65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
BIOPROSPECÇÃO DE MICRORGANISMOS ENDOFÍTICOS COM ATIVIDADE AMILOLÍTICA ISOLADOS DE CULTURA IN VITRO
Ramon Rocha Tenório - Faculdade Salesiana do Nordeste - FASNE, Recife/PE
Bruna Maria Soares Nunes - Faculdade Salesiana do Nordeste - FASNE, Recife/PE
Patrícia Virginia Padilha Dantas - Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Recife/PE
Maria do Livramento Ferreira Lima - Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste - CETENE, Recife/PE
Arnóbio Gonçalves de Andrade - Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste - CETENE, Recife/PE
Maria do Carmo Silva Barreto - Orientadora - Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste - CETENE, Recife PE
INTRODUÇÃO:
Tratamos por microrganismos endofíticos aqueles fungos e bactérias que estão presentes em pelo menos uma fase do ciclo de vida da planta, habitando o interior de seus tecidos, sem causar dano aparente aos mesmos. Estes fungos e bactérias tem uma importante atividade simbionte com seu hospedeiro, do qual obtém nutrientes em baixa competição com outros microrganismos, e em contra partida podem promover no vegetal a produção de compostos que favorecem seu crescimento, além de proporcionar resistência a patógenos (NETO, 2004).
Devido às relações fisiológicas promovidas pela interação entre os endofíticos e as plantas, estes microrganismos demonstram-se de interesse ao desenvolvimento pleno de espécimes cultivados em biofábricas a partir da micropropagação in vitro (ESPOSITO-POLESI, 2011) e dentre os compostos que fungos e bactérias endofíticos propiciam no vegetal, estes possuem notadamente a competência de produzir uma larga variedade de enzimas hidrolíticas com valor biotecnológico, (MARTÍNEZ-ROMERO, 2006).
Torna-se, portanto, pertinente a análise da eficácia em degradar amido por parte dos microrganismos endofíticos isolados de espécimes vegetais micropropagados verificando uma possível interação desta atividade com a fisiologia do vegetal.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Verificar a existência de atividade amilolítica em microrganismos endofíticos oriundos de espécimes vegetais cultivados in vitro. Comparando a atividade enzimática de fungos e bactérias.
MÉTODOS:
Foram utilizados oito linhagens de fungos e quatro de bactérias, endofíticos presentes em amostras de cultura de tecido in vitro da Biofábrica Governador Miguel Arraes, Recife-PE.
Os testes enzimáticos para atividade amilolítica dos fungos foram realizados de acordo com HANKIN & ANAGNOSTAKIS (1975) e para as bactérias foi utilizado de acordo com MARIANO & SILVEIRA (2005). Com o auxilio de um paquímetro foi feito a medição em quatro pontos dos halos formados cuja relação forneceu uma média da área em que houve a degradação efetiva do amido, estimando a atividade amilolítica das linhagens testadas. Os testes foram feitos em triplicata e os valores obtidos foram analisados estatisticamente quanto à média e desvio padrão da amostra e comparados entre si.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Das quatro bactérias testadas todas demonstraram atividade amilolítica potencial, dentre elas uma destacou-se por apresentar uma média de halo maior que 15mm com desvio padrão 1,55mm, sendo seu halo mínimo maior que todos os demais halos analisados. Os resultados obtidos foram satisfatórios quando comparados a SILVA et al. 2009.
Os testes com fungos demonstraram menor atividade em comparação com as bactérias testadas, sendo a maior média de halo observada 2,5mm, com desvio padrão de 0,6mm, com duas linhagens sem halo representativo. Contrapondo-se aos resultados esperados para os testes e observado por ASSIS et al. 2010.
CONCLUSÕES:
A maioria dos microrganismos endofíticos demonstraram atividade amilolítica, sendo as bactérias o grupo com atividade mais promissora.
Palavras-chave: cultura de tecidos, fungos, bactérias.