65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 1. Físico-Química
AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA NO CRESCIMENTO DO PINHÃO MANSO (JATROPHA CURCAS L) NO SEMI-ÁRIDO POTIGUAR TRATADO COM BORO, ZINCO E NITROGÊNIO.
Rosa Thayane Martins Maciel - Depto. de Ciências Biológicas - UERN
Jéssica Gonçalves Fonseca - Depto. de Ciências Biológicas - UERN
Raquel Bruna Chaves - Depto. de Ciências Biológicas - UERN
Mariama Carmen Guimarães - UFERSA
Celsemy Eleutério Maia - UFERSA
Yáskara Fabiola Monteiro Marques - Depto. de Química - UERN
INTRODUÇÃO:
Atualmente, os óleos vegetais têm sido largamente estudados como alternativas para programas de energia renovável, uma vez que proporcionam uma geração descentralizada de energia. O cultivo de espécies oleaginosas constitui alternativas em apoio à agricultura familiar, criando melhores condições de vida em regiões carentes, valorizando potencialidades regionais e oferecendo alternativas a problemas econômicos e sócio-ambientais (RAMOS, L. P. et al, 2003). O pinhão manso (Jatropha curcas L.) uma planta produtora de óleo e bem adaptada a diversas regiões do Brasil, pertence à família Euphorbiaceae. Devido à demanda energética sempre crescente em todo o mundo, as prioridades se voltam para fontes energéticas renováveis destacando-se, dentre elas, o pinhão-manso como excelente alternativa, diminuindo os impactos negativos de combustíveis originados do petróleo sobre o meio ambiente. Apesar do pinhão manso ser considerada uma espécie que sobrevive em condições de seca, adaptada à semiaridez, exigente em calor e luminosidade, a garantia de produção deverá ser maior com irrigação. Ademais, pouco ainda se conhece sobre as exigências nutricionais da cultura (ACHTEN, et al., 2008).
Sobre a sua necessidade de micronutrientes, pouca ou quase nenhuma informação existe na literatura, entretanto, para os nossos solos, acredita-se que o boro e o zinco sejam importantes para a produtividade e qualidade dos frutos, sementes e óleo (AZEVEDO, D.M.P.; LIMA, E.F, 2001).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desta pesquisa é estudar os efeitos do boro, zinco e nitrogênio sobre algumas variáveis de crescimento e produção do pinhão-manso, irrigado com 3 tipos de qualidade de água( água do rio Apodi-Mossoró com e sem tratamento e água do abastecimento convencional da CAERN).
MÉTODOS:
Para avaliar a viabilidade do nitrogênio, boro e zinco no cultivo de pinhão manso, o solo usado foi Argissolo não-salino, franco-arenoso. Para irrigação foi utilizada água proveniente do abastecimento convencional da CAERN, água do Rio Apodi-Mossoró com e sem tratamento. O experimento foi conduzido na casa de vegetação do Departamento de Ciências Vegetais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, em esquema fatorial 3x 3 x 4. Foi avaliada a altura das plantas, área foliar e diâmetro do caule, foi realizada a análise físico-química do solo em todos os tratamentos (boro, zinco e nitrogênio, todos na unidade de 2Kg/ha).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De todos os tratamentos analisados, foi observado que as mudas tratadas com, o nitrogênio e irrigadas com a água de boa qualidade apresentou um melhor desenvolvimento quando comparadas com os demais tratamentos. Desta forma, neste tratamento, com sete dias do plantio foi observado que germinaram duas sementes. Após 12 dias do plantio observamos que o desenvolvimento das plantas que receberam nitrogênio, apesar da baixa germinação inicial, apresentou um crescimento destacado dos demais tratamentos. Verificou-se, mediante análise físico-química , em todas as amostras, mantidas sempre nas mesmas condições de temperatura e umidade, as concentrações dos nutrientes: P, Ca, Mg, K , Na, dentre outros. O resultado das análises físico-químicas mostra que,as concentrações de P, Ca, Mg, K e Na, são semelhantes aos padrões aceitos para o solo comum, no caso do solo tratado com o nitrogênio. Porém, no caso do solo tratado com o Boro e o Zinco, este apresentou variações significativas nas concentrações de alguns elementos, se destacando entre eles, as concentrações de P e, K , o que ficou evidenciado, com a baixa germinação do pinhão manso, apresentada nessas amostras.
CONCLUSÕES:
Como o objetivo deste trabalho é determinar a influência da qualidade da água usada na irrigação do pinhão manso tratado com Nitrogênio, Boro e Zinco no crescimento desta cultura na nossa região, a partir dos resultados deste trabalho, podemos avaliar que em todos os tratamentos analisados, o Nitrogênio foi o micronutriente que apresentou uma melhor influência no desenvolvimento das mudas do pinhão manso, se destacando ainda mais esse desenvolvimento nas mudas irrigadas com a água da CAERN. Vale ressaltar que o desenvolvimento das mudas com a água tratada foi maior do que nas mudas irrigadas com a água do rio Apodi/Mossoró sem nenhum tratamento, o que evidencia que um simples processo de tratamento, mesmo em uma água de péssima qualidade, resultou em uma considerável resposta da planta.
Palavras-chave: Jatropha curcas L, Micronutrientes, Fertilização.