65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 7. Serviço Social
AVALIAR PARA CONHECER: QUAL O ENTENDIMENTO DOS DOCENTES QUE EXECUTAM ATIVIDADE DE EXTENSÃO NA UFAM SOBRE TECNOLOGIA SOCIAL?
Júlia de Souza Moreira - Depto.de Serviço Social - UFAM
Márcia Irene Pereira Andrade - Profa. Msc. / Orientadora - Depto.de Serviço Social- UFAM
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa de iniciação científica teve como foco verificar o entendimento dos docentes acerca do conceito de tecnologia social, que são desenvolvidas na Universidade Federal do Amazonas, por meio do PROGRAMA ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (PACE), por intermédio da Pró-reitoria de Extensão e Interiorização. Esse Programa DE Extensão Universitária é constituído por ações que têm por objetivo, dentre outros, efetivar atividades de extensão direcionadas à comunidade acadêmica e a população externa através das quais sejam fortalecidos os princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão que devem ser fortalecidos no âmbito universitário. Ademais, nas últimas décadas, em nosso país, vivencia-se uma forte pressão para que as universidades sejam mais inclusivas e, consequentemente, estejam em sintonia com as demandas da sociedade. Reflete-se que tais questionamentos levam a emergência da discussão sobre Tecnologia Social - TS, no sentido de fomentar a produção de Tecnologias Sociais, com vistas à promoção da inclusão social de segmentos vulneráveis de nossa sociedade. Por fim, acredita-se que pesquisar é viajar em um mundo real e buscar a sua essência, com vistas a intervir na realidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivo geral: Avaliar o entendimento sobre tecnologia social junto aos docentes que realizam ACE no programa PACE na Universidade Federal do Amazonas no ano de 2011. Objetivos específicos: 1)Discutir acerca do conceito de tecnologia social; 2)Verificar a percepção dos docentes que executam a ACE acerca do conceito de tecnologia social.
MÉTODOS:
Para atingir os objetivos propostos este estudo foi realizado em momentos diferenciados e articulados, que abarca um conjunto de métodos, técnicas e instrumentos para obtenção de dados de natureza qualitativa e quantitativa. Na pré-implementação, foi feito fichamento, revisão da literatura e discussões referentes à temática da pesquisa; levantamento documental para identificar os projetos PACE executados em 2011 e sua simetria com o conceito de tecnologia social; escolha dos sujeitos em potenciais de pesquisa para participação no projeto; elaboração dos instrumentais de pesquisa e pré-teste. Na implementação, a pesquisa de campo. Os pesquisados foram docentes da capital que realizaram ACE no ano de 2011 na Universidade Federal do Amazonas, foram selecionadas apenas as ACES com renovação. Foi aplicado um questionário semi-estruturado com perguntas abertas e fechadas (APÊNDICE A), enviados via e-mail, para o endereço eletrônico de cada docente selecionado de acordo com os critérios de inclusão/exclusão para a participação no referido estudo. Na pós-implementação, a organização e análise dos dados. Ressalta-se que os dados e informações foram organizados por meio de gráficos, tabelas e quadros para dar uma melhor organização do material coletado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Apresentam-se os resultados da pesquisa à luz de todo o referencial teórico-metodológico construído. No que se refere ao entendimento dos pesquisados acerca da finalidade da tecnologia social, trouxemos algumas falas deles: São as técnicas e também processo que podemos organizar para suprir uma necessidade social, educacional e cultural.(Docente B)Desenvolvimento de produtos ou metodologias que contribuem para a comunidade / população. (Docente D). Segundo o Instituto de Tecnologia Social – ITS (2007) revelam-se ao desenvolver uma metodologia de análise das tecnologias social sinaliza que as TS possuem “quatro cantos” na dinâmica da sua gênese, a saber: conhecimento, o processo participativo, momento educativo, Relevância social. Exposto isso, fizemos a seguinte pergunta: As TS’s são organizadas em dimensões?, 50% dos pesquisados responderam que elas se organizam em dimensões, sendo que para 25% não se organizam em dimensões, bem como 25% não responderam. Do exposto, é vital que os envolvidos com TS saibam identificar tais dimensões, bem como as características/indicadores nas ações de extensão desenvolvidas, com vistas a identificar se as ações desenvolvidas se constituem em TS, para assim difundir e propiciar a reaplicação das TS nas comunidades.
CONCLUSÕES:
Esta investigação ao postular descortinar o entendimento dos docentes sobre tecnologia social pautou-se em avaliação diagnóstica que se constitui em um instrumento dialético que objetiva indicar novos rumos para o debate sobre TS na universidade. A pesquisa de iniciação científica demonstrou a necessidade de se disseminar o debate e reflexão sobre TS na UFAM, além de suscitar a reaplicação de TS entre os docentes que fazem ações de extensão e entre os comunitários envolvidos nas ações, bem como estimular a produção por parte de discentes e docentes de pesquisa e artigos científicos sobre tecnologia social para com isso dar visibilidade técnica, política e econômica às tecnologias sociais, objetivando incluí-las nos circuito das políticas públicas. O estudo revelou que os pesquisados possuem um entendimento, ainda que superficial, acerca do conceito tecnologia social, assim deve-se potencializar esse conhecimento e ampliá-lo por meio de debates, palestras, publicações, fóruns, conferências e troca de conhecimentos com organizações que discutam e efetivem TS no sentido de qualificar futuras ações, corrigir os excessos e as limitações, para que os dados e informações expostos sirvam como norte para as tomadas de decisões sobre o desenvolvimento desse tema na UFAM.
Palavras-chave: Extensão universitária, Avaliação, Tecnologia Social.