetivo dessa pesquisa é sensibilizar os feirantes, os frequentadores e o Poder Público, sobre a realidade dessa feira, que encontra-se carente de infraestrutura.
CONCLUSÕES:
A Feira Livre e o Mercado Municipal do Bairro da Pedreira, como entreposto de circulação de produtos e de geração de trabalho e renda, gerenciados pela Prefeitura Municipal de Belém, precisa se modernizar e se adequar tanto do ponto de vista infraestrutural, quanto logístico e de saneamento. Como local de venda de produtos alimentares, por exemplo, necessita atender a legislação e normas relacionadas à saúde e segurança alimentar. Como o ambiente se constitue níveis de segurança e salubridade, a população. Pedreira contribui para o crescimento em nível de fomento a economia local e informal. Ao visitarmos o interior da feira, observamos situações precárias, como lixo, exposição inadequada de alimentos, animais sujos e abandonados, essas exposições podem afetar a saúde dos feirantes e dos fregueses. Sabemos que essa pesquisa não resolverá os problemas dessa feira, pois um dos nossos objetivos é mostrar este trabalho para a sociedade, de um estudo que visa contribuir para elas de alguma forma, como contribuiu para futuros Gestores Ambientais. Assim sendo, para que isso seja possível, à gestão pública deverá ser mais atuante trabalhando em conjunto com os feirantes para que unidos possam adotar medidas mitigadoras que atendam satisfatoriamente as necessidades de ambas as partes.
Palavras-chave: Gestão de Mercados Públicos, Feiras Livres, Riscos á Saúde.