65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
APLICAÇÃO DE SOFTWARE COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO DE BIOLOGIA.
Taiane Novaes do Carmo - Discente de Licenciatura Plena em Ciências Naturais - Biologia – UEPA
Aline Wanessa Pinheiro da Silva - Discente de Licenciatura Plena em Ciências Naturais - Biologia – UEPA
Gilvana Kelly Barros Pimentel - Discente de Licenciatura Plena em Ciências Naturais - Biologia – UEPA
Janael Barbosa Costa - Discente de Licenciatura Plena em Ciências Naturais - Biologia – UEPA
Emilyn Costa Conceição - Docente de Licenciatura Plena em Ciências Naturais - Biologia – UEPA
INTRODUÇÃO:
Ao decorrer do tempo as tecnologias avançaram ricamente, e, com elas, modificou-se até mesmo o modo de visualizar o mundo, pois foram sendo criados mecanismos que facilitam o acesso às várias informações em grande velocidade. A rede de computadores (internet) presente no dia-a-dia tornou-se essencial para o avanço profissional, econômico, cultural, social, educacional e científico. Ao tratar a internet e os recursos tecnológicos na área da educação, pode-se observar que, além da inserção de alunos no mundo virtual em busca do conhecimento, tais ferramentas promovem a melhor compreensão de conceitos através da aplicação em simulações de problemáticas cotidianas. O aproveitamento desses recursos tecnológicos nas escolas tem ainda proporcionado aos professores a quebra de paradigmas educacionais que impediam o enriquecimento de conteúdos detalhados em sala de aula. O ato de classificar um software quanto ao tipo de uso educacional a que se destina, é uma das etapas da avaliação do software. Na verdade, a primeira e a principal etapa, pois o tipo de uso a que se destina, reflete a concepção pedagógica do software.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve por objetivo a apresentação, utilização e avaliação da aplicação de novas tecnologias nas escolas, através de Software educacional no processo de ensino aprendizagem como um auxílio complementar às aulas de Biologia no Ensino Médio por alunos de graduação e futuros professores de biologia.
MÉTODOS:
O presente trabalho foi aplicado na Universidade do Estado do Pará, turma de 2011 do curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais com habilitação em Biologia (LPCNB). No total, 21 alunos participaram deste projeto de inclusão de softwares como auxilio no processo de ensino-aprendizado. Para isso, este trabalho foi dividido em cinco momentos: 1° momento - a escolha do software intitulado “DNA: Replicação”, o qual é um recurso educacional proposto pela Biblioteca Digital de Ciências – Unicamp, com o objetivo de demonstrar, de forma interativa, como ocorre o processo de replicação do DNA, apresentando em as características do DNA, definição e estrutura de nucleotídeos e uma animação referente ao processo de replicação que só poderá ser visualizada se o aluno conseguir completar as etapas; 2° momento – houve a definição de componente curricular tendo o Ensino Médio como público alvo; 3° momento - aplicação de questionário (com 20 questões) posterior o processo de ensino-aprendizado e, para finalizar, o 5° momento o qual correspondeu à aplicação de questionário aos graduandos e futuros professores de biologia quanto a avaliação do software, seguido da análise dos questionários e discussão do conteúdo em grupos sobre estas ferramentas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com base nos resultados verifica-se que o software “DNA: Replicação” pode ser classificado como um programa de “exercitação e prática”, e, por ser um software com enfoque do tipo algoritmo, é predominante a ênfase no processo de construção e, simultaneamente, reconstrução do conhecimento de forma interativa, uma vez que permite ao aluno verificar seus erros cometidos e quais as soluções para tal, como RAMOS (1991) diz, “avaliar é uma atividade na qual comparamos a “realidade” com um modelo “ideal”, designado pelo padrão”. Os tutoriais e os exercícios com aplicações práticas cotidianas facilitam e torna prazeroso este processo de compartilhamento do conhecimento. Os alunos de graduação consideraram em 72% que este programa apresenta conteúdo extremamente rico e coerente com a relação ao assunto por abordado. Todavia, 9% dos alunos afirmaram que sua aplicação como ferramenta educacional em sala de aula ainda é limitada levando em consideração o pleno domínio da utilização de recursos tecnológicos pelos docentes e a não disponibilidade de salas virtuais em toda a rede pública para aplicação deste software. Em 19% dos alunos, houve a afirmação de que utilização desta ferramenta pode ser um importante aparato educacional, sem, todavia, a função de ensinar, mas de criar condições de favoráveis à efetiva aprendizagem. Houve unanimidade dos alunos acerca da aceitação do software.
CONCLUSÕES:
A utilização de softwares educacionais de biologia nas salas de aula foi unanimemente aceita pelos alunos de graduação do curso LPCNB como ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem, assim como nos diz RAMOS (1991), que usa a classificação de GALVIS (1998) como um programa de “exercitação e prática”. Observou-se ainda que o software propicia a interação entre o aprendiz e o agente de aprendizagem, possibilitando ao aluno identificar e corrigir erros em suas respostas apresentando múltiplos caminhos para a solução do problema, de que forma que o aluno é incentivado a identificar e corrigir seus erros. Além disso, sua aplicação foi avaliada como um fator limitante às escolas sem recursos virtuais e/ou com professores não instruídos quanto à utilização de recursos tecnológicos como recurso didático.
Palavras-chave: Tecnologia, Recurso didático, Ensino de Biologia.