65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
RECURSOS HÍDRICOS: UM OLHAR SOBRE A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ – MA
Diva Brito de Andrade - Acadêmico(a) do Curso de Engenharia de Alimentos – CCSST – UFMA – Imperatriz, MA
Anderson Ferreira Gomes - Acadêmico(a) do Curso de Engenharia de Alimentos – CCSST – UFMA – Imperatriz, MA
Kássia Rodrigues da Costa - Acadêmico(a) do Curso de Engenharia de Alimentos – CCSST – UFMA – Imperatriz, MA
Luana Cristina Feitosa Alves - Acadêmico(a) do Curso de Engenharia de Alimentos – CCSST – UFMA – Imperatriz, MA
Paulo Roberto da Silva Ribeiro - Prof. Dr./Orientador – Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) –
INTRODUÇÃO:
A água é um recurso essencial à vida de todos os seres vivos, é bem natural necessário para a realização de diversas atividades como às atividades domésticas, industriais, agricultura e pecuária. Além disso, exerce um papel importante no corpo humano, pois é responsável pela hidratação do organismo, além de eliminar toxinas. A água potável é aquela considerada como própria para o consumo humano e que está se tornando escassa, pois é usada de forma indiscriminada e, além disso, grandes cargas poluidoras são despejadas diariamente nos rios sem o devido tratamento prévio. A percepção ambiental consiste em investigar a relação entre os valores, atitudes e as praticas do indivíduo no ambiente. Esse instrumento torna-se indispensável no desenvolvimento de práticas educativas voltadas para a promoção do uso racional da água, visando a mudança de concepção das comunidades acerca dos desperdícios e construindo seres com atitudes sustentáveis. Dessa forma, o estudo de percepção ambiental é de fundamental importância para a melhor compreensão das inter-relações entre o homem e o ambiente, suas expectativas, satisfações e insatisfações, julgamentos e condutas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho objetivou avaliar a percepção ambiental sobre os recursos hídricos dos estudantes do Ensino Médio da Escola Dorgival Pinheiro de Sousa, localizada no Município de Imperatriz – MA.
MÉTODOS:
Neste trabalho foi realizado um estudo transversal, descritivo e com abordagem qualitativa e quantitativa. Esta pesquisa foi realizada na referida escola, no mês de março de 2013. Para tanto, foram investigados 66 estudantes do 2º ano do Ensino Médio, de ambos os sexos e com idade entre 14 a 20 anos. A coleta dos dados foi feita após a solicitação do consentimento por escrito, onde se leu o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para a participação em pesquisa para os estudantes e, em seguida, foi solicitada a sua assinatura. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário previamente estruturado; onde foram investigadas, junto ao público-alvo, variáveis socioeconômicas (idade, sexo, renda mensal familiar e se cursou o ensino fundamental em escola pública) e questões relativas à percepção ambiental sobre os recursos hídricos (definição e importância da água, tipos de doenças causadas por veiculação hídrica, qualidade da água utilizada na escola, responsabilidades e acesso às informações relacionadas a estes recursos, conhecimento sobre as formas de evitar o seu desperdício e programas sobre o uso racional da água). Posteriormente, os dados coletados, foram agrupados, ordenados, tabulados e analisados
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Observou-se que 71,2% dos estudantes são mulheres, 53,0% possuem entre 16 a 17 anos, 62,1% possuem renda familiar mensal acima de 2 salários mínimos e 78,8% cursaram o ensino fundamental em escola pública. Em geral, para os alunos “a água potável é aquela que está limpa e que passou por um tratamento prévio”, 42,4% destes relataram que a água potável existente no planeta está entre 10,0 e 30,0% e 47,0% acreditam que 50 L são necessários para o consumo diário de uma pessoa. 71,3% dos estudantes acreditam que o abastecimento público é o setor que mais consome água e 40,0% deles afirmaram que ela pode ser um veículo transmissor de doenças como a Hepatite A e verminoses. Todos os discentes relataram que conhecem alguma forma de tratamento de água, sendo que a mais citada foi a filtração simples (45,9%). Apenas 40,9% dos estudantes têm consciência de que todos nós somos responsáveis pela preservação dos recursos hídricos e somente 45,5% procuram ter atitudes que objetivam evitar o desperdício de água através de práticas como não deixar o chuveiro ligado ao se ensaboar e não deixar as torneiras jorrando água e/ou gotejando, sem necessidade. 37,4% dos estudantes afirmaram que o lançamento de esgotos domésticos “in natura” é a principal forma de poluição dos recursos hídricos.
CONCLUSÕES:
Ao analisar a percepção dos estudantes em relação há alguns aspectos sobre os recursos hídricos, observou-se, de modo geral, uma desinformação por parte dos mesmos, embora a grande maioria tenha exprimido o desejo de ser mais bem informada e de participar de forma mais ativa dos processos de solução dos problemas ambientais. Verificou-se que a população tem consciência em aspectos como redução da quantidade de água utilizada, embora essa consciência ainda seja muito limitada. Como a concepção de um indivíduo está diretamente ligada com as suas atitudes, observou-se que os alunos não possuem atitudes diárias para evitar desperdício de água. Dessa forma, a escola necessita oferecer aos alunos além dos conteúdos das disciplinas básicas, componentes extracurriculares que complementem o ensino básico. Nesse sentido, este estudo irá subsidiar ações de educação ambiental no espaço escolar, com ênfase em no desenvolvimento de práticas educativas, voltadas para preservação da água, abordando temas como a escassez, o desperdício, e o uso racional deste bem natural tão importante para a vida no planeta terra.
Palavras-chave: Recursos Hídricos, Percepção Ambiental, Ensino Médio.